Academia Cbn - Mario Sergio Cortella

Synopsis

Reflexões e provocações sobre o cotidiano e as relações humanas.

Episodes

  • A modéstia fingida é uma forma extremamente canalha de admissão de algo que tende a ser um elogio

    'A modéstia fingida é uma forma extremamente canalha de admissão de algo que tende a ser um elogio'

    18/09/2020 Duration: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre autoestima exagerada, o humor cabível. 'Tem gente que se acha. É a autoestima exagerada'. Ele diz que 'é preciso ter humildade, mas não o fingimento de uma falsa modéstia'.

  • Alguns moralismos apontam o escândalo para o lugar errado

    Alguns moralismos apontam o escândalo para o lugar errado

    17/09/2020 Duration: 02min

    Mário Sergio Cortella faz uma reflexão sobre pessoas que, na intenção de fazer com que se perca a noção daquilo que de fato está acontecendo, passam a apontar para o lugar errado. Érico Veríssimo, em Solo de Clarineta, escreveu: "Para mim, pornografia mesmo é a crueldade do homem com o seu semelhante. A exploração do homem pelo homem. Obscenidade é a guerra, é o genocídio".

  • O que tem que ser já não pode ser demorado

    'O que tem que ser já não pode ser demorado'

    16/09/2020 Duration: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre perícia veloz, o adiamento afastado. Ele explica que o que tem que ser já é a emergência, aquilo que deve ser logo é a urgência.

  • Há pessoas que fazem uma distinção imensa entre o dito e o feito

    'Há pessoas que fazem uma distinção imensa entre o dito e o feito'

    15/09/2020 Duration: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre exemplaridade enérgica, a prática evidente. 'Demonstrar em vez de somente exigir. Ele acrescenta que quando se quer ensinar algo é preciso demonstrar como se pratica.

  • A maior contribuição para a Pátria é educar o filho para a prática do que é correto

    A maior contribuição para a Pátria é educar o filho para a prática do que é correto

    14/09/2020 Duration: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre futuro protegido, o cuidado antecipado. 'Uma educação em geral, da qual a educação escolar faz parte, que tem uma urgência, é aquela que se dá especialmente na família'. Cortella cita um trecho da obra 'As Farpas', publicações feitas por Ramalho Ortigão e Eça de Queirós.

  • Será que é possível a arte sem algum sofrimento?

    Será que é possível a arte sem algum sofrimento?

    11/09/2020 Duration: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre critério impactante, a ferida criativa. 'De maneira geral, alguns inclusive lembram, que o sofrimento favorece até a criatividade no campo da arte'.

  • Pessoas obsessivas por popularidade podem sacrificar ideais e princípios

    Pessoas obsessivas por popularidade podem sacrificar ideais e princípios

    10/09/2020 Duration: 02min

    Mario Sergio fala sobre desejo imaturo, a sequência juvenil. Ele destaca que pessoas, mesmo numa idade mais avançada, tem alguma tendência a se comportarem de modo ainda juvenil em busca de um desejo imaturo de serem populares.

  • É preciso consciência nítida para evitar o autoengano

    É preciso consciência nítida para evitar o autoengano

    09/09/2020 Duration: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre consciência nítida, a percepção correta. 'Eu sei o que eu sou e o que eu não sou. Não adianta eu fingir para mim mesmo'. Cortella destaca que 'esse fingimento ou autoengano só é possível quando há algum tipo de degeneração na consciência'.

  • A alimentação mostra nossa identidade

    A alimentação mostra nossa identidade

    08/09/2020 Duration: 02min

    Mario Sergio Cortella reflete sobre identidade alimentar, a edificação cultural. 'Nós somos também o que nós preparamos para comer'. Essa identidade marca as variadas formas de cultura da humanidade. A identidade alimentada nos desenha, mostra como nos enxergamos. Cortella cita o escritor Fialho de Almeida, com um trecho da obra 'Os gatos'.

  • O patriotismo começa em casa

    O patriotismo começa em casa

    07/09/2020 Duration: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre civismo domiciliar, o exemplo vigoroso. Ele explica que é a fonte original para se ter bons valores cívicos, bons valores de patriotismo.

  • A decência estética é a recusa à estupidez

    A decência estética é a recusa à estupidez

    04/09/2020 Duration: 02min

    Isso significa que critérios de natureza moral não podem servir para validar a arte, seja na produção ou na interpretação, porque, segundo Mario Sergio Cortella, o que a caracteriza mais imensamente é o pensamento e a expressão livre.

  • A visão crítica exige distanciamento

    A visão crítica exige distanciamento

    03/09/2020 Duration: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre perícia crítica, o distanciamento necessário. Ele destaca que, em muitos momentos, para se entender melhor uma situação é preciso se distanciar um pouco para ter uma visão objetiva.

  • Pensamento duplo: contradição, incoerência ou esperteza?

    Pensamento duplo: contradição, incoerência ou esperteza?

    02/09/2020 Duration: 02min

    Mario Sergio Cortella faz uma reflexão sobre oportunismo militante, a ignorância inocente. Pessoas que dizem algo, mas praticam o inverso. Cortella fala sobre a noção do pensar duplo, que é ter duas opiniões contraditórias e aceitar ambas.

  • Ser pacífico não significa ser inerte

    'Ser pacífico não significa ser inerte'

    01/09/2020 Duration: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre o sentido contrário, a direção positiva. Muita gente se prepara para guerrear em nome da paz. Cortella cita um trecho do livro 'Mergulho na paz', do professor Hermógenes, que inverte essa lógica: 'se queres a paz, prepare-se para ela'.

  • Justiça divina pode ir na direção daquele que, em seu nome, pratica o que não deve

    Justiça divina pode ir na direção daquele que, em seu nome, pratica o que não deve

    31/08/2020 Duration: 02min

    Mario Sergio Cortella faz uma reflexão sobre situação perigosa, a ação divina. Pessoas que costumam olhar as coisas e dizer: 'meu Deus, o que falta acontecer'. Esse tipo de chamamento demonstra incredulidade e um tipo de busca de apoio.

  • Mergulho interior, a fonte individual

    Mergulho interior, a fonte individual

    28/08/2020 Duration: 02min

    Mário Sergio Cortella faz uma reflexão sobre a arte e sua individualidade. Vários críticos pensaram nessa direção. Álvaro Lins, jornalista e escritor pernambucano, escreveu: "Toda obra de arte é pessoal. A arte só é social na sua sugestão e na sua repercussão".

  • Rotas alternadas, a direção desviada

    Rotas alternadas, a direção desviada

    27/08/2020 Duration: 02min

    Mário Sergio Cortella fala sobre os termos "nortear" e "orientar" e destaca a relação deles com hegemonias históricas. No século XVIII, Voltaire, filósofo francês, um dia escreveu: "hoje é do norte que nos vem a luz". E assim, se passou a falar em "norteado" ou "desnorteado". Do mesmo modo, os termos "orientado" ou "desorientado" se referem a nações do oriente. "Estar norteado ou orientado, dependerá, em larga escala, de qual é o caminho que nós seguiremos no campo da vida humana"

  • Generosidade egoísta, o interesse especial

    Generosidade egoísta, o interesse especial

    26/08/2020 Duration: 02min

    Mário Sergio Cortella faz uma reflexão sobre pessoas que mudam de convicção, sugerindo que isso é uma melhoria, quando é, na verdade, um retrocesso ou algum tipo de oportunismo. Marquês de Maricá um dia escreveu: "Há homens que são de todos os partidos, contanto que lucrem alguma coisa em cada um deles".

  • A proclamação de algo nem sempre corresponde ao que vai acontecer

    A proclamação de algo nem sempre corresponde ao que vai acontecer

    25/08/2020 Duration: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre a expectativa desviada, o sinal divergente. Pessoas, situações e grandes anúncios que, em vários momentos, fazem tanto barulho, que a gente imagina que virá algo redentor.

  • As sobras nas dobras do tempo

    'As sobras nas dobras do tempo'

    24/08/2020 Duration: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre passagem apressada, a visão distante. 'Momentos em que a passagem da vida, que é apressada de um lado, também nos oferece um horizonte mais longínquo'.

page 1 from 2