Podcast Rio Bravo

Podcast Rio Bravo

Synopsis

O Podcast Rio Bravo, no ar desde 2007, é uma entrevista semanal com CEOs, economistas, pensadores e empreendedores. Oferecemos a nossos clientes e subscribers discussões inteligentes sobre notícias, ideias, negócios e economia.A Rio Bravo trabalha para que seus clientes obtenham retornos consistentes de longo prazo em seus diversos investimentos.O Podcast Rio Bravo é produzido pelo jornalista Fabio Cardoso, e você pode ouvi-lo onde quiser: no SoundCloud, no iTunes, no Facebook da Rio Bravo e em http://www.podcastriobravo.com.br Conheça também o http://www.olharobliquo.com.br, nosso blog de economia

People who listen this also listen:


Episodes

  • Podcast 570 – Ricardo Camargo: “É preciso respeitar a qualidade da obra de arte”
    Podcast 570 – Ricardo Camargo: “É preciso respeitar a qualidade da obra de arte”
    Duration: 23min | 06/12/2019

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com o marchand Ricardo Camargo, que em 2019 completa 50 anos de carreira. Com a experiência de quem começou sua trajetória profissional aos 17 anos, Camargo teve a oportunidade não apenas de se consolidar no mercado de arte, mas, também, de conviver com alguns dos artistas de primeira grandeza da cena cultural brasileira. “As poucas vezes que fiz exposição e não tinha relação pessoal com o artista não deu muito certo”, comenta. Na entrevista que concede ao Podcast, Ricardo Camargo resgata a sua história e também apresenta uma visão crítica do mercado de arte contemporânea.

  • Podcast 569 – Luiz Maklouf Carvalho: O cadete e o capitão – a vida de Jair Bolsonaro no quartel
    Podcast 569 – Luiz Maklouf Carvalho: O cadete e o capitão – a vida de Jair Bolsonaro no quartel
    Duration: 18min | 29/11/2019

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Luiz Maklouf Carvalho, jornalista e autor de “O cadete e o capitão”, livro que conta a trajetória do presidente da República no período em que foi militar. Mais do que destacar os anos de formação à época do quartel, a reportagem de Maklouf aborda os episódios decisivos para que Jair Bolsonaro abandonasse a carreira militar pouco antes de ingressar na vida pública. E é mais curioso ainda observar, conforme comenta Luiz Maklouf na entrevista, que boa parte dos ingredientes da relação turbulenta de Jair Bolsonaro com a imprensa já estavam presentes nos acontecimentos que envolveram até mesmo o Superior Tribunal Militar. “Em uma sessão secreta à qual eu tive acesso, fica bem claro que a imprensa foi o principal réu do julgamento, e esse embate com a mídia foi piorando bastante”, diz Maklouf.

  • Podcast 568 – Luana Tavares – O ranking dos Estados e a competição virtuosa na gestão pública
    Podcast 568 – Luana Tavares – O ranking dos Estados e a competição virtuosa na gestão pública
    Duration: 20min | 22/11/2019

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Luana Tavares, diretora-executiva do Centro de Liderança Pública (CLP). Desde 2011, o CLP, a B3, a Economist Intelligence Unit e a Tendências Consultoria Integrada organizam o Ranking de Competitividade dos Estados, uma ferramenta que tem o objetivo de pautar a atuação dos líderes públicos na melhoria da performance dos seus estados. Na entrevista, além de falar dos critérios adotados por esse levantamento, Luana destaca a importância desses dados para que não apenas as boas práticas sejam celebradas, mas também para que as iniciativas que não têm dado certo possam ser readequadas. “Apesar da rivalidade política, nós temos visto que os estados que não receberam a premiação querem entender o que os vencedores fizeram, buscando adaptar essas ideias para as suas realidades e trazer isso em benefício da população”. Entrevista gravada em 08 de novembro de 2019.

  • Podcast 567 – Mary del Priore – Os 130 anos da República (segundo a gente brasileira)
    Podcast 567 – Mary del Priore – Os 130 anos da República (segundo a gente brasileira)
    Duration: 23min | 14/11/2019

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Mary del Priore, autora, entre outros, da série de livros “História da Gente Brasileira”, publicados pela editora Leya. A proposta de trabalho de Mary del Priore toma como referência os testemunhos dos brasileiros. "Nós temos muitas análises, mas sem ouvir a gente brasileira”, comenta a historiadora. Assim, na entrevista, Mary del Priore fala não apenas de “Histórias da Gente Brasileira”, cujo último volume sobre a segunda metade do século XX foi lançado no mês de setembro deste ano, mas, também, ressalta a forma como a sociedade brasileira se conecta com as instituições republicanas. Entrevista gravada em 13 de novembro de 2019.

  • Podcast 566 – Rodrigo Orair – “A reforma tributária pode alavancar o crescimento econômico do país”
    Podcast 566 – Rodrigo Orair – “A reforma tributária pode alavancar o crescimento econômico do país”
    Duration: 20min | 08/11/2019

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Rodrigo Orair, ex-diretor da Instituição Fiscal Independente e atualmente pesquisador do Ipea. Um dos principais assuntos desta semana foi o plano Mais Brasil, o pacote de reformas apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Na entrevista concedida ao Podcast Rio Bravo, Rodrigo Orair fala do que faltou ser explorado nessa apresentação, a saber: a reforma tributária. Nas palavras do nosso entrevistado: “é uma reforma extremamente importante para o país, mas que ainda não foi encaminhada pelo executivo”. Rodrigo fala das propostas que estão sendo discutidas na Câmara e no Senado e também analisa o seu impacto para a economia do país. Entrevista gravada em 06 de novembro de 2019.

  • Podcast 565 – Marcelo Jaffé – “A minha trajetória musical me aproxima da música popular”
    Podcast 565 – Marcelo Jaffé – “A minha trajetória musical me aproxima da música popular”
    Duration: 23min | 01/11/2019

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Marcelo Jaffé, que é músico, integrante do Quarteto da Cidade de São Paulo, professor da USP e apresentador de um programa de rádio, “O Prazer da Música”, que vai ao ar pela rádio Cultura FM. Em que pese as atividades que demandam abordagens tão distintas, Jaffé afirma que é a música o grande fio condutor, o elemento que articula todas essas iniciativas. Na entrevista que Jaffé concede ao Podcast Rio Bravo, nosso convidado fala da inescapável conexão entre música de concerto e música popular, do papel da curadoria na hora de escolher o repertório a ser apresentado e da importância contato com o público. Entrevista gravada em 28 de outubro de 2019.

  • Podcast 564 – Ana Fischer – Da insegurança jurídica às novas regras da legislação trabalhista
    Podcast 564 – Ana Fischer – Da insegurança jurídica às novas regras da legislação trabalhista
    Duration: 17min | 25/10/2019

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Ana Fischer, juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região. Em 2017, ainda no governo Temer, a reforma trabalhista foi aprovada e estabeleceu novos parâmetros para a relação entre empregador e trabalhadores no país, renovando o modelo forjado ainda nos anos 1940, durante a administração Vargas. Na entrevista, além de destacar o impacto da reforma trabalhista no que diz respeito à insegurança jurídica, Ana Fischer fala, também, da atuação do Grupo de Altos Estudos do Trabalho (Gaet), instituído no âmbito da Secretaria de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. Ressaltando a importância da nova legislação, a magistrada comenta: “Penso que o futuro do trabalho tem a ver com melhorar a formalização, mas com formas alternativas de contratação” Entrevista gravada em 18 de outubro de 2019.

  • Podcast 563 – Julio Moraes – A arte do restauro, em defesa da identidade cultural de uma nação
    Podcast 563 – Julio Moraes – A arte do restauro, em defesa da identidade cultural de uma nação
    Duration: 27min | 18/10/2019

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Julio Moraes, que há mais de quatro décadas trabalha como restaurador. Os desafios desse tipo de profissional vão além da manutenção das aparências. Têm a ver, também, com consolidação da memória, com a autoestima de um povo e com a identidade cultural de um país. Esses são alguns dos pilares que norteiam o trabalho de Julio de Moraes, que é artista plástico de formação e já trabalhou para entidades da administração pública, organizações da sociedade civil, assim como para colecionadores privados. Nas palavras de nosso entrevistado: “o cuidado com o patrimônio cultural de um povo é proporcional à consciência de sua identidade”. Entrevista gravada em 11 de outubro de 2019.

  • Ana Luiza Navas –“O processo de aprendizado da leitura pode impactar o mercado de trabalho”
    Ana Luiza Navas –“O processo de aprendizado da leitura pode impactar o mercado de trabalho”
    Duration: 23min | 11/10/2019

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Ana Luiza Navas, professora adjunta e diretora do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Num momento em que a preocupação com as dificuldades de aprendizagem tem chamado a atenção de pais, dos professores e até mesmo dos alunos, o Podcast Rio Bravo pergunta: qual é a conexão desse déficit de aprendizagem com o processo de alfabetização, mais precisamente a fluência da leitura? Ana Luiza responde: “o que se percebe é que existe uma lacuna de conhecimento, principalmente aplicado na sala de aula, desde habilidade de linguagem até chegar na compreensão da leitura de fato”. Ana Luiza Navas é mestre e doutora em Psicolinguística pela Universidade de Connecticut. Entrevista gravada em 1 de outubro de 2019.

  • Podcast 561 – José Galló – Meu objetivo na Renner: que as pessoas utilizassem todo o seu potencial
    Podcast 561 – José Galló – "Meu objetivo na Renner: que as pessoas utilizassem todo o seu potencial"
    Duration: 23min | 04/10/2019

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com José Galló, presidente do Conselho de Administração da Renner. Ao longo dos últimos 27 anos, a trajetória de Galló se confundiu com a história e o desenvolvimento das Lojas Renner. Os números explicam essa conexão: quando Galló chegou à companhia, no início dos anos 1990, a varejista empregava 800 pessoas e contava com oito lojas no Rio Grande do Sul. Um cenário bem diferente do atual, quando a Renner tem mais de 550 lojas e emprega mais de 21 mil funcionários. Nesta entrevista, Galló fala da sucessão na Renner (e da cultura corporativa dessa empresa) e comenta a sua rotina hoje em dia, participando de outros conselhos de administração, mas sempre atento às mudanças que envolvem a gestão das empresas em geral, e a atividade do varejo, em particular. Entrevista gravada em 1 de outubro de 2019.

  • Podcast 560 – Simon Schwartzman – 80 anos depois, um olhar sobre a ocupação nazista na Polônia
    Podcast 560 – Simon Schwartzman – 80 anos depois, um olhar sobre a ocupação nazista na Polônia
    Duration: 15min | 27/09/2019

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Simon Schwartzman, sociólogo e membro da Academia Brasileira de Ciências. Em meados de setembro deste ano, Schwartzman escreveu um artigo, publicado no jornal “O Estado de S. Paulo”, sobre uma viagem que fez a Lodz, na Polônia, a propósito de um evento familiar. Embora o mote texto fosse específico, o comentário abordou, também, os eventos relacionados à Segunda Guerra Mundial, sobretudo o extermínio dos judeus na Polônia. Na entrevista, Schwartzman atenta para a importância da seguinte discussão: como o autoritarismo surge e vai se fortalecendo ao longo do tempo – e também os limites de consciência daqueles que viviam sob aquele regime. O mês de setembro de 2019 marca 80 anos da invasão da Polônia pela Alemanha nazista. Entrevista gravada em 18 de setembro de 2019.

  • Podcast 559 – Valentina Caran – “Não existe mercado parado existem pessoas paradas”
    Podcast 559 – Valentina Caran – “Não existe mercado parado; existem pessoas paradas”
    Duration: 16min | 20/09/2019

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Valentina Caran, uma das principais corretoras de imóveis no país. Na entrevista, Valentina não apenas resgata o início de sua trajetória no mercado imobiliário como também apresenta uma visão bastante objetiva a respeito desse setor, sempre obedecendo a um lema que não tem falhado em mais de três décadas à frente do próprio negócio: “não existe mercado parado, existem pessoas paradas”. Nesse sentido, ao destacar os impactos da crise econômica para o mercado imobiliário, Valentina revela como enfrentou esse momento: “Nos últimos cinco anos, foi muito ruim e agora o mercado está retomando. Mas eu sempre tive muito pé no chão e sempre trabalhei muito nos prédios; então, fiz uma carteira muito grande de clientes e uma carteira muito grande de imóveis. Acho que o meu nome vende”.

  • Podcast 558 – Didiana Prata – O design contemporâneo e os desafios da narrativa visual
    Podcast 558 – Didiana Prata – O design contemporâneo e os desafios da narrativa visual
    Duration: 22min | 13/09/2019

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Didiana Prata, arquiteta e sócia da Prata Design. Na entrevista, além de destacar a importância de sua formação acadêmica e profissional, Didiana fala sobre a proximidade, hoje em dia, entre comunicação e design. A propósito disso, a designer comenta: “A narrativa visual do cliente faz parte da identidade visual e é composta por outros elementos, que vão além da marca: com imagens, vídeos, áudios, podcasts, que acabam expandindo o território da marca”. Em outro momento da conversa, Didiana Prata assinala que a sociedade vive um momento de forte estetização do cotidiano. “As pessoas constroem a própria narrativa e o próprio eu por meio de imagens”. Entrevista gravada em 2 de setembro de 2019

  • Podcast 557 – Adeodato Netto – “É impossível fazer previsões absolutas sobre a conjuntura econômica”
    Podcast 557 – Adeodato Netto – “É impossível fazer previsões absolutas sobre a conjuntura econômica”
    Duration: 17min | 06/09/2019

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Adeodato Volpi Netto, estrategista-chefe e sócio fundador da Eleven Research. Ao longo da sua trajetória, a Eleven tem buscado se consolidar como referência em relação à oferta de recomendações para investidores, tomando como principal eixo o fator da independência, cujo fundamento tem a ver com a reputação que se estrutura na ausência de conflito de interesses. Na entrevista, além de comentar as características da atuação da empresa, Volpi destaca a responsabilidade da Eleven Research ao estabelecer suas projeções: “não é uma questão de acertar ou não, mesmo porque ninguém vai acertar tudo. Antes, tem a ver com a responsabilidade do processo até se apresentar determinada escolha como recomendação – porque essa recomendação é tratada como se fosse uma prescrição”. Entrevista gravada em 27 de agosto de 2019.

  • Podcast 556 – Ana Couto – Por que as marcas precisam de propósito?
    Podcast 556 – Ana Couto – Por que as marcas precisam de propósito?
    Duration: 24min | 30/08/2019

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Ana Couto, que há mais de 25 anos atua no segmento que alinha, do ponto de vista estratégico, negócio, marca e comunicação. Na entrevista, Ana Couto destaca a importância que as marcas adquiriram junto à sociedade contemporânea a ponto de precisarem se posicionar de modo bastante assertivo. “Costumamos dizer que a marca é, faz e fala. Se não houver alinhamento entre o que a marca diz e o que ela faz, a conta vem – e vem mais alta”. Em outro momento da entrevista, ao comentar a imagem do Brasil diante dos episódios recentes no âmbito internacional, Ana Couto não hesita: “a imagem do Brasil é frágil. Por isso, o brasileiro precisa construir mais valor”. Entrevista gravada em 29 de agosto de 2019.

  • Podcast 555 – José Barcellos – A estratégia da Verdemed e o negócio da cannabis medicinal
    Podcast 555 – José Barcellos – A estratégia da Verdemed e o negócio da cannabis medicinal
    Duration: 22min | 23/08/2019

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com José Barcellos, CEO da Verdemed, empresa que traz fármacos à base de canabinoides. No Brasil, o debate em torno da regulamentação desses medicamentos tem ganhado ainda mais relevo nos últimos meses, uma vez que partidos políticos de diferentes matizes no campo ideológico têm discutido uma proposta comum para estabelecer marco regulatório para a oferta desses produtos. Na entrevista, Barcellos fala de sua trajetória até chegar a Verdemed e também do impacto da comercialização de cannabis medicinal.

  • Podcast 554 – Daniel Randon – “Queremos que as Empresas Randon assumam protagonismo na inovação”
    Podcast 554 – Daniel Randon – “Queremos que as Empresas Randon assumam protagonismo na inovação”
    Duration: 21min | 16/08/2019

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Daniel Randon, CEO das Empresas Randon. Num momento em que a economia brasileira busca fincar o pé na retomada de bons resultados, a performance das Empresas Randon no segundo trimestre de 2019 demonstra um avanço quando comparada ao mesmo período do ano passado. Na entrevista, além de comentar esses números, Daniel Randon fala sobre o processo de sucessão que o levou ao comando da companhia, assim como ressalta a importância da estratégia da inovação como marca significativa do atual momento das Empresas Randon. Nas palavras do executivo: “A sucessão aconteceu de modo que as Empresas Randon continuem aprimorando a sua governança no sentido de buscar crescimento sustentável”. Entrevista gravada em 1 de agosto de 2019.

  • Podcast 553 – Laís Bodanzky – Spcine, a empresa de audiovisual de São Paulo
    Podcast 553 – Laís Bodanzky – Spcine, a empresa de audiovisual de São Paulo
    Duration: 19min | 09/08/2019

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Laís Bodanzky, diretora-presidente da Spcine, que é a empresa de cinema e audiovisual de São Paulo. Num momento em que o audiovisual brasileiro tem estado no centro do debate público não apenas por conta das suas premiações internacionais, mas, sobretudo, pelas polêmicas em relação à participação do Estado junto a esse setor, é interessante observar como a Spcine tem contribuído como um escritório de desenvolvimento, financiamento de programas e políticas para os setores de cinema, TV, games e novas mídias. Nas palavras de Laís Bodanzky: “Na economia criativa, o audiovisual é o carro-chefe, e São Paulo é responsável por 40% desse setor, então, é uma cidade muito importante”. Entrevista gravada em 1 de agosto de 2019.

  • Podcast 552– Antônio José Roque – O acelerador de partículas e o Brasil na fronteira do conhecimento
    Podcast 552– Antônio José Roque – O acelerador de partículas e o Brasil na fronteira do conhecimento
    Duration: 28min | 02/08/2019

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Antônio José Roque, diretor geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e do projeto Sirius. Considerado o maior empreendimento da história da ciência brasileira, o Sirius é um equipamento de última geração que produz luz síncronton. Na entrevista, além de destacar os detalhes (e os impactos) do projeto Sirius, Antônio José Roque comenta a importância dessa iniciativa em relação ao desenvolvimento de alta tecnologia no país. Nas palavras do entrevistado: “por ser um projeto na fronteira do conhecimento, o projeto Sirius posiciona o Brasil como um player de desenvolvimento tecnológico com equipamento de ponta”. Entrevista gravada em 31 de julho de 2019.

  • Podcast 551 – Fabrizio Panzini– Sobre o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia
    Podcast 551 – Fabrizio Panzini– Sobre o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia
    Duration: 21min | 26/07/2019

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Fabrizio Panzini, gerente de Negociações Internacionais da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Na entrevista, Panzini comenta o acordo entre o Mercosul e a União Europeia, que, anunciado recentemente, tem chamado atenção da opinião pública pelo seu potencial. “É um acordo que traz muitas oportunidades para nós aproveitarmos, mas que também impõe uma abertura maior do mercado no Brasil”, comenta o entrevistado. Em outra passagem do Podcast, Fabrizio Panzini ressalta a importância de outros ajustes para esse novo momento. “Com a pressão competitiva gradual, será necessário, também, aprimorar o ambiente de negócios no país”.

  • Podcast 550 – Bird Clemente – A trajetória de um dos pioneiros do automobilismo brasileiro
    Podcast 550 – Bird Clemente – A trajetória de um dos pioneiros do automobilismo brasileiro
    Duration: 17min | 19/07/2019

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Bird Clemente, um dos pioneiros do automobilismo brasileiro. De fato, a trajetória do piloto parece se confundir com o desenvolvimento desse esporte no Brasil, e isso fica claro à medida que ele traz à tona as suas lembranças. “Eu comecei a correr de automóvel escondido do meu pai (porque naquela época era assim). Eu fui um dos primeiros a serem convidados a guiar um carro de corrida”. Em outro momento da entrevista, Bird Clemente analisa as diferenças do automobilismo ontem e hoje: “Ser piloto naquela época era um trabalho completamente diferente. Hoje, graças à tecnologia, o mundo mudou muito, e o carro de corrida e o piloto de automóvel estão envolvidos até o pescoço com esse pacote tecnológico” Entrevista gravada em 15 de julho de 2019.

  • Podcast 549: Marco Antonio Zago – O investimento em pesquisa científica é vantajoso para a sociedade
    Podcast 549: Marco Antonio Zago – O investimento em pesquisa científica é vantajoso para a sociedade
    Duration: 24min | 12/07/2019

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Marco Antonio Zago, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Na entrevista, Zago destaca a importância do apoio às iniciativas tanto da pesquisa básica quanto da pesquisa aplicada, realçando que a Fapesp investe em ambas as modalidades, assim como não privilegia, de antemão, uma área de investigação em especial. “É importante dizer que a Fapesp não decide previamente quanto vai aportar em cada área do conhecimento; isso tem a ver com a qualidade da solicitação.” Em outro momento da entrevista, Marco Antonio Zago ressalta o papel da agência de fomento na hora de incentivar os principais talentos no campo da ciência. “Um fator para fazer com que os cientistas permaneçam por aqui é oferecer oportunidades de contratação, porque o ambiente de pesquisa no estado de São Paulo é altamente competitivo”. Entrevista gravada em 4 de julho de 2019.

  • Podcast 548 – Ruben Sternschein – O que é ser judeu hoje?
    Podcast 548 – Ruben Sternschein – O que é ser judeu hoje?
    Duration: 24min | 05/07/2019

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Ruben Sternschein, que desde 2008 é o rabino da Congregação Israelita Paulista. No começo da entrevista, Sternschein resgata a sua trajetória de vida, falando da decisão de se tornar rabino. A partir daí, o entrevistado apresenta suas considerações a propósito de uma discussão para lá de instigante: o que é ser judeu hoje? Entre outros pontos, Sternschein argumenta que os valores da cultura judaica, além de atender a uma tradição particular, têm, sim, algo a contribuir para a humanidade – e isso envolve, também, a sociedade brasileira, sobretudo num momento em que se encontra polarizada. Nas palavras do rabino: “o judaísmo não precisa fazer proselitismo, mas pode se abrir a diálogos e contribuições em ambos os sentidos: pode se enriquecer com outras culturas e pode também trazer outras novidades de sua cultura milenar”. Entrevista gravada em 3 de julho de 2019.

  • Podcast 547 – Leandro Beguoci – A educação midiática como base para a qualidade da democracia
    Podcast 547 – Leandro Beguoci – A educação midiática como base para a qualidade da democracia
    Duration: 23min | 28/06/2019

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Leandro Beguoci, diretor editorial da Nova Escola. Com a homologação da Base Nacional Comum Curricular, no final de 2017, ficou estabelecida, entre outros pontos, a necessidade de formar não apenas leitores mais críticos, como também desenvolver bons consumidores de conteúdo. Mas, afinal, o que isso significa? Ao abordar essa questão, nosso entrevistado ressalta a importância da educação midiática. Embora ainda não exista um modelo definido de ensino e aprendizagem neste segmento, Beguoci observa que é fundamental a existência de consensos mínimos para que exista um convívio em sociedade – e é nesse quesito que a educação midiática pode contribuir. Tudo isso porque está cada vez mais evidente que a qualidade de nossa democracia depende, também, da confiança mútua que deve existir entre os cidadãos. Entrevista gravada em 24 de junho de 2019.

  • Podcast 546 – Valentina Peleggi – Dos anos de aprendizado à regência do Coro da Osesp
    Podcast 546 – Valentina Peleggi – Dos anos de aprendizado à regência do Coro da Osesp
    Duration: 23min | 21/06/2019

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Valentina Peleggi, regente do Coro da Osesp. Na entrevista, Valentina começa contando um pouco da sua história com a música, que remonta às lembranças de sua bisavó, que desejava ser cantora, mas não conseguiu realizar este sonho. Em certa medida, a atuação da musicista se conecta com esse relato, como que uma maneira de “recompensar à minha avó e a todas as mulheres que amavam à música, mas não puderam prosseguir.” Em outro momento da entrevista, Valentina Peleggi destaca os desafios inerentes ao posto de regente do Coro da Osesp, enfatizando a importância da preparação, assim como as especificidades dos ensaios. Valentina Peleggi é formada pelo Conservatório Santa Cecília (Roma), venceu o prêmio de regência do Festival de Campos de Jordão (2014) e a Taki Concordia Fellowship (2015-7). Atual assistente da Ópera Nacional Inglesa (ENO), Valentina também é Regente Convidada do Theatro São Pedro, em São Paulo (2018-21). Entrevista gravada em 18 de junho de 2019.

  • Podcast 545 – Modesto Carvalhosa – O legado do combate à corrupção
    Podcast 545 – Modesto Carvalhosa – O legado do combate à corrupção
    Duration: 22min | 14/06/2019

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com o advogado e professor Modesto Carvalhosa, uma das principais referências quando o assunto é combate à corrupção, seja como autor de livros sobre o tema, seja como comentarista atuante inclusive nas mídias sociais. Na entrevista, Carvalhosa analisa o legado da luta contra a corrupção dos últimos anos, afirmando que: “Nós devemos tratar do assunto do combate à corrupção no Brasil como uma questão cultural, não só de providências policiais e judiciais”. Em outro momento da entrevista, Modesto Carvalhosa faz duras críticas ao sistema de representação política, indicando que há uma crise de alcance global em torno dessa questão, tomando como base exemplos na Europa e nos Estados Unidos. Entrevista gravada em 5 de junho de 2019.

  • Podcast 544 – Danilo Cersosimo – Eleições argentinas e o perigo dos extremos
    Podcast 544 – Danilo Cersosimo – Eleições argentinas e o perigo dos extremos
    Duration: 22min | 07/06/2019

    Conversamos com Danilo Cersosimo, do IDEIA Big Data. Nesta semana, o presidente Jair Bolsonaro esteve na Argentina, onde, para além de encontrar o presidente Mauricio Macri e outras lideranças políticas locais, comentou o processo eleitoral argentino. Na entrevista concedida ao Podcast Rio Bravo, Cersosimo não somente fala a respeito do contexto político da Argentina, mas, também, do que está em jogo na disputa entre o presidente Macri e a rival, Cristina Kirchner, que agora aparece como vice na chapa de Alberto Fernandez. Na avaliação de Cersosimo, um dos vetores para entender esse processo eleitoral passa pela crise econômica argentina. Desde 1950, o país enfrentou 15 recessões. “No momento, a sociedade argentina não parece disposta a apostar numa terceira via”. Em outro momento da entrevista, Danilo Cersosimo fala do impacto das declarações do Bolsonaro para as eleições argentinas. Entrevista gravada em 4 de junho de 2019.

  • Podcast 543 – Conrado Hübner Mendes – A conduta do judiciário na atual conjuntura política do país
    Podcast 543 – Conrado Hübner Mendes – A conduta do judiciário na atual conjuntura política do país
    Duration: 20min | 31/05/2019

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Conrado Hübner Mendes, doutor em direito e professor da Universidade de São Paulo. Na entrevista, Mendes fala a respeito do papel do judiciário na atual conjuntura política do país. Referindo-se à fadiga da legalidade, o professor da Universidade de São Paulo destaca: “um certo tipo de estratégia governamental pode desgastar o judiciário, que vai dilapidando o seu capital político e perde capacidade de, de fato, fazer controle de legalidade”. Em outro momento da entrevista, Conrado Hübner Mendes assinala que: “O STF perdeu sua aura de autoridade máxima e de guardião da Constituição, e isso é responsabilidade do próprio tribunal, não é culpa da conjuntura”. Entrevista gravada em 23 de maio de 2019.

  • Podcast 542 – Maria Silvia Bastos Marques – Pela igualdade de oportunidades na liderança executiva
    Podcast 542 – Maria Silvia Bastos Marques – Pela igualdade de oportunidades na liderança executiva
    Duration: 16min | 24/05/2019

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Maria Silvia Bastos Marques, presidente do Conselho Consultivo do Goldman Sachs Brasil. Na entrevista, a executiva resgata sua trajetória profissional, deixando claro que sempre buscou ser coerente com seus princípios e ideais ao longo de sua carreira. “Quando escrevi o livro ‘Vontade Inabalável’, olhando para a minha trajetória, o que eu fiquei mais feliz não foi o que eu fiz ou deixei de fazer, porque foi sempre trabalho de time; mas eu fiquei feliz por nunca ter sido condescendente com o que eu penso”. Em outro momento da entrevista, Maria Silvia Bastos Marques comenta o programa DNA Women, que pretende proporcionar treinamento profissional e pessoal para mulheres, de qualquer idade e que estejam cursando universidade, que potencialmente queiram trabalhar no mercado financeiro. “Eu acredito, sim, que iniciativas como essa contribuem bastante para darmos igualdade de oportunidades para os grupos mais diversos”.

  • Podcast 541 – Pedro Kelson – O pacto pela democracia: em defesa do diálogo na política
    Podcast 541 – Pedro Kelson – O pacto pela democracia: em defesa do diálogo na política
    Duration: 15min | 17/05/2019

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Pedro Kelson, um dos líderes do Pacto pela Democracia, uma iniciativa da sociedade civil voltada à defesa e ao aprimoramento da vida política e democrática no Brasil. Na entrevista, Kelson comenta a importância da agenda democrática para que os impasses provocados pela tensão política sejam superados. Numa semana marcada pela retomada dos protestos de ruas, desta vez contra a administração Jair Bolsonaro, Pedro Kelson defende o diálogo como a melhor alternativa para superar os dissensos. “Essa rede que compõe o Pacto pela democracia não quer acreditar que estamos num caminho sem volta da polarização ideológica”. Em outro momento da entrevista, questionado se o Pacto pela Democracia teria o mesmo apelo se fosse outro o resultado da eleição no ano passado, Pedro Kelson respondeu: “O risco pela democracia reverbera no Brasil não importando quem estivesse na liderança do país”.

  • Podcast 540 – Guilherme Casarões – A nova agenda da política externa brasileira
    Podcast 540 – Guilherme Casarões – A nova agenda da política externa brasileira
    Duration: 28min | 10/05/2019

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Guilherme Casarões, cientista político e professor da Fundação Getúlio Vargas. Na entrevista, Casarões comenta a alteração de rota na política externa brasileira, que, entre outros pontos, tem se alinhado aos interesses dos Estados Unidos assim como tem adotado uma postura mais beligerante em relação à Venezuela. Conforme analisa o entrevistado: “estamos diante de uma mudança na estrutura decisória no contexto das relações exteriores, e a ala ideológica do governo detém os instrumentos de controle da política externa brasileira”. Nesse sentido, Guilherme Casarões ressalta o significado dessa nova agenda: “o chanceler Ernesto Araújo assumiu a tarefa de acabar com o universalismo da diplomacia nacional, que não é marca registrada apenas do Partido dos Trabalhadores, mas, também, dos últimos 50 anos de política externa”. Entrevista gravada em 8 de maio de 2019.

  • Podcast 539 – Felipe Salto – O papel da Instituição Fiscal Independente
    Podcast 539 – Felipe Salto – O papel da Instituição Fiscal Independente
    Duration: 23min | 03/05/2019

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Felipe Salto, diretor-executivo da Instituição Fiscal Independente (IFI). Criada em 2016 (a partir da resolução do Senado Federal) com o propósito de ampliar a transparência nas contas públicas, a IFI tem pautado sua atuação pela apresentação de dados acerca da questão fiscal, do orçamento e das contas públicas. Nesse sentido, na entrevista, para além de ressaltar o compromisso com a independência e de detalhar a atuação do órgão, Felipe Salto reforça o objetivo maior da IFI: “Nós estamos tratando de dinheiro público. Como utilizar isso de maneira eficiente para gerar políticas públicas que melhorem a vida do cidadão.” Entrevista gravada em 2 de maio de 2019.

  • Podcast 538 - Claudia Costin – Os desafios da educação e a importância das políticas públicas
    Podcast 538 - Claudia Costin – Os desafios da educação e a importância das políticas públicas
    Duration: 27min | 26/04/2019

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Claudia Costin, diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas. Na entrevista, a especialista destaca a importância das políticas públicas como propostas a serem consideradas pelo MEC e rechaça o argumento de que o estado de coisas na educação é “terra arrasada”. Nesse sentido, Claudia Costin alerta: “nós precisamos discutir como vamos garantir que as crianças aprendam – e com altas expectativas para todos – porque, do contrário, nós não geramos igualdade de oportunidades, que é um dos papéis mais importantes da educação.” Entrevista gravada em 18 de abril de 2019.

  • Podcast 537 – Claudio Adilson Gonçalez – Sobre os riscos do regime de capitalização
    Podcast 537 – Claudio Adilson Gonçalez – Sobre os riscos do regime de capitalização
    Duration: 19min | 19/04/2019

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com o economista Claudio Adilson Gonçalez, diretor-presidente da MCM Consultores. Na entrevista, o economista chama a atenção para os riscos envolvendo o regime de capitalização. Trata-se de um dos temas mais importantes na discussão proposta da Nova Previdência. Conforme observa Gonçalez, “em geral, a esquerda gosta do sistema de repartição enquanto a direita adora a capitalização”. Ao analisar a proposta defendida pelo governo, o economista assinala: “Eu concordo com o ministro Paulo Guedes, quando ele diz que o regime de repartição leva a sustos no futuro. Mas eu acho que o Brasil chegou tarde ao regime de capitalização. Como sempre.” Entrevista gravada em 11 de abril de 2019.

  • Podcast 536 - José Álvaro Moisés – Os 100 primeiros dias do governo Bolsonaro
    Podcast 536 - José Álvaro Moisés – Os 100 primeiros dias do governo Bolsonaro
    Duration: 22min | 12/04/2019

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com José Álvaro Moisés, cientista político e professor do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. Na entrevista, o cientista político comenta os 100 primeiros dias da administração Jair Bolsonaro. Para o entrevistado, a avaliação do governo está abaixo do que se esperava por conta das expectativas criadas ainda no período em que o atual presidente era candidato. “O governo fez muitas promessas e foi muito pouco efetivo, ao longo desses 100 dias, em relação a esses compromissos”, analisa. Em outro trecho da conversa, José Álvaro Moisés chama a atenção para a frágil articulação entre Executivo e Congresso: “Há uma retórica que tem sido mantida principalmente pelo presidente Jair Bolsonaro da velha e da nova política. É evidente que isso acabou desqualificando setores do Congresso, que se sentiram acusados em relação a essa imagem proposta pelo presidente”. Entrevista gravada em 11 de abril de 2019.

  • Podcast 535 – Roberto Nishio – O Parque Ecológico Imigrantes e a experiência da educação ambiental
    Podcast 535 – Roberto Nishio – O Parque Ecológico Imigrantes e a experiência da educação ambiental
    Duration: 17min | 05/04/2019

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Roberto Nishio, presidente da Fundação Kunito Miyasaka. Na entrevista, Nishio fala sobre o Parque Ecológico Imigrantes (realização da Fundação Kunito Miyasaka), um equipamento com mais de 480 mil metros quadrados que pode ser entendido como a mais perfeita tradução de cuidado com o meio ambiente e com a Mata Atlântica. Nesse sentido, além de destacar as características estruturais do parque, inaugurado no fim de 2018, o entrevistado comenta a importância da educação ambiental, um dos pontos norteadores da experiência de quem visita o espaço. “O Parque Ecológico Imigrantes é um presente em agradecimento aos 110 anos da história da imigração japonesa, principalmente ao acolhimento que foi dado aos nossos ancestrais”.

  • Podcast 534 – Avigdor Scherz – Uma nova esperança para o tratamento de câncer de próstata
    Podcast 534 – Avigdor Scherz – Uma nova esperança para o tratamento de câncer de próstata
    Duration: 31min | 29/03/2019

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Avigdor Scherz, pesquisador do Weizmann Institute of Science. Na entrevista, Scherz fala sobre uma das principais descobertas da história recente da luta contra o câncer: um novo método para o tratamento de tumores de próstata em estágio inicial. Com essa abordagem, o tecido cancerígeno é destruído sem prejudicar o que está saudável. Avigdor Scherz, que é um dos criadores dessa solução, comenta os detalhes desse tratamento, destacando, também, a importância do ambiente do Weizmann Institute para a realização da pesquisa. (Podcast em inglês)

  • Podcast 533 – Pedro Fernando Nery – “Não existe solução fora da reforma da Previdência”
    Podcast 533 – Pedro Fernando Nery – “Não existe solução fora da reforma da Previdência”
    Duration: 25min | 22/03/2019

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Pedro Fernando Nery, que é doutor em economia e consultor legislativo. Quase cem dias depois do início do governo Bolsonaro, não resta dúvida de que a reforma da Previdência aparece como a principal medida econômica dessa administração. Nas últimas semanas, o governo apresentou suas propostas para o Congresso e desde então muito tem se debatido acerca do alcance dessa iniciativa, bem como da sua viabilidade e da sua legitimidade. Além de destacar minuciosamente os principais pontos da Nova Previdência, Pedro Fernando Nery é bastante assertivo: “Não existe solução fora da reforma".

  • Podcast 532 – Daniela Pinheiro – A hora e a vez das mulheres nos postos de comando do jornalismo
    Podcast 532 – Daniela Pinheiro – A hora e a vez das mulheres nos postos de comando do jornalismo
    Duration: 20min | 15/03/2019

    Podcast 532 – Daniela Pinheiro – A hora e a vez das mulheres nos postos de comando do jornalismo by Rio Bravo

  • Podcast 531 – Celina Turchi – O estado da arte da pesquisa científica
    Podcast 531 – Celina Turchi – O estado da arte da pesquisa científica
    Duration: 19min | 08/03/2019

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Celina Turchi, uma das principais pesquisadoras em atividade no Brasil. Na entrevista, Celina fala a respeito da sua trajetória, assim como resgata alguns dos momentos decisivos de seu trabalho, quando, em 2016, esteve à frente do Grupo de Pesquisa de Epidemia de Microcefalia. A propósito disso, em 2017, a cientista foi eleita uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, de acordo com a revista “Time”. Celina Turchi faz questão de ressaltar a importância do apoio que veio de dentro de casa: “O fato de os meus pais perceberem a formação universitária e os progressos da educação como um evento maior fez com que eu tivesse apoio de outras mulheres da família”. Entrevista gravada em 6 de março de 2019.

  • Podcast 530 – Bruno Paes Manso – O projeto de lei anticrime sob a perspectiva dos Direitos Humanos
    Podcast 530 – Bruno Paes Manso – O projeto de lei anticrime sob a perspectiva dos Direitos Humanos
    Duration: 26min | 01/03/2019

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Bruno Paes Manso, pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência, da Universidade de São Paulo. Na entrevista, o pesquisador comenta o projeto de lei anticrime, apresentado no último mês de fevereiro pelo ministro Sergio Moro. Para o entrevistado, o projeto deixa a desejar porque não contempla as possibilidades que a agenda da segurança pública tem demandado. Nas palavras do pesquisador: “O ministro precisa olhar toda a complexidade dos instrumentos com os quais ele trabalha, que passa pela inteligência policial, pelas prisões e pelos investimentos nesses sistemas”. Em outro momento da entrevista, Bruno Paes Manso analisa o atual momento do Primeiro Comando da Capital, cuja cúpula recentemente foi transferida para presídios federais. “O PCC nunca esteve tão forte economicamente como hoje e a minha impressão é de que a transferência não muda muito o cotidiano da ampla rede de venda de drogas que vem se consolidando”. Entrevista gravada em 28 de fevereiro de 201

  • Podcast 529 – Ney Franco – Brasil: o celeiro de talentos sem planejamento para formação de atletas
    Podcast 529 – Ney Franco – Brasil: o celeiro de talentos sem planejamento para formação de atletas
    Duration: 21min | 22/02/2019

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Ney Franco, técnico de futebol que esteve à frente da Seleção Brasileira sub-20 em 2011, quando o Brasil ganhou o sul-americano sub-20 e o campeonato mundial da categoria. De lá para cá, no entanto, a Seleção Brasileira sub-20 vem enfrentando um longo período sem vencer a competição da América do Sul e sequer tem participado do torneio mundial. Como é que chegamos a esse ponto? A explicação, observa Ney Franco, envolve vários fatores, e um deles tem a ver com a ausência de preparação mais calculada nas categorias de base. “Hoje não existe nos clubes brasileiros um planejamento na formação de atletas a longo prazo". Já em outro momento da entrevista, Ney Franco comenta o episódio ocorrido no Ninho do Urubu, destacando o seguinte: “O futebol acaba sendo uma extensão da nossa sociedade, e hoje nós sabemos que vários setores da nossa sociedade funcionam precariamente”.

  • Podcast 528 – Ogari Pacheco – “Os produtos mais difíceis de fabricar me protegem”
    Podcast 528 – Ogari Pacheco – “Os produtos mais difíceis de fabricar me protegem”
    Duration: 18min | 15/02/2019

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Ogari Pacheco, médico e cofundador do Laboratório Cristália. Na entrevista, Pacheco fala sobre a origem e a trajetória recente do Laboratório Cristália, que hoje se define como um “complexo industrial farmacêutico, farmoquímico, biotecnológico, de pesquisa e inovação 100% brasileiro”. Nas palavras do executivo, uma das chaves para compreender o bom desempenho da companhia está na estratégia de austeridade: “Consegui convencer os acionistas, os cotistas, a distribuir apenas 10% do lucro do laboratório – isso não sem alguma chiadeira inicial, mas logo todo mundo se acomodou.” Como consequência, prossegue o entrevistado: “Nós temos dívida zero em banco, investimento zero de terceiros, ou seja, tudo de capital próprio. E temos investido na rota inversa dos laboratórios nacionais”. Assim, em vez de seguir a trilha dos genéricos, Ogari Pacheco revela que o Laboratório Cristália preferiu o caminho mais complexo. “Ao solucionar o que era difícil, nós passamos a ter p

  • Podcast 527 – Bruno Carazza – As engrenagens do novo Congresso
    Podcast 527 – Bruno Carazza – As engrenagens do novo Congresso
    Duration: 23min | 08/02/2019

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Bruno Carazza, mestre em economia pela UNB e doutor em direito pela UFMG. Na conversa, Carazza comenta o perfil do novo Parlamento, que apresentou seu cartão de visitas ao longo dos últimos dias. Para o entrevistado, dada a fragmentação deste Congresso, não é difícil a repetição do nível da disputa que aconteceu na eleição do Senado. “O fato de não termos líderes incontestes explica muito da confusão e do acirramento da competição para a eleição do Senado”. Em outro momento da entrevista, Bruno Carazza observa que, mesmo com a força do partido do presidente Jair Bolsonaro (PSL), ainda não é certo que o governo tenha a força necessária para implementar as reformas. “Existem muitos partidos médios. Com isso, o governo vai precisar se apoiar não apenas no seu partido, mas em várias outras legendas, buscando coalizão maior – com isso, a busca de consensos acaba sendo mais difícil”. Bruno Carazza é autor do livro "Dinheiro, eleições e poder", publicado em 2018.

  • Podcast 526 – David Luhnow – América Latina, a capital da violência
    Podcast 526 – David Luhnow – América Latina, a capital da violência
    Duration: 30min | 01/02/2019

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com David Luhnow, repórter do jornal “Wall Street Journal”. Em 2018, Luhnow liderou uma cobertura especial para o WSJ sobre os altos índices de violência na América Latina. De acordo com o entrevistado: “quando nós olhamos para os números, a América Latina é, de longe, a região mais violenta do mundo”. Luhnow afirma, ainda, que isso é alarmante não apenas pelos números, mas porque também afeta o desempenho das nações em desenvolvimento na região. E as consequências da violência podem ser vistas tanto na fragilidade das instituições, como no atual estado de coisas de países como a Venezuela. (Podcast em inglês).

  • Podcast 525 – Josélia Aguiar – Jorge Amado, uma biografia
    Podcast 525 – Josélia Aguiar – Jorge Amado, uma biografia
    Duration: 21min | 25/01/2019

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com a jornalista Josélia Aguiar, autora do livro “Jorge Amado, uma biografia”. A entrevistada fala a respeito da trajetória do escritor baiano, um dos principais nomes da literatura brasileira no século XX (dentro e fora do país). Assim, logo no início deste podcast, Josélia Aguiar comenta as características desse personagem da cultura nacional: “Jorge Amado era um homem muito apaixonado pelo que fazia. Ele não conseguia fazer outra coisa a não ser contar histórias e teve muita confiança de que iria viver disso”. Em outro momento da entrevista, a autora destaca a importância de Jorge Amado para o Brasil contemporâneo: “Tem muita coisa da obra dele que permanece atual, e o que fica é a ideia de alguém que era contra a intolerância e profundamente a favor da liberdade”. Entrevista gravada em 21 de janeiro de 2019.

  • Podcast 524 – Thomas Traumann – O pior emprego do mundo
    Podcast 524 – Thomas Traumann – O pior emprego do mundo
    Duration: 17min | 18/01/2019

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com o jornalista Thomas Traumann, autor do livro “O pior emprego do mundo” (Planeta, 2018), no qual apresenta as trajetórias de 14 ministros da Fazenda – e os bastidores das decisões que econômicas que mudaram o Brasil nos últimos anos. Na entrevista, além de destacar os desafios que se impõem aos ocupantes no cargo de ministro da Fazenda, Traumann realça a importância de alguma margem para pensar a longo prazo. “Se o ministro não tem poder, no fundo, ele está pensando em sobreviver”. Em outra passagem da entrevista, ao comentar a presença do então ministro Joaquim Levy no segundo mandato de Dilma Rousseff (2015-2016), Thomas Traumann ressalta a falta de compreensão do núcleo do governo em relação ao ajuste fiscal. “Na época, dentro do governo não havia um convencimento claro da necessidade do ajuste. Na gestão Levy, todo mundo se lembra de o ministro ir conversar com os deputados e senadores sozinho”.

  • Podcast 523 – Maurício Paranhos – Os novos protocolos para segurança de informação
    Podcast 523 – Maurício Paranhos – Os novos protocolos para segurança de informação
    Duration: 20min | 11/01/2019

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Maurício Paranhos, COO da Apura Cyber Intelligence. Num momento em que a sociedade está hiperconectada, a segurança de dados é uma questão fundamental tanto para os indivíduos quanto para as corporações. Ficou para trás a época em que os ataques virtuais eram manifestações ligadas apenas a desafios de hackers engajados; agora, o problema é tema de preocupação inclusive dos governos, haja vista a lei geral de proteção de dados, que foi sancionada em agosto de 2018 e que entrará em vigor a partir de fevereiro de 2020. “A lei indica que as empresas precisam ter um responsável pela gestão da proteção de dados dos seus clientes”.

  • Podcast 522 – Tonico Novaes – A Campus Party e a busca pela sinergia das gerações
    Podcast 522 – Tonico Novaes – A Campus Party e a busca pela sinergia das gerações
    Duration: 21min | 04/01/2019

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Tonico Novaes, diretor geral da Campus Party, evento que já faz parte do calendário da tecnologia e da inovação no Brasil. Na edição deste ano, que acontece de 12 a 17 de fevereiro, a Campus Party se compromete, também, a pensar o futuro do trabalho para nativos digitais, a geração que já nasceu no contexto das novas tecnologias e da conexão com a rede mundial de computadores. Nas palavras de Tonico Novaes: “A Campus Party é um evento que leva pessoas para se aperfeiçoarem pessoal e profissionalmente. No ano passado, por exemplo, nós proporcionamos a oportunidade para os jovens influenciarem os executivos”. Nesse sentido, ao comentar as mudanças recentes no perfil da Campus Party, Tonico Novaes ressalta a importância de estar alinhado com as características do jovem. “As expectativas do jovem de 12 anos atrás não são as mesmas expectativas dos jovens de hoje. Por isso, a Campus Party tem de estar sempre na vanguarda”.

  • Podcast 521 – Francine Lemos – Do propósito das empresas às demandas da sociedade
    Podcast 521 – Francine Lemos – Do propósito das empresas às demandas da sociedade
    Duration: 18min | 28/12/2018

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Francine Lemos, CEO da Cause, consultoria especializada em identificação e gestão de causas para empresas. Na entrevista, a executiva fala sobre o movimento das organizações preocupadas com a agenda do ativismo social. Não se trata de cuidar apenas da reputação, mas, principalmente, de se envolver com um movimento que está em linha com a mudança de hábito do consumidor, mais crítico e engajado. De acordo com levantamento recente feito pelo instituto Ipsos (em parceria com a ESPM, com o Instituto Ayrton Senna e com a Cause), dos 1,2 mil entrevistados, 77% esperam que as empresas contribuam mais com a sociedade do que no passado. “Para a organização abraçar uma causa, é preciso partir de um propósito da empresa. Se isso for feito de forma desconectada do negócio, o potencial de impacto é menor.” Entrevista gravada em 19 de dezembro de 2018.

  • Podcast 520 – Sergio Fausto – Os evangélicos e a nova conjuntura da política nacional
    Podcast 520 – Sergio Fausto – Os evangélicos e a nova conjuntura da política nacional
    Duration: 25min | 21/12/2018

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com o cientista político Sergio Fausto, superintendente executivo da Fundação FHC. Um dos aspectos centrais para compreender a eleição de Jair Bolsonaro em 2018 é a presença dos evangélicos na paisagem política nacional. Na entrevista, Fausto comenta a influência desse grupo não apenas na perspectiva eleitoral, mas também estende a discussão com o objetivo de perceber os significados do novo quadro político brasileiro. “O principal vínculo popular organizado, razoavelmente orgânico, que Bolsonaro tem com a população é pela via das igrejas evangélicas”. Em outro momento da entrevista, Sergio Fausto projeta a atuação dos demais partidos derrotados na corrida presidencial: “O que tem constituído hoje na política brasileira são dois pólos. Um em ascensão, em torno do Bolsonaro, que ainda não é orgânico, mas tem o poder; e o PT, que perdeu, mas está entrincheirado em posições importantes. No meio disso, um cenário de desorganização e de absoluta falta de lideranças, c

  • Podcast 519 – Lúcia Guimarães – “O Facebook virou um ecossistema de bolhas”
    Podcast 519 – Lúcia Guimarães – “O Facebook virou um ecossistema de bolhas”
    Duration: 21min | 14/12/2018

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com a jornalista Lúcia Guimarães, correspondente internacional há 30 anos. Na entrevista, Lúcia discute, entre outros assuntos, a importância e o protagonismo dos jornais hoje em dia, sobretudo no contexto norte-americano com a chegada de Donald Trump ao poder. “A imprensa perdeu muito de sua credibilidade, cometendo vários erros, como buscar cliques e ser mais sensacionalista”. Nesse sentido, a entrevistada atenta para a existência de “paralelos culturais” entre Brasil e Estados Unidos, “algo que não deveria estar acontecendo”, observa. E é aqui que a jornalista fala do impacto das mídias sociais para esse ambiente tóxico: “O Facebook virou um ecossistema de bolhas”. Em outro momento da entrevista, e tendo em vista a dinâmica da política internacional, Lúcia Guimarães afirma que o meio ambiente será um tema recorrente no noticiário norte-americano sobre o Brasil daqui para frente. Entrevista gravada em 4 de dezembro de 2018.

  • Podcast 518 – Eduardo Bracher – Tudo o que você sempre quis saber sobre quiropraxia
    Podcast 518 – Eduardo Bracher – Tudo o que você sempre quis saber sobre quiropraxia
    Duration: 21min | 07/12/2018

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Eduardo Bracher, médico, quiropraxista e doutor pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. A quiropraxia dedica-se à prevenção, diagnóstico e tratamento de dores e outras alterações no sistema músculo-esquelético. Bastante difundida nos Estados Unidos, a quiropraxia foi se desenvolver no Brasil no fim dos anos 1990, e um dos responsáveis por isso é Eduardo Bracher. No podcast, além de falar sobre sua trajetória e de comentar as características da sua área de atuação, o entrevistado também distingue os tipos de dores das costas. Nas palavras de Bracher: “as dores agudas tendem a ser intensas. O paciente acabou de se machucar e não estava acostumado com o incômodo que vem em seguida. Geralmente, essas são as dores mais fáceis de serem tratadas. Mais problemáticas são aquelas dores crônicas, que estão com as pessoas há meses – eventualmente, há anos –, sobretudo porque elas podem acarretar a perda na qualidade de vida”. E acrescenta: “Não existe po

  • Podcast 517 – Everardo Maciel – “A teoria econômica da tributação ótima é uma ficção absoluta”
    Podcast 517 – Everardo Maciel – “A teoria econômica da tributação ótima é uma ficção absoluta”
    Duration: 25min | 30/11/2018

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Everardo Maciel, consultor tributário e Secretário da Receita Federal entre 1995 e 2002. Uma das questões urgentes que o Brasil tem no seu futuro próximo está relacionada à reforma tributária. Mas até que ponto a discussão em torno dessa reforma tem mirado os alvos certos? Na entrevista concedida ao Podcast Rio Bravo, Everardo Maciel não só comenta o tema do ponto de vista técnico, mas oferece um contexto mais amplo para a análise. “Os modelos tributários, além de serem imperfeitos, são modelos culturais. Eles reproduzem, portanto, as circunstâncias de espaço e de tempo. Não existem paradigmas internacionais”. Para além disso, o entrevistado destaca que o sistema tributário é um conjunto de regras que se organiza de acordo com os princípios da democracia: “tudo isso produzido dentro dos parlamentos, no âmbito do poder legislativo”. Entrevista gravada em 23 de novembro de 2018.

  • Podcast 516 – Mac Margolis – O Brasil, a imprensa e o olhar estrangeiro
    Podcast 516 – Mac Margolis – O Brasil, a imprensa e o olhar estrangeiro
    Duration: 18min | 23/11/2018

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Mac Margolis, jornalista e colunista da Bloomberg. Um dos tópicos norteadores desta entrevista foi a percepção da imprensa sobre as eleições no Brasil em 2018. Margolis não fala em nome de toda a mídia, mas é com a experiência de correspondente internacional no país que ele destaca como o olhar estrangeiro pode deixar de capturar detalhes importantes da política nacional. “Nesta última eleição, houve nuances que escaparam da minha apreciação – assim como da apreciação de muitos dos meus pares. Tendíamos a levar ao valor de face muitas declarações dos candidatos sem olhar as entranhas das campanhas e das biografias, a começar pelo vencedor, Jair Bolsonaro.” Em outro momento da conversa, Mac Margolis ressalta como a imagem do Brasil no exterior foi em parte idealizada pela imprensa internacional durante o governo Lula. “Nos anos 2000, a gente se empolgou demais – e eu me incluo nisso – com a ascensão do país. Se há uma lição nisso, é a seguinte: o cenário real

  • Podcast 515 – José Eduardo Faria – As mudanças no poder judiciário e o Estado de Direito
    Podcast 515 – José Eduardo Faria – As mudanças no poder judiciário e o Estado de Direito
    Duration: 26min | 16/11/2018

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com José Eduardo Faria, professor de direito na Fundação Getúlio Vargas e na Universidade de São Paulo. Na entrevista, tomando como referência os 30 anos da Constituição Federal, Faria comenta as mudanças no poder judiciário nos últimos tempos. Nesse sentido, ao analisar a expressão “ativismo judicial”, o entrevistado observa o seguinte: “Nenhum juiz pode deixar de dar as respostas às consultas. Quando as pessoas falam em protagonismo judicial, muitas vezes os juízes não estão interferindo espontaneamente na vida política; antes, eles são provocados”. Em outro momento da entrevista, José Eduardo Faria fala sobre a decisão de Sérgio Moro ter aceitado o convite para assumir a pasta do ministério da Justiça no governo Jair Bolsonaro: “Diante da sinalização que Sérgio Moro fez, aumentou ainda mais o nível de desconfiança com relação ao funcionamento das instituições e abre caminho para tensões que, tranquilamente, poderiam ter sido evitadas”. Entrevista gravada e

  • Podcast 514 – Clóvis Carvalho – A importância do consenso para o êxito na administração pública
    Podcast 514 – Clóvis Carvalho – A importância do consenso para o êxito na administração pública
    Duration: 17min | 09/11/2018

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Clóvis Carvalho, que foi ministro-chefe da Casa Civil no primeiro mandato da administração Fernando Henrique Cardoso. Num momento em que a sociedade brasileira assiste com alguma expectativa o processo de transição política do governo que acaba de ser eleito, Carvalho recupera sua experiência como coordenador da equipe econômica do Plano Real e como ministro-chefe da Casa Civil para realçar a importância do consenso para o bom fluxo da administração pública. Pragmático, Clóvis Carvalho não vê bons sinais no que chama de “bateção de cabeça” da equipe que está à frente da transição do governo Bolsonaro e chama a atenção para a necessidade de se pautar por objetivos que possam ser facilmente identificados: “O êxito que eu considero da gestão FHC vem muito da clareza de rumo a ser seguido.” Entrevista gravada em 9 de novembro de 2018.

  • Podcast 513 – Fernando Bizzarro – A democracia e as consequências da polarização política
    Podcast 513 – Fernando Bizzarro – A democracia e as consequências da polarização política
    Duration: 20min | 01/11/2018

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com o cientista político Fernando Bizzarro, pesquisador do Departamento de Governo da Universidade de Harvard. Ao longo do processo eleitoral, um levantamento do Datafolha chamou a atenção da opinião pública ao apontar que, para 69% dos entrevistados, a democracia é a melhor forma de governo. Será que isso é o bastante para garantir a manutenção das instituições democráticas? Para o cientista político entrevistado pelo Podcast Rio Bravo, a resposta é não. “Existe uma aceitação difusa do regime. Com isso, as pessoas vão defender um princípio de democracia que pode ser muito diferente daquele que os outros que compartilham a mesma resposta para essa pergunta estão apoiando”. Fernando Bizzarro prossegue: “quanto maior a polarização, mais provável é que as pessoas perdoem o político que lhes é próximo pela violação da democracia”. Entrevista gravada em 30 de outubro de 2018.

  • Podcast 512 – Fernando Gabeira – Para entender as eleições de 2018
    Podcast 512 – Fernando Gabeira – Para entender as eleições de 2018
    Duration: 17min | 26/10/2018

    Podcast 512 – Fernando Gabeira – Para entender as eleições de 2018 by Rio Bravo

  • Podcast 511 – Bruno Garschagen – O festival de privilégios que assola o Brasil
    Podcast 511 – Bruno Garschagen – O festival de privilégios que assola o Brasil
    Duration: 23min | 19/10/2018

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com o cientista político Bruno Garschagen, autor do livro “Direitos máximos, deveres mínimos”, recém-lançado pela editora Record. Na entrevista, Garschagen fala a respeito da confusão existente entre direitos e privilégios, tema central do livro que acaba de publicar. Para o cientista político, desde a Constituição de 1988, “existe uma dinâmica que se expressa na ideia de que a sociedade brasileira tem direitos e não busca esses direitos”. Ao mesmo tempo, a noção de deveres, obrigações e de assumir responsabilidades “ficou de fora do debate público”, comenta. Bruno Garschagen ressalta, ainda, as consequências dessa conjuntura para o ambiente político e para a segurança jurídica no país. Entrevista gravada em 12 de outubro de 2018.

  • Podcast 510 – Luciana Guimarães – A Bienal das afinidades afetivas
    Podcast 510 – Luciana Guimarães – A Bienal das afinidades afetivas
    Duration: 18min | 11/10/2018

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Luciana Guimarães, Superintendente da Fundação Bienal. Há 10 anos, a Bienal de arte de São Paulo enfrentava uma das mais graves crises de sua história. Foi na chamada “Bienal do vazio” que o impasse do evento chegou ao seu limite, provocando uma séria reflexão sobre os propósitos da mostra. De lá para cá, entretanto, muita coisa mudou. E na edição deste ano, cujo título é Afinidades Afetivas, para além de contemplar a produção contemporânea, a exposição também permite uma reflexão sobre o momento atual (contando, ainda, com um orçamento de 26 milhões de reais, um milhão a mais do que em 2016). Nas palavras de Luciana Guimarães: “Num momento em que parece tão difícil a convivência com a opinião do outro, eu entendo que falar de afeto é algo bastante político e muito pertinente ao nosso tempo”. Entrevista gravada em 2 de outubro de 2018.

  • Podcast 509 – Paul Rossi – “Só o jornalismo pode salvar o jornalismo”
    Podcast 509 – Paul Rossi – “Só o jornalismo pode salvar o jornalismo”
    Duration: 18min | 05/10/2018

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com o publisher Paul Rossi, cuja trajetória profissional se confunde com a história recente da revista The Economist: Rossi foi o presidente do grupo que edita a publicação até o primeiro semestre deste ano. Na entrevista, para além falar sobre sua experiência à frente da revista, Rossi destaca a importância do conteúdo para as empresas de mídia – tanto aquelas que lidam com informação como para as que estão no ramo de publicidade. Num momento em que o jornalismo profissional parece em xeque, com a ascensão das fake news e a falta de um modelo de negócio sustentável para as publicações online, Paul Rossi ressalta: “só o jornalismo pode salvar o jornalismo”. Entrevista em inglês. Gravado em 2 de outubro de 2018.

  • Podcast 508 – Roberto Luis Troster – Uma análise da crise econômica argentina
    Podcast 508 – Roberto Luis Troster – Uma análise da crise econômica argentina
    Duration: 16min | 28/09/2018

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com o economista Roberto Luis Troster. Em pauta, uma análise da crise econômica na Argentina, que, nos últimos meses, se agravou fortemente. Na avaliação do entrevistado, o atual contexto econômico argentino tem, sim, a ver com o passivo deixado pela administração de Cristina Kirchner, mas também está relacionado ao fato de que o governo Macri optou pelo gradualismo ao implementar os ajustes necessários no início de sua gestão. “Maquiavel já dizia: faça o mal de uma vez e o bem aos poucos. Esse foi o pecado original de Macri, que foi corrigido rapidamente”. Nesse sentido, em que pese o fato de a Argentina ter buscado socorro junto ao FMI, Roberto Luis Troster observa que o presidente da Argentina deverá agora buscar o apoio da população, uma vez que o mercado tem reagido bem às saídas encontradas por sua administração. “Macri ganhou a batalha com os mercados, mas tem de ganhar a batalha com a população”. Entrevista gravada em 25 de setembro de 2018.

  • Podcast 507 - Celso Lafer – Hannah Arendt: para entender o século XXI
    Podcast 507 - Celso Lafer – Hannah Arendt: para entender o século XXI
    Duration: 25min | 21/09/2018

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Celso Lafer, ministro das Relações Exteriores no governo Fernando Henrique Cardoso (2001-2002) e professor livre docente da Universidade de São Paulo. Na entrevista, Lafer, um dos principais estudiosos da obra da filósofa alemã Hannah Arendt (1906-1975) no Brasil, resgata o pensamento da autora numa perspectiva bastante particular, afinal, ele foi aluno de Arendt quando fez mestrado e doutorado nos Estados Unidos (Cornell University) na década de 1960. Ao falar daquele período, o entrevistado observa algumas características da trajetória de Hannah Arendt: “os conceitos e as categorias que ela criou continuam sendo relevantes para entender o século XXI”. Recentemente, Celso Lafer lançou uma versão atualizada de “Hannah Arendt: pensamento, persuasão e poder” (Editora Paz e Terra), uma coletânea de ensaios a propósito da vida e da trajetória intelectual de Hannah Arendt.

  • Podcast 506 – Rogério Schmitt – “Uma pesquisa eleitoral não é a previsão do resultado das urnas”
    Podcast 506 – Rogério Schmitt – “Uma pesquisa eleitoral não é a previsão do resultado das urnas”
    Duration: 23min | 14/09/2018

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com o cientista político Rogério Schmitt. Na entrevista, Schmitt fala sobre conjuntura política e análise eleitoral. No momento em que o Brasil assiste à corrida presidencial mais disputada da sua história recente, o cientista político destaca que as pesquisas não podem ser tomadas como referência definitiva para antecipar o que vai acontecer ao final das eleições. “A história eleitoral e a conjuntura de cada eleição nos ensinam a não-absolutizar os resultados das pesquisas”. Nesse sentido, além das pesquisas de intenção de voto, Rogério Schmitt apresenta outros três fatores necessários para a construção de cenários eleitorais, a saber: o retrospecto das eleições anteriores, os recursos de campanha de cada candidato e a história eleitoral mais recente do país.

  • Podcast 505 - Jorge Caldeira - A História da Riqueza no Brasil
    Podcast 505 - Jorge Caldeira - A História da Riqueza no Brasil
    Duration: 23min | 06/09/2018

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com o escritor e historiador Jorge Caldeira, autor, entre outros, do livro “A História da Riqueza no Brasil”, publicado em 2017 pela editora Sextante. Na entrevista, Caldeira fala sobre o processo de escrita do livro, além de comentar alguns dos momentos decisivos do desenvolvimento econômico do país. O autor observa, por exemplo, que, mesmo sem a presença do governo central, a atividade econômica do país acontecia graças aos esforços dos brasileiros que aqui estavam. “A produção econômica, especialmente no passado, era feita por famílias isoladas, sem qualquer relação com o governo”, comenta o historiador. Já em outra passagem da entrevista, Jorge Caldeira diz: “Essas ideias não são ortodoxas e novos métodos estão permitindo mostrá-las para a história econômica do Brasil”. Entrevista gravada no dia 21 de agosto de 2018.

  • Podcast 504 - Francisco Gomes Neto - A estratégia da Marcopolo para a superação da crise
    Podcast 504 - Francisco Gomes Neto - A estratégia da Marcopolo para a superação da crise
    Duration: 21min | 31/08/2018

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Francisco Gomes Neto, CEO da Marcopolo, empresa que está entre as maiores fabricantes de carrocerias no mundo. Na entrevista, além de destacar a estratégia da companhia nos últimos anos, o executivo fala a respeito dos desafios que a empresa enfrentou recentemente: da morte de seu fundador, Paulo Bellini (em julho de 2017), aos impactos da crise econômica no país. Ainda assim, a Marcopolo tem se mostrado resiliente e, de acordo com o CEO, até o momento, os números da performance de 2018 indicam que este é um ano de retomada de crescimento. “No primeiro semestre deste ano, a Marcopolo cresceu mais de 50%, superando nossas estimativas”, diz Francisco Gomes Neto, que acrescenta: “temos a expectativa de que, no ano que vem, esse ritmo de crescimento seja mantido”. Entrevista gravada no dia 23 de agosto de 2018.

  • Podcast 503 - Laércio Cosentino – A TOTVS e a era da transformação digital
    Podcast 503 - Laércio Cosentino – A TOTVS e a era da transformação digital
    Duration: 22min | 24/08/2018

    Podcast 503 - Laércio Cosentino – A TOTVS e a era da transformação digital by Rio Bravo

  • Podcast 502 - Frederico Lohmann - Entre o passado e o futuro: a reconstrução do Cultura Artística
    Podcast 502 - Frederico Lohmann - Entre o passado e o futuro: a reconstrução do Cultura Artística
    Duration: 28min | 17/08/2018

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Frederico Lohmann, superintendente da Sociedade Cultura Artística, que, fundada em 1912, é a instituição cultural privada mais antiga na América Latina. Na entrevista, Lohmann comenta o processo de reconstrução do Teatro Cultura Artística, que, há dez anos, teve sua estrutura destruída após um incêndio. O executivo fala sobre os muitos esforços que têm sido empregados para oferecer à cidade um equipamento cultural não somente alinhado à identidade do projeto original, mas, principalmente, que se destaque pelo novo perfil de espetáculo que a casa pretende proporcionar ao seu público. Nas palavras de Lohmann: “São Paulo hoje tem inúmeras manifestações culturais. Nesse sentido, repensar esse prédio do Cultura Artística é também reavaliar qual é o papel da instituição 100 anos depois de sua fundação”.

  • Podcast 501 - Bibop Gresta - A proposta da Hyperloop TT para reinventar o modelo de transporte.
    Podcast 501 - Bibop Gresta - A proposta da Hyperloop TT para reinventar o modelo de transporte.
    Duration: 30min | 10/08/2018

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Bibop Gresta, chairman e co-fundador da Hyperloop Transportation Technologies. Fundada em 2013, a HyperloopTT tem provocado interesse crescente junto ao ambiente de negócios não apenas porque está na vanguarda de iniciativas disruptivas, mas também porque a empresa se propõe a forjar o futuro da mobilidade em escala global – transportando cargas e pessoas em alta velocidade, fundamentado em tecnologia de alto nível e em fontes alternativas de energia para garantir sustentabilidade e baixo custo. Na conversa, além de falar sobre a proposta da companhia e de resgatar as origens do problema da mobilidade, Gresta expõe detalhadamente a complexidade que está no cerne do projeto: “atualmente, nós temos mais 900 pessoas em 42 países trabalhando de forma revolucionária. As melhores mentes do planeta se uniram à nossa equipe para resolver um dos maiores desafios, que é o transporte”. Bibop Gresta comenta, ainda, o acordo que a Hyperloop Transportation Technologies fir

  • Podcast 500 - Jorge Paulo Lemann - O Brasil precisa de melhor governança
    Podcast 500 - Jorge Paulo Lemann - "O Brasil precisa de melhor governança"
    Duration: 26min | 03/08/2018

    Na semana em que chega à marca histórica de 500 episódios, o Podcast Rio Bravo traz a entrevista com o empresário Jorge Paulo Lemann. É um nome que dispensa apresentações, não só porque é um dos homens de negócio mais bem-sucedidos do mundo, como também porque tem deixado sua marca na defesa incessante da meritocracia e dos investimentos a longo prazo. Na conversa, Lemann destaca as características do método 3G e ressalta, ainda, a importância dos erros que cometeu ao longo de sua trajetória. “Acho que não é só na escola que se aprende, a gente aprende bastante com os erros, também”. Ao falar sobre os desafios que o Brasil tem pela frente, o empresário se mostra otimista, apesar de apontar algumas carências: “Está faltando colocar mais ordem nas coisas; ter melhor governança. Acho que o setor público poderia ser muito mais eficiente do que é.” Mais ao fim da entrevista, Jorge Paulo Lemann fala sobre a importância dos investimentos em educação: “Os países mais bem-sucedidos são aqueles que têm as pessoas mais

  • Podcast 499 - Maurício Moura - As mídias sociais e a cabeça do eleitor
    Podcast 499 - Maurício Moura - As mídias sociais e a cabeça do eleitor
    Duration: 20min | 27/07/2018

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Maurício Moura, economista e fundador do instituto de pesquisa Ideia Big Data. Na entrevista, além de destacar as características da metodologia do Ideia Big Data, Moura comenta o cenário eleitoral de 2018 no Brasil. Para o entrevistado, atualmente, o processo de formação de opinião pública obedece a uma dinâmica muito mais intensa graças às novas tecnologias de informação. “Tem um lado bom nisso, porque as pessoas têm acesso à informação de maneira mais efetiva e escalável. Mas tem um lado ruim, pois assim é muito mais fácil propagar fake news num curto espaço de tempo”. O economista alerta, nesse sentido, para o perigo da formação das bolhas: “Os algoritmos ligados às plataformas de redes sociais acabam fazendo com que as pessoas de mesma opinião dialoguem apenas entre si”. Levando em consideração todos esses pontos, e tomando como base as eleições na Colômbia e no México no primeiro semestre de 2018, Maurício Moura assinala a importância de dois temas que

  • Podcast 498 - Paulo Kuczynski – “As obras-primas não sofrem”
    Podcast 498 - Paulo Kuczynski – “As obras-primas não sofrem”
    Duration: 20min | 20/07/2018

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Paulo Kuczynski, marchand e responsável pelo Escritório de Arte. Localizado em São Paulo, o Escritório de Arte se propõe, de um lado, a trabalhar com artistas brasileiros modernistas, concretistas e neoconcretistas; e, de outro, a oferecer obras significativas das melhores fases de cada um desses artistas. Além de resgatar sua trajetória como marchand, Paulo Kuczynski fala ao Podcast Rio Bravo sobre a importância da obra de arte na vida contemporânea e, mais especificamente, para os investimentos. Nas palavras do marchand: “as obras-primas não sofrem. Uma obra mediana só pode ser vendida em momentos de euforia. Agora, se o colecionador tiver uma obra que é objeto de desejo de todo mundo, o interesse permanece”. Entrevista gravada em 26 de junho de 2018.

  • Podcast 497 - Jaime Spitzcovsky - Os impactos da doutrina Trump na conjuntura internacional
    Podcast 497 - Jaime Spitzcovsky - Os impactos da doutrina Trump na conjuntura internacional
    Duration: 17min | 13/07/2018

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Jaime Spitzcovsky, jornalista e integrante do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional (Gacint) da USP. Na entrevista, Spitzcovsky comenta a atuação de Donald Trump no plano da política internacional. “Sem dúvida alguma, Donald Trump coloca em xeque uma posição de liderança dos Estados Unidos assumida ao longo das décadas pós-Segunda Guerra Mundial. Um pilar importante da agenda do presidente norte-americano é a questão do America First, ou seja, priorizar temas domésticos em detrimento de envolvimento internacional”. O entrevistado observa, no entanto, que determinados organismos vinculados ao processo histórico da globalização também merecem críticas. “Algumas instituições multilaterais têm ficado aquém das nossas expectativas do ponto de vista de seu funcionamento, como a Unesco e até mesmo a OMC”. Entrevista gravada em 29 de junho de 2018.

  • Podcast 496 - Renato Sergio de Lima - Segurança pública: um debate urgente
    Podcast 496 - Renato Sergio de Lima - Segurança pública: um debate urgente
    Duration: 29min | 06/07/2018

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Renato Sérgio de Lima, diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. De acordo com o Atlas da Violência, documento elaborado pelo IPEA e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no ano de 2016, o Brasil alcançou a infame marca histórica de 62.517 homicídios. Com isso, não chega a ser surpresa que a segurança pública apareça como tema decisivo para a agenda política do país, sobretudo em ano eleitoral. Na entrevista, além de falar sobre os diversos elementos que compõem esse cenário que flerta com a guerra civil, Renato Sérgio de Lima destaca quais iniciativas poderiam confrontar de modo mais efetivo o crime organizado: “inteligência, planejamento, trabalho de investigação e, sobretudo, ir atrás do dinheiro, fazendo com que os fluxos dos recursos ilegais sejam interrompidos”. Entrevista gravada em 29 de junho de 2018.

  • Podcast 495 - Daniel Bramatti - Em defesa do jornalismo investigativo
    Podcast 495 - Daniel Bramatti - Em defesa do jornalismo investigativo
    Duration: 20min | 29/06/2018

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Daniel Bramatti, jornalista e presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Desde o início da década passada, quando foi fundada, a atuação da Abraji gira em torno da capacitação de jornalistas e da reflexão do trabalho jornalístico. Na entrevista, além de destacar a proposta da Abraji, Bramatti também fala a respeito do 13º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, que acontece entre os dias 28 e 30 de junho em São Paulo. Em defesa do jornalismo investigativo, Daniel Bramatti afirma: “esse é um momento muito complicado, com ataques ao jornalismo oriundos de várias frentes. E existe na esfera política uma tentativa de deslegitimação do trabalho da imprensa, porque, se cumprir o seu papel, a imprensa incomoda e revela coisas que quem está no poder nem sempre gostaria que fosse revelado”. Entrevista gravada em 26 de junho de 2018.

  • Podcast 494 – Daniel Mendez – Sobre a Yurban Food e a aposta na mentalidade da Geração Y
    Podcast 494 – Daniel Mendez – Sobre a Yurban Food e a aposta na mentalidade da Geração Y
    Duration: 22min | 22/06/2018

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com o empresário Daniel Mendez, fundador e presidente da Sapore. Na entrevista, Mendez fala sobre a proposta da Yurban Food, nova iniciativa do grupo no segmento do varejo. Ao destacar as características desse novo negócio, o executivo afirma que a marca Yurban Food tem um conceito que se vincula não apenas com o perfil da geração Y, mas também com uma nova mentalidade. “São conceitos inovadores, mas não xiitas. Eu acredito na comida orgânica e na comida saudável, mas que não seja cara. O Yurban vem nesse contexto como um grande teste para descobrir qual é o anseio real das pessoas”. Em outra passagem da entrevista, Daniel Mendez comentou o impacto da greve dos caminhoneiros para o negócio que comanda. “Estou triste pelo país, porque é uma conta que terá de ser paga. Por outro lado, nenhum de nossos restaurantes ficou sem abastecimento. Isso mostra que a gestão e as pessoas estão comprometidas”. Entrevista gravada em 5 de junho de 2018.

  • Podcast 493 - Paulo Rabello de Castro - O país está farto da política tradicional
    Podcast 493 - Paulo Rabello de Castro - "O país está farto da política tradicional"
    Duration: 22min | 14/06/2018

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Paulo Rabello de Castro, pré-candidato do Partido Social Cristão (PSC) à presidência da República. Na entrevista, Rabello fala sobre sua decisão de participar da corrida presidencial deste ano. “Nós temos tido um alto grau de frustração porque os governos têm sido pautados pela falta de compromisso com um plano que muitas vezes nem adotam. Então, agora a bronca é comigo”, afirma o entrevistado. Embora tenha sido presidente do IBGE e do BNDES nos anos de 2016 e 2017, respectivamente, o pré-candidato diz que não tem receio de ser identificado com a administração de Michel Temer: “Isso não tem nada a ver com aderir ao governo Temer, até porque a equipe econômica do governo Temer é a equipe do ministro Meirelles”. Quando questionado sobre a possibilidade de sua candidatura ser absorvida por outra legenda ao longo do processo eleitoral, Paulo Rabello de Castro é enfático: “a chance é zero”. Entrevista gravada em 8 de junho de 2018.

  • Podcast 492 - Bruno Marques - Grupo Cataratas: entre a gestão do negócio e a preservação da natureza
    Podcast 492 - Bruno Marques - Grupo Cataratas: entre a gestão do negócio e a preservação da natureza
    Duration: 22min | 08/06/2018

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Bruno Marques, diretor-presidente do Grupo Cataratas, empresa que desde 1999 atua na gestão de serviços voltados para o ecoturismo. Na entrevista, Marques fala sobre a importância do equilíbrio entre a gestão do negócio e a preservação da natureza. Nas palavras do entrevistado, “o nosso melhor cartão de visitas é a operação nos parques. Isso porque a comunidade local vê que nós conseguimos fazer investimentos e que isso impacta na qualidade de vida de todo mundo no entorno”. Desde 2014, o Advent International compõe 50% do Grupo Cataratas. “Nós temos crescido muito mais nos últimos anos”, afirma o executivo. Ao comentar os próximos passos da companhia, Bruno Marques comenta a disposição para administrar outros parques. “Entre outras oportunidades, temos todo interesse no Parque do Ibirapuera”. Entrevista gravada em 4 de junho de 2018.

  • Podcast 490 - Rafael Cagnin: A análise do IEDI sobre o desempenho da indústria
    Podcast 490 - Rafael Cagnin: A análise do IEDI sobre o desempenho da indústria
    Duration: 17min | 25/05/2018

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Rafael Cagnin, economista do IEDI. Em pauta, a discussão sobre o desempenho da indústria no Brasil, que têm apresentado certa dificuldade no contexto da retomada da economia brasileira. Nesse sentido, o trabalho que vem sendo realizado pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial tem identificado quais são os pontos mais frágeis desse cenário. Na avaliação de Rafael Cagnin, economista do IEDI, não faltam fatores para explicar a demora na recuperação do bom desempenho da indústria. “No front público, é difícil ver uma recomposição nesse momento; já pelo lado privado, as obras de infraestrutura e de construção pesada continuam bloqueadas”. Em contrapartida, ao comentar um dos pilares da recuperação, Rafael Cagnin fala das exportações, com ênfase para o setor automobilístico. “Goste-se ou não da indústria automobilística, ainda é um setor que congrega insumos de diferentes naturezas”. Entrevista gravada em 10 de maio de 2018.

  • Podcast 489 – Luís Calil – “Nosso desafio é ensinar as pessoas a ir ao cinema”
    Podcast 489 – Luís Calil – “Nosso desafio é ensinar as pessoas a ir ao cinema”
    Duration: 23min | 18/05/2018

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Luís Calil, diretor-geral da Diamond Films. Na entrevista, Calil fala a respeito da proposta da Diamond Films, distribuidora voltada para o segmento do cinema independente. O executivo atenta para o fato de que esse mercado tem características bastante específicas, sobretudo quando se observa que os blockbusters ocupam a maioria das salas de cinema no país, atraindo, assim, boa parte do público. Na opinião de Calil, o desafio é promover o cinema independente para uma fatia ainda maior da audiência. “Nosso desafio é criar essa demanda; é ensinar as pessoas a ir ao cinema”. Para além de atuar na distribuição de filmes para os países da América Latina, Luís Calil afirma que a Diamond Films tem investido na produção de conteúdo. “Com a alta demanda das plataformas de streaming, a Diamond tem se posicionado no sentido de gerar conteúdo local”. Entrevista gravada em 15 de maio de 2018.

  • Podcast 488 – Thamila Zaher – A proposta da Concept para romper com o modelo tradicional da educação
    Podcast 488 – Thamila Zaher – A proposta da Concept para romper com o modelo tradicional da educação
    Duration: 16min | 11/05/2018

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Thamila Zaher, diretora-executiva do Grupo SEB, cuja mais nova escola é a Concept. Na entrevista, Thamila fala a respeito da proposta Concept, uma iniciativa na área de educação que promete investir em novas metodologias de ensino e, com isso, quebrar os paradigmas da educação no Brasil. E um dos elementos centrais da Concept está relacionado à ênfase na aprendizagem do aluno. “Nós entendemos que, quando voltamos a metodologia para o aprendizado centrado no aluno, já temos uma mudança fundamental.” Nesse sentido, a proposta da escola se orienta a partir de quatro eixos contextualizadores, a saber: sustentabilidade, colaboração, fluência digital e empreendedorismo. “Nós identificamos esses quatro eixos que tangenciam a escola inteira e que permitem que os alunos tenham habilidades para o futuro”. E quais são os próximos passos da Concept? Thamila Zaher responde sem hesitação: “no nosso pipeline daqui pra frente nós estamos olhando para o Vale do Silício e para

  • Podcast 487 – Alexandre Camargo – A performance da Assist Card e as vantagens do câmbio estável
    Podcast 487 – Alexandre Camargo – A performance da Assist Card e as vantagens do câmbio estável
    Duration: 21min | 04/05/2018

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Alexandre Camargo, country manager da Assist Card, empresa líder mundial no segmento de assistência integral ao viajante. Na entrevista, Camargo realça as características do mercado que a empresa atua, destacando o foco da companhia: “Ao contrário de outras seguradoras que estão no Brasil e se desenvolveram através de outros ramos de negócio, a Assist Card há 40 anos se especializou em seguro-viagem, concentrando-se, portanto, nessa proposta”. Num cenário de recuperação econômica, Camargo comentou os resultados alcançados pela empresa em 2017, ressaltando a importância da estabilidade do dólar no ano passado. Para 2018, o executivo reconhece que o cenário é mais complexo. “Este ano é mais complicado. Existem alguns fatores que podem ser uma surpresa – talvez uma surpresa negativa –, mas nós estamos otimistas”. A propósito disso, Alexandre Camargo fala em seguir com a estratégia adotada desde 2016. “Capacitar o público em relação ao seguro, investir em serviço

  • Podcast 486 – Cristovão Tezza – “A literatura faz bem em tratar de temas políticos ficcionalmente”
    Podcast 486 – Cristovão Tezza – “A literatura faz bem em tratar de temas políticos ficcionalmente”
    Duration: 21min | 27/04/2018

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com o escritor Cristovão Tezza, autor do livro “A Tirania do amor”, romance que acaba de ser publicado pela editora Todavia. Na entrevista, além de falar sobre o livro, o entrevistado resgata e comenta a sua própria trajetória como escritor. Cristovão Tezza é um dos autores mais premiados da literatura brasileira contemporânea, tendo publicado, na década passada, o romance “O Filho Eterno”, obra que foi sucesso de crítica e de público no Brasil e no exterior. Teria esse êxito provocado algum tipo de bloqueio para as obras seguintes? Tezza responde: “O sucesso de ‘O Filho Eterno’ aconteceu num momento de maturidade do meu trabalho como escritor”. Se não foi surpreendido pelo sucesso de seus livros, Cristovão Tezza confessa ter ficado, sim, preocupado quando se posicionou politicamente a propósito do episódio do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff em 2016. “Tenho uma posição que não é a dominante na intelectualidade brasileira de esquerda. E por isso eu fui

  • Podcast 485 – Luiz Alves – A estrutura dinâmica das redes de corrupção no Brasil
    Podcast 485 – Luiz Alves – A estrutura dinâmica das redes de corrupção no Brasil
    Duration: 24min | 20/04/2018

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Luiz Alves, pesquisador do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo em São Carlos. O entrevistado é um dos autores do levantamento sobre os casos de corrupção na política brasileira (e que foram noticiados pela imprensa) ao longo de 27 anos. Publicado em janeiro de 2018, o artigo “The dynamical structure of political corruption networks” foi listado pelo MIT Review of Technology como um dos mais instigantes do início do ano. No Podcast, Luiz Alves detalha a metodologia do trabalho e também comenta os resultados da pesquisa. Na avaliação dele, a rede de corrupção tem estrutura parecida com as redes de terrorismo e de tráfico de drogas. “Essa estrutura permaneceu desde 1987 até 2014”, afirma Luiz Alves. Entrevista gravada em 19 de abril de 2018.

  • Podcast 484 – Lizandra Alvim – A Blombô e as novas plataformas para o mercado da arte
    Podcast 484 – Lizandra Alvim – A Blombô e as novas plataformas para o mercado da arte
    Duration: 21min | 13/04/2018

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Lizandra Alvim, idealizadora e coordenadora do site Blombô. Lizandra fala da proposta da plataforma, uma inciativa que pode ser definida como um marketplace online para o universo da arte. “O mercado da arte está migrando para o digital, e nós acreditamos que esse é um movimento irreversível”, explica. Para a entrevistada, o papel desempenhado pelo site vai além, uma vez que o público passa a ter acesso de forma mais direta aos trabalhos artísticos, que, antes, estavam disponíveis apenas nas galerias. Muito embora tenha sido criada em junho do ano passado, os resultados da Blombô já têm chamado a atenção dos seus idealizadores. “Nós fizemos uma projeção conservadora para 2017, mas a presença de galerias importantes no site deu confiança aos compradores”. A Blombô participa da edição deste ano da SP-Arte, que acontece entre os dias 11 e 15 de abril na Bienal do Ibirapuera em São Paulo. Entrevista gravada em 12 de abril de 2018.

  • Podcast 483 – Michael Klein – Econofact: uma discussão elevada sobre economia e políticas públicas
    Podcast 483 – Michael Klein – Econofact: uma discussão elevada sobre economia e políticas públicas
    Duration: 18min | 06/04/2018

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com o professor Michael Klein, editor-executivo do Econofact, publicado pelo Edward R. Murrow Center for Digital World, na Fletcher School (Tufts University). No ar desde janeiro de 2017, o Econofact é uma iniciativa digital que tem como objetivo oferecer análises relacionadas ao debate econômico e às políticas públicas nos Estados Unidos. Para tanto, o site conta com a colaboração de uma ampla rede de economistas, que são especialistas renomados em diferentes áreas do conhecimento. Num momento em que os experts parecem confrontados pelo ruído das fake news e da pós-verdade, o entrevistado defende que a análise fundamentada de temas correlatos à economia e às políticas públicas pode, sim, proporcionar um ganho efetivo para o entendimento da audiência, sobretudo para os formadores de opinião, em relação aos assuntos que importam. Nesse sentido, um dos exemplos se dá quando Michael Klein critica a política comercial do governo Trump: “Ter um déficit comercial não é

  • Podcast 482 – Almir Pazzianotto – A Constituição de 1988 e a falta de harmonia entre os Poderes
    Podcast 482 – Almir Pazzianotto – A Constituição de 1988 e a falta de harmonia entre os Poderes
    Duration: 21min | 29/03/2018

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Almir Pazzianotto, advogado, ex-ministro do Trabalho e ex-presidente do Tribunal Superior do Trabalho. Na entrevista, Pazzianotto comenta a proposta de “lipoaspiração da Constituição”, conforme as palavras do ex-ministro do STF, Nelson Jobim. A ideia da proposta é “retirar todos os excessos para reconstruir a harmonia entre os Poderes”. Desse modo, o entrevistado explica por que governar bem o Brasil com a Constituição de 1988 é inviável. Segundo ele, isso se deve ao fato de que, quando forjada, a Lei Magna se fundamentou em quatro elementos: o ativismo das corporações, o ambiente revanchista, o predomínio da utopia e a ignorância da realidade. “Ao olharmos a relação dos integrantes da Assembleia Nacional Constituinte [naquela época], é muito difícil encontrar um constitucionalista. Na escolha dos integrantes, o povo não teve a preocupação de eleger constitucionalistas, preferindo, em vez disso, os candidatos com maior popularidade”. Almir Pazzianotto sugere

  • Podcast 481 – Rogerio Chequer – Do movimento Vem Pra Rua à candidatura para governador
    Podcast 481 – Rogerio Chequer – Do movimento Vem Pra Rua à candidatura para governador
    Duration: 18min | 23/03/2018

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Rogerio Chequer, que foi uma das lideranças do movimento Vem Pra Rua e que desde o fim de 2017 integra do Partido Novo. Na entrevista, Chequer conta por que decidiu se candidatar a governador de São Paulo, estado que há mais de 20 anos está sob a administração do PSDB. A propósito, em que pese o desafio de enfrentar um partido já consolidado na política nacional, o entrevistado está otimista com a eleição de 2018: “Ao montar o programa de governo, fico animado ao perceber que é possível fazer com que a máquina pública ofereça serviços de qualidade nas áreas de saúde, segurança, educação e saneamento”. Rogerio Chequer afirma, ainda, que ao mesmo tempo em que a população está descrente com a classe política existe a expectativa mudança. “Nós temos encontrado aceitação e alinhamento no sentido de querer fazer política diferente”. Entrevista gravada em 21 de março de 2018.

  • Podcast 480 – Hugo Calderano – Uma conversa com o mesatenista tranquilo
    Podcast 480 – Hugo Calderano – Uma conversa com o mesatenista tranquilo
    Duration: 15min | 16/03/2018

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com o mesatenista Hugo Calderano, o primeiro atleta brasileiro da modalidade a chegar às finais de uma competição Platinum, equivalente ao Grand Slam do tênis. Na entrevista, Hugo fala de sua trajetória como atleta profissional, que teve origem ainda na sua infância. “A partir dos 8 anos, fui tomando gosto pelo esporte e nunca mais parei de jogar tênis de mesa”. Aos 21 anos, ele tem sido chamado de "sensação do Brasil" e já desafia os primeiros colocados no ranking mundial. Atualmente vivendo na Alemanha, onde atua na primeira divisão da Bundesliga daquele país, Hugo Calderano diz não se abalar pela pressão quanto aos resultados. “Eu sei que a expectativa aumenta, mas eu não penso muito nisso, pois tenho de estar focado em mim mesmo. A pressão só me ajuda”. Entrevista gravada em 13 de março de 2018.

  • Podcast 479 – Luiz Gustavo Nussio – “A chance do agro se tornar uma bandeira de orgulho nacional”
    Podcast 479 – Luiz Gustavo Nussio – “A chance do agro se tornar uma bandeira de orgulho nacional”
    Duration: 27min | 09/03/2018

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Luiz Gustavo Nussio, diretor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, a Esalq. Na entrevista, Nussio comenta o papel que a instituição tem desempenhado na formação de mão-de-obra qualificada para o setor agro do país. “A sociedade espera muito da Esalq no tocante à competência técnica. Então, a instituição se organizou para oferecer conteúdo que dê aos alunos a oportunidade de saírem bem formados tecnicamente”, diz o diretor. Ainda na avaliação do entrevistado, a trajetória recente da economia brasileira abriu as portas para que houvesse mais visibilidade para um segmento que não era devidamente reconhecido no país. Nesse sentido, Luiz Gustavo Nussio entende que é necessário fazer com que a sociedade brasileira saiba que os ganhos do setor agro pertencem à população como um todo. “O agro não é do setor rural; o agro é dos brasileiros”. Entrevista gravada em 27 de fevereiro de 2018.

  • Podcast 478 – Maurício Antônio Lopes – Sobre a participação da Embrapa no desempenho da agropecuária
    Podcast 478 – Maurício Antônio Lopes – Sobre a participação da Embrapa no desempenho da agropecuária
    Duration: 31min | 02/03/2018

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Maurício Antônio Lopes, presidente da Empresa Brasileira de Agropecuária, a Embrapa. Na entrevista, Lopes fala sobre o papel da empresa no desempenho da agropecuária, segmento que puxou o crescimento do PIB em 2017. “A agricultura brasileira é extremamente diversificada, então, a pesquisa agropecuária desenvolvida pela Embrapa tem participação enorme nesse contexto”. O entrevistado responde, ainda, aos comentários que apontam para a fragmentação excessiva de projetos da empresa. “A Embrapa atende um setor disperso num espaço territorial gigantesco e complexo. Nesse sentido, em função das entregas que tem conseguido fazer ao longo da sua história, há um conjunto amplo de demandas e oportunidades”. Para 2018, Maurício Antônio Lopes destaca as propostas que vão se aproveitar da aprovação do Código de Ciência, Tecnologia e Inovação, que, nas palavras do entrevistado, “facilitam a relação da Embrapa com o setor privado”. Entrevista gravada em 23 de fevereiro de

  • A estratégia da Vitacon e a nova proposta para o mercado imobiliário
    A estratégia da Vitacon e a nova proposta para o mercado imobiliário
    Duration: 23min | 23/02/2018

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Alexandre Frankel, CEO e fundador da Vitacon. Na entrevista, Frankel não somente recupera os fatores que o motivaram a ingressar no mercado imobiliário, como também defende a visão de uma nova proposta de vida em uma metrópole como São Paulo. Ao ser questionado sobre a solução oferecida pela Vitacon – apartamentos menores, utilização inteligente do espaço individual e aposta no conceito de compartilhamento –, o executivo afirma que “a possibilidade de morar próximo do trabalho, por exemplo, faz com que esse trade-off seja muito positivo”. Para Alexandre Frankel, o futuro do mercado imobiliário também será afetado por outros elementos, para além dos novos perfis de moradores. “Eu acredito que a tecnologia embarcada será muito forte nos apartamentos; e acredito, também, que os serviços vão revolucionar o setor imobiliário.” Entrevista gravada em 22 de fevereiro de 2018.

  • Podcast 476 – Bolívar Lamounier – A corrida presidencial e a fragmentação do cenário político
    Podcast 476 – Bolívar Lamounier – A corrida presidencial e a fragmentação do cenário político
    Duration: 17min | 17/02/2018

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com o cientista político Bolívar Lamounier, diretor-presidente da Augurium Consultoria. Na entrevista, Lamounier comenta o cenário eleitoral do país após condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em segunda instância pelo TRF-4. Mesmo não habilitado para concorrer em 2018, o ex-presidente permanece um player importante na disputa eleitoral, ainda que sua força tenha diminuído, segundo avalia o cientista político. O entrevistado destaca, também, a fragmentação provocada pelo número de concorrentes. “Nós temos que admitir, pelo menos até maio ou junho, uma margem muito grande de incerteza, como um caleidoscópio que vai ficar se mexendo”. Bolívar Lamounier ressalta a necessidade de uma agenda política que contemple não só a economia, mas, também, a segurança pública. Entrevista gravada em 14 de fevereiro de 2018.

  • Podcast 475 - Hélio Zylberstajn - A recuperação do mercado de trabalho e a importância das reformas
    Podcast 475 - Hélio Zylberstajn - A recuperação do mercado de trabalho e a importância das reformas
    Duration: 19min | 09/02/2018

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com o economista Hélio Zylberstajn, professor da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo. Na entrevista, Zylberstajn comenta o cenário de recuperação econômica no país, dando ênfase para a consolidação do emprego. O economista destaca, nesse sentido, a importância do ano de 2017 para essa retomada. “O ano passado foi de estabilização do mercado de trabalho. Agora em 2018, nós devemos ter uma redução mais visível do desemprego”. Ao analisar o impacto da reforma trabalhista, Hélio Zylberstajn ressalta que a reforma tem como principal feito, até o momento, a melhoria das condições do mercado de trabalho. “Na minha avaliação, o objetivo da reforma é o de corrigir algumas distorções nas práticas trabalhistas e não a criação de empregos”. Entrevista gravada em 05 de fevereiro de 2018. Tags: mercado de trabalho, Hélio Zylberstajn, reforma trabalhista, economia brasileira, reforma da previdência.

  • Podcast 474 - Jack Vartanian - É preciso estar estimulado para fazer o Belo
    Podcast 474 - Jack Vartanian - "É preciso estar estimulado para fazer o Belo"
    Duration: 25min | 02/02/2018

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com o designer de joias Jack Vartanian, fundador da marca que desde 1999 leva seu nome. Na entrevista, Vartanian recupera os anos de formação, quando, ainda na adolescência, viajou pelo mundo e passou a adquirir a experiência necessária para reconhecer as características das pedras preciosas e desenvolver o olhar que, de acordo com suas palavras, é fundamental para o momento da criação. “Essa vivência foi importantíssima. As pessoas me conhecem por essa curadoria de pedras”. Ao detalhar o seu trabalho, o entrevistado ressalta o valor do equilíbrio entre a intuição e a razão: “Sempre que eu racionalizei muito, o resultado não ficou tão bacana. Mas é claro que não dá para ser totalmente conceitual. É preciso encontrar um ponto de equilíbrio”. Jack Vartanian destaca, ainda, que a crise econômica dos últimos anos exigiu que a criatividade estivesse mais presente, apesar do noticiário ruim. “Eu fiz as minhas melhores coleções em 2016, mas é preciso estar estimulado pa

  • Podcast 473 – Joel Pinheiro da Fonseca – A agenda liberal e as eleições 2018
    Podcast 473 – Joel Pinheiro da Fonseca – A agenda liberal e as eleições 2018
    Duration: 22min | 26/01/2018

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com o economista e filósofo Joel Pinheiro da Fonseca, colunista da “Folha de S.Paulo” e da “Exame”. Recentemente, o instituto Datafolha trouxe em pesquisa que sete em cada dez brasileiros são contra privatizações. Tomando esse indicador como referência, o entrevistado comenta a disseminação das ideias liberais no país e o possível impacto dessa agenda para as eleições deste ano. “No legislativo, há espaço para alguns candidatos que levantem as bandeiras liberais, ainda que este não seja um discurso que vá ser majoritário no Brasil”. Ao falar dos desafios para a propagação dessa narrativa junto para um público maior, Joel Pinheiro observa que muitas vezes falta assertividade aos liberais. “Para a população, isso é importante. É preciso saber construir essa imagem, também”.

  • Podcast 472 – Carla Pernambuco – Entre a cozinha multicultural e o controle do orçamento
    Podcast 472 – Carla Pernambuco – Entre a cozinha multicultural e o controle do orçamento
    Duration: 18min | 19/01/2018

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com a chef e comunicadora Carla Pernambuco, que há 23 anos está à frente do restaurante Carlota. Na entrevista, Carla resgata o início da sua atuação na área de gastronomia, quando esse segmento ainda não estava devidamente desenvolvido como negócio no país. A propósito disso, a entrevistada critica a quantidade de impostos e a regulamentação excessiva, fatores que acabam por inibir o surgimento de mais iniciativas no setor. Ao falar sobre a estratégia do Carlota, a chef ressalta a importância da cozinha multicultural, que, ao mesmo tempo que exalta o valor cosmopolita, não abre mão dos sabores locais. Ao comentar as expectativas para 2018, Carla Pernambuco reforça a importância da manutenção do orçamento. “O budget precisa ser equilibrado. Isso vale para o Brasil, isso vale para todos os clientes e vale para nós, também”.

  • Podcast 471 – Fernando Rodrigues – O Poder360 e o modelo disruptivo da cobertura jornalística
    Podcast 471 – Fernando Rodrigues – O Poder360 e o modelo disruptivo da cobertura jornalística
    Duration: 31min | 12/01/2018

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com o jornalista Fernando Rodrigues, fundador e publisher do site Poder360. Na entrevista, Rodrigues fala sobre o Poder360, uma empresa de jornalismo profissional que nasceu e se estabeleceu na internet. Para além de explicar como funciona o modelo de negócios do site, o entrevistado destaca as características editoriais da publicação, bem como aponta os elementos que distinguem o Poder360 da imprensa tradicional no Brasil. “Nós nos beneficiamos por ter um modelo mais direto ao ponto em relação à demanda do consumidor de notícia de alto nível. Isso é algo que os veículos tradicionais ainda não conseguiram suprir, apesar da altíssima qualidade de seus profissionais”.

  • Podcast 470 – Ricardo Piquet – O Museu do Amanhã e a estética da convivência
    Podcast 470 – Ricardo Piquet – O Museu do Amanhã e a estética da convivência
    Duration: 20min | 05/01/2018

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Ricardo Piquet, diretor-geral do Museu do Amanhã. Na entrevista, Piquet fala sobre a história recente do museu, que, apesar de dois anos de funcionamento, já é o mais visitado do país. Ao destacar a proposta de curadoria, o entrevistado destaca o que considera ser uma espécie de espinha dorsal da instituição. “Para a curadoria, além dos pilares da sustentabilidade e da convivência, nós trouxemos mais dois, que são a inovação e o conhecimento.” Ricardo Piquet ressalta, ainda, a importância da localização do Museu do Amanhã: “Foi aqui que nasceu o Rio de Janeiro, foi aqui que nasceram as grandes instituições, foi aqui que nasceu a Rádio Nacional, o samba; é um sítio riquíssimo e essas histórias precisam ser contadas”.

  • Podcast 469 – José Ernesto Bologna – A literatura como compreensão da crise política
    Podcast 469 – José Ernesto Bologna – A literatura como compreensão da crise política
    Duration: 27min | 22/12/2017

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com José Ernesto Bologna, psicólogo e autor do livro “O deputado ou o cinismo”, publicado em 2017 pela Edições de Janeiro. Na entrevista, Bologna fala acerca das motivações que o fizeram escrever o livro, bem como destaca a importância da forma ficcional para estruturar a trama narrativa. Questionado se as pessoas não estariam sendo demasiadamente expostas à discussão política, o entrevistado citou o poderoso e conhecido argumento de Aristóteles: “Se você não se interessa por política, você será governado por quem se interessa por ela. Ou seja, é uma realidade, muitas vezes, penosa, difícil e cansativa, que é o exercício da cidadania.” Como autor, José Ernesto Bologna espera que o leitor possa ir além da superficialidade de certa indignação política, buscando, assim, se aprofundar na complexidade dos problemas que estão em pauta.

  • Podcast 468 – Martin Raiser – O ajuste justo e a eficiência dos investimentos
    Podcast 468 – Martin Raiser – O ajuste justo e a eficiência dos investimentos
    Duration: 31min | 22/12/2017

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Martin Raiser, diretor do Banco Mundial para o Brasil. No mês de novembro, o Banco Mundial divulgou o relatório ”Um ajuste justo”, que oferece uma análise baseada em evidências sobre os gastos do governo brasileiro. O diagnóstico não é bom. De acordo com o documento, o governo brasileiro não somente gasta mais do que pode, como também gasta mal. Na entrevista, além de ressaltar as características do relatório, Raiser comenta como os gastos poderiam ser mais bem empregados, o que resultaria em investimentos mais adequados, que, por sua vez, melhorariam o desempenho econômico do país. Como exemplo, o entrevistado cita os recursos dedicados à área da saúde (“O Brasil poderia obter um resultado melhor mantendo o gasto atual”), além de realçar que, apesar de fundamental, os investimentos em educação precisam ser realizados de maneira a atestar a sua eficiência (“a melhor alocação do gasto seria uma das maneiras para aprimorar o desempenho educacional”). Entrevista

  • Podcast 467 – Renato Dias – O Ranking dos Políticos e o voto pela transparência do Congresso
    Podcast 467 – Renato Dias – O Ranking dos Políticos e o voto pela transparência do Congresso
    Duration: 19min | 15/12/2017

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Renato Dias, diretor executivo do Ranking dos Políticos, ferramenta que monitora a atividade parlamentar, concentrando-se nas ações dos deputados federais e dos senadores. Na entrevista, Renato Dias fala não apenas sobre a origem da ferramenta, como também destaca as características do funcionamento do ranking. “O critério que nós utilizamos para definir se uma votação é boa ou ruim está relacionado a quanto isso contribui para o combate à corrupção, para o fim dos privilégios e para o fim do desperdício da máquina pública”. Em outro momento da conversa, o entrevistado comenta as ações propositivas que serão encaminhadas com o apoio do Ranking dos Políticos: “Nós vamos divulgar uma agenda propositiva para que o Brasil possa entrar num ciclo de transparência, comprometimento e representatividade no Congresso”. Entrevista gravada em 11 de dezembro de 2018. Tags: Ranking dos Políticos, Renato Dias, atuação parlamentar, Congresso Nacional, eleições 2018.

  • Podcast 466 – Daniel José Oliveira – A hora e a vez de novos quadros políticos
    Podcast 466 – Daniel José Oliveira – A hora e a vez de novos quadros políticos
    Duration: 28min | 08/12/2017

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Daniel José Oliveira, pré-candidato do Partido Novo a deputado federal. Na entrevista, Daniel Oliveira recupera sua própria trajetória para destacar a importância da educação no desenvolvimento dos jovens no Brasil. De origem humilde, ele superou muitos obstáculos e, graças a uma bolsa de estudos da Fundação Estudar, se formou em economia no Insper. Depois, concluiu mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Yale. Em vez de dar continuidade à carreira profissional bem sucedida no mercado financeiro, nosso entrevistado abriu mão de tudo para se dedicar à política. O motivo? Daniel responde: “Se nós temos a pretensão de fazer alguma coisa pelo Brasil, a hora é agora. Foi pensando nesse momento tão crítico que eu decidi oferecer minha contribuição”. Entrevista gravada em 4 de dezembro de 2018.

  • Podcast 465 – Stelleo Tolda – O Mercado Livre e o conceito de democratização do comércio
    Podcast 465 – Stelleo Tolda – O Mercado Livre e o conceito de democratização do comércio
    Duration: 26min | 01/12/2017

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Stelleo Tolda, co-fundador e COO do Mercado Livre. Na entrevista, o executivo fala a respeito da trajetória da empresa, que, nos primeiros anos, além de estabelecer o modelo de negócio, teve de enfrentar os empecilhos relacionados à própria estrutura da internet brasileira no início dos anos 2000. Para o entrevistado, no entanto, esses fatores não impediram o desenvolvimento do Mercado Livre, que sempre se pautou pela estratégia de longo prazo. Em 2017, a empresa apareceu como uma das 100 principais companhias de tecnologia da Nasdaq (ocupando o lugar do Yahoo!), uma conquista que, ao lado do reconhecimento, traz mais responsabilidade, conforme palavras de Stello Tolda: “Nesse mundo de tecnologia, as mudanças acontecem muito rápido. Então, é preciso inovar para continuar na vanguarda”. Entrevista gravada em 14 de novembro de 2018.

  • Podcast 464 – Vijay Rangarajan – As relações entre Reino Unido e Brasil – segunda parte
    Podcast 464 – Vijay Rangarajan – As relações entre Reino Unido e Brasil – segunda parte
    Duration: 23min | 24/11/2017

    No Podcast Rio Bravo desta semana, continuamos a conversa com Vijay Rangarajan, Embaixador do Reino Unido no Brasil. Na segunda parte da entrevista, o Embaixador fala sobre o papel da economia criativa nas relações entre Brasil e Reino Unido, destacando que a música e o futebol como pontos de contato entre as duas culturas. Vijay Rangarajan comenta, também, a importância de sua formação na área de ciências como um ativo para o trabalho como diplomata. “Isso me dá a possibilidade de lidar com os dados relacionados às mudanças climáticas, por exemplo, porque ajuda a separar o que deve ser debatido em relação a esse tema”. A propósito, ao responder uma pergunta relacionada às expectativas com o Brasil além de 2018, o Embaixador salientou que o país é um ator chave para questões que se apresentam como definitivas para o contexto global. “Tenho interesse em discutir, junto ao Brasil, como abordamos os grandes desafios, como mudanças climáticas e transição energética, que estão à nossa porta. Se nós não enfrentarmo

  • Podcast 463 – Vijay Rangarajan – As relações entre Reino Unido e Brasil – primeira parte
    Podcast 463 – Vijay Rangarajan – As relações entre Reino Unido e Brasil – primeira parte
    Duration: 20min | 17/11/2017

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Vijay Rangarajan, Embaixador do Reino Unido no Brasil. Nesta primeira parte da entrevista, o Embaixador fala das possibilidades do Brasil no contexto internacional, mesmo com tantos desafios adiante: mudanças climáticas, reformas estruturais e fortalecimento dos sistemas multilaterais. Para o entrevistado, as oportunidades estão presentes não somente no eixo Rio-São Paulo, mas, também, a partir de iniciativas em outras cidades, citando, como exemplo, startups em Belo Horizonte e empresas de cibersegurança em Recife. Além disso, Vijay Rangarajan salienta a importância das mudanças econômicas no país para o fortalecimento das relações entre Brasil e Reino Unido. (Podcast em Inglês) Entrevista gravada em 01 de novembro de 2017.

  • Podcast 462 – Marcos Troyjo – Os Brics, a China e a nova arquitetura da globalização contemporânea
    Podcast 462 – Marcos Troyjo – Os Brics, a China e a nova arquitetura da globalização contemporânea
    Duration: 27min | 10/11/2017

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com o diplomata Marcos Troyjo, diretor do BricLab, na Universidade de Columbia, em Nova York, onde também atua como professor-adjunto de relações internacionais e de políticas públicas. Na entrevista, Troyjo traz um diagnóstico da conjuntura internacional, com destaque para os Brics no atual contexto da globalização. O entrevistado comenta o bom desempenho de China e Índia, que corresponderam às expectativas de desenvolvimento, assim como observa o fato de Brasil e Rússia terem apresentado perfomance abaixo do esperado. Nesse sentido, o diplomata ressalta a importância da China na dinâmica das relações internacionais contemporâneas, forjando, assim, uma nova arquitetura da globalização. “Talvez, do ponto de vista da ordem internacional, nós devamos falar do mundo do G2, em que o protagonismo dos Estados Unidos é ladeado pela China”. Entrevista gravada em 27 de outubro de 2017.

  • Podcast 461 – Ramon Bicudo – A recuperação da Mata Atlântica e os ciclos econômicos no Brasil
    Podcast 461 – Ramon Bicudo – A recuperação da Mata Atlântica e os ciclos econômicos no Brasil
    Duration: 24min | 01/11/2017

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com o biólogo Ramon Bicudo, pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) na Unicamp. Na entrevista, Bicudo fala a respeito do processo de transição florestal que acontece no Vale do Paraíba. Fundamentado na pesquisa que fez para o Nepam, Bicudo destaca que a volta da cobertura vegetal na região pode ser explicada por fatores diversos, que vão desde a participação mais ativa dos moradores locais e da sociedade civil até o desenvolvimento sócio-econômico naquele espaço. Nas palavras do entrevistado: “a cobertura florestal está diretamente relacionada aos nossos ciclos sociais e econômicos. Portanto, quando nós vemos o Brasil modernizando sua agricultura no centro do país, quando a marcha para o desenvolvimento começa a criar novas flechas, algumas outras regiões, que já não se adequam a esse sistema, naturalmente se integram em outros ciclos”. Para Ramon Bicudo, a recuperação da Mata Atlântica na porção paulista do Vale do Paraíba, por exemplo, é

  • Podcast 460 – Roberto Luís Troster – Uma análise do sistema financeiro nacional
    Podcast 460 – Roberto Luís Troster – Uma análise do sistema financeiro nacional
    Duration: 17min | 27/10/2017

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com o economista Roberto Luís Troster. Na avaliação do entrevistado, o sistema financeiro nacional está defasado diante dos desafios atuais da economia brasileira. Além disso, esse sistema opera abaixo da metade da sua capacidade, malgrado a percepção de parte da opinião pública de que o lucro das instituições financeiras seja alto. Esse é o diagnóstico que Roberto Luís Troster sublinhou em artigo recente para o jornal “Valor Econômico”. Na entrevista ao Podcast, o economista apresentou algumas ideias para sair desse impasse: “É preciso acabar com as jabuticabas, como compulsórios draconianos, tributação e falta de transparência”. Troster destaca, ainda, a importância do crédito para a renovação necessária do sistema. “É preciso articular todas as peças para que haja crédito bom. Se houver endividamento a juros baratos, e o juro estiver inferior ao retorno dos seus investimentos, quanto mais dívida, melhor”, analisa. Entrevista gravada em 24 de outubro de 2017

  • Podcast 459 – João Canhada – Sobre o mercado de criptomoedas, e a ascensão dos bitcoins
    Podcast 459 – João Canhada – Sobre o mercado de criptomoedas, e a ascensão dos bitcoins
    Duration: 20min | 20/10/2017

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com João Canhada, CEO da Foxbit, empresa brasileira que atua no mercado de criptomoedas. Na entrevista, além de comentar a trajetória recente da Foxbit, o executivo destaca as características das criptomoedas, com ênfase para os bitcoins. A despeito da desconfiança de atores significativos do mercado, o entrevistado ressalta que o número de interessados vem aumentando nos últimos anos. “De janeiro de 2017 para cá, o perfil do investidor de bitcoins mudou drasticamente. Agora, no lugar dos early adopters, é a vez de quem deseja diversificar o portfólio”, observa. Na avaliação de João Canhada, o fator fundamental para compreender a movimentação em torno dos bitcoins é a escassez. “A chave do bitcoin é a escassez. Por isso, o valor é tão elevado, algo que, nos próximos anos, tende a crescer ainda mais”. Entrevista gravada em 17 de outubro de 2017.

  • Podcast 458 – Mario Sergio Andrade Silva – A prática esportiva e o equilíbrio entre mente e corpo
    Podcast 458 – Mario Sergio Andrade Silva – A prática esportiva e o equilíbrio entre mente e corpo
    Duration: 25min | 10/10/2017

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Mario Sergio de Andrade Silva, professor de educação física e fundador da Run&Fun. Já não é de hoje que as corridas de rua fazem parte do calendário esportivo do país. No entanto, na década de 1990, eram poucas as equipes que ofereciam treinamento e assessoria aos interessados em manter atividade física permanente. A trajetória da Run&Fun começa exatamente nessa época, conforme relata Mario Sergio neste Podcast. Além de falar sobre a história da Run&Fun, o entrevistado também observa a correlação existente entre a atividade física e a performance profissional, algo que está totalmente vinculado ao equilíbrio necessário entre corpo e mente. Tendo em vista os dados relativos à obesidade e ao sedentarismo no Brasil, Mario Sergio ressalta, ainda, a necessidade da prática de exercícios físicos: “são milhões de pessoas que precisam cuidar de sua saúde, e a caminhada e a corrida oferecem possibilidades de entrada nesse cenário da atividade esportiva”. Entrevista gra

  • Podcast 457 – John Blanch – A experiência da música de concerto em alta definição
    Podcast 457 – John Blanch – A experiência da música de concerto em alta definição
    Duration: 28min | 06/10/2017

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com John Blanch, fundador da JBlanch Productions. Sediada em Paris, a JBlanch é responsável pela filmagem de espetáculos artísticos, em especial de música de concerto. Na entrevista, John Blanch fala da importância de sua própria experiência como músico e da transição de concertista para filmmaker. Além disso, ressalta o papel da iniciativa da sua empresa junto à formação e à renovação do público, sublinhando que um dos objetivos da empresa é mostrar que a música clássica também acompanha as mudanças tecnológicas de hoje em dia. Nesse sentido, ao comentar o impacto das novas possibilidades de registros audiovisuais, sobretudo em plataformas como o YouTube, o entrevistado destaca que a percepção dos músicos também é modificada por essas novas tecnologias: “Graças a todas essas mudanças de registros históricos, os músicos, cada vez mais, começam a ter influência de diversos intérpretes que estão em todos os lugares”. Ao longo de sua trajetória, a produtora fez mais

  • Podcast 456 – Rodrigo Flores – “O UOL não pretende abrir mão do conteúdo”
    Podcast 456 – Rodrigo Flores – “O UOL não pretende abrir mão do conteúdo”
    Duration: 23min | 29/09/2017

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Rodrigo Flores, diretor de conteúdo do UOL. Um dos principais portais do país, o UOL está no ar desde que a internet no Brasil ainda engatinhava, mais precisamente em 1996. De lá para cá, a despeito das mudanças e da diversificação dos produtos, a empresa tem procurado se manter fiel ao princípio que está presente no seu slogan: a busca pelo “melhor conteúdo”. Mas como manter esse princípio no território hostil e cada vez mais disputado da internet? Além de avaliar o impacto do consumo de informação via mídias sociais, o entrevistado analisa, também, a influência das fake news, que desde o ano passado têm tomado o noticiário de assalto: “nada mais crítico para uma sociedade do que a desinformação”, observa. Todavia, o diretor do UOL pondera: “Fake news não é produto da imprensa. É produto das rede sociais. Nenhuma empresa jornalística séria faz fake news”. A propósito disso, Rodrigo Flores assinala que o UOL hoje tem como missão informar e verificar a confiab

  • Podcast 455 – Atila Iamarino – Da pesquisa científica ao canal Nerdologia
    Podcast 455 – Atila Iamarino – Da pesquisa científica ao canal Nerdologia
    Duration: 31min | 22/09/2017

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com o biólogo Atila Iamarino, responsável pelo canal Nerdologia. No YouTube, ele tem mais de 1,5 milhão de assinantes, audiência que só vem crescendo à medida que o tempo passa. Para o entrevistado, o sucesso se deve ao fato do canal Nerdologia, que hoje se estabeleceu como negócio, dialogar não somente com o público interessado em ciência, mas principalmente junto às pessoas que não sabem que podem se interessar por esse tema. “Como cientista, desde muito cedo, eu vi a necessidade de informar o público do que eu fazia num meio em que as pessoas estavam dispostas a ouvir”. Ainda de acordo com Atila Iamarino, os cientistas devem buscar se aproximar do público. “Quem quer comunicar ciência hoje tem que saber falar sobre isso de forma mais interessante”. Entrevista gravada em 18 de setembro de 2017.

  • Podcast 454 – Rogério Andrade – A Avantto e a resiliência do compartilhamento de aeronaves
    Podcast 454 – Rogério Andrade – A Avantto e a resiliência do compartilhamento de aeronaves
    Duration: 19min | 15/09/2017

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Rogério Andrade, CEO da Avantto. Na entrevista, o executivo comenta o atual estado de coisas do mercado de compartilhamento de aeronaves num cenário econômico marcado pela adversidade e pela falta de confiança. Nas palavras do entrevistado, apesar das incertezas, a Avantto vem se consolidando nos últimos tempos. “Com a economia diminuindo de tamanho, o setor de aviação também foi afetado. No entanto, graças à proteção natural do modelo de negócio da Avantto, a empresa cresceu nesses três anos de crise”. Nesse sentido, Rogério Andrade reforça os fundamentos da Avantto ao destacar o compartilhamento de aeronaves como ativo importante para os tempos de ajuste de contas em função do cenário econômico: “Olhando os principais predicados da companhia, alguém que toma uma decisão mais racional do que emocional jamais teria a própria aeronave”. Entrevista gravada em 13 de setembro de 2017.

  • Podcast 453 – Marcelo Tas – “Não vale a pena subestimar a inteligência das crianças”
    Podcast 453 – Marcelo Tas – “Não vale a pena subestimar a inteligência das crianças”
    Duration: 23min | 06/09/2017

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com o jornalista, roteirista e apresentador Marcelo Tas. Na entrevista, Tas comenta os impactos da decisão que estabelece como abusiva toda e qualquer publicidade voltada ao público infantil. “Eu respeito muito o cuidado que algumas entidades tiveram com o assunto, então, a premissa é boa. O que eu critico é o resultado e a forma como isso foi feito”. Para o apresentador, cuja trajetória profissional se confunde com a história recente da produção audiovisual para crianças e adolescentes de várias gerações, a interpretação dada à regulamentação não só varreu do mapa a publicidade infantil, como também dizimou a programação para esse público na TV aberta. “Esses programas só existiam porque contavam com o apoio comercial de empresas que acreditavam na importância desse tipo de atração”. O entrevistado avalia ainda que, a médio e longo prazo, a existência da TV aberta estará em xeque: “Qual será o telespectador da TV aberta daqui a dez anos? Eu creio que as emissora

  • Podcast 452 – Marcele Lemos – Sobre a Coface e o mercado de proteção ao crédito
    Podcast 452 – Marcele Lemos – Sobre a Coface e o mercado de proteção ao crédito
    Duration: 24min | 01/09/2017

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Marcele Lemos, CEO da Coface, empresa líder na modalidade de seguro de crédito doméstico e de exportação. Na entrevista, Marcele Lemos comenta as mudanças no mercado de seguro de crédito, decorrentes, principalmente, do agravamento da crise econômica, o que provocou o aumento dos custos com a materialização dos riscos. “Para se ter uma ideia, em 2015, a sinistralidade do mercado foi de 140%”, afirma. Para reverter esse cenário, a executiva destaca que a empresa passou a adotar medidas mais conservadoras no tocante à cessão de crédito, reforçando as áreas de monitoramento e de análise de riscos. Ao falar do cenário nacional, Marcele Lemos ressalta que o Brasil ainda tem um potencial muito grande a ser explorado. “Com a quantidade de empresas que existem hoje no país, é muito baixa a inserção do seguro de crédito por aqui”. Entrevista gravada em 31 de agosto de 2017.

  • Podcast 451 – Marcelo Mejlachowicz – A proposta da Veduca e as novas possibilidades do ensino
    Podcast 451 – Marcelo Mejlachowicz – A proposta da Veduca e as novas possibilidades do ensino
    Duration: 24min | 25/08/2017

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Marcelo Mejlachowicz, CEO da Veduca. Os cursos abertos massivos online, ou MOOCs, representam uma nova fronteira na área de ensino no Brasil e no mundo. Por aqui, uma das iniciativas que mais tem atraído estudantes, profissionais do mercado de trabalho e empresas é a do Veduca, que desde 2011 tem sido uma das principais referências no país nesse segmento. Na entrevista, Marcelo Mejlachowicz fala dos fundamentos da empresa, realçando que se trata, sim, de um negócio, mas que tem como um dos seus objetivos impactar positivamente a vida das pessoas por meio de conteúdos educacionais. Nesse sentido, um dos destaques dos cursos da Veduca é a sua gratuidade, num modelo que se assemelha à estratégia de iniciativas como o Coursera, um dos exemplos para os Moocs no mundo inteiro. Ao ser questionado de como o negócio se sustenta, tendo em vista a gratuidade dos conteúdos, o CEO da Veduca observa: “nós trabalhos com os seguintes modelos: a conversão de alunos que prefer

  • Podcast 450 – Saulo Camarotti – Sobre a Behold Studios e o mercado de indie games
    Podcast 450 – Saulo Camarotti – Sobre a Behold Studios e o mercado de indie games
    Duration: 21min | 18/08/2017

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Saulo Camarotti, co-fundador da Behold Studios. Criada em 2009, a Behold Studios é uma desenvolvedora de jogos independentes que, para além do mercado indie, tem alcançado o universo mainstream, uma vez que seus jogos agora estão disponíveis para consoles da Microsoft e da Sony. Embora esteja sediada na capital do país, em torno de 95% do público da Behold vive fora do Brasil. Na entrevista, Camarotti fala sobre as características da empresa, destacando que a proposta de trabalho se pauta por jogos autorais “Nós não fazemos jogos porque estamos preenchendo uma lacuna de mercado; a ideia, como criadores, é buscar as histórias queremos contar”. Ao comentar o cenário da produção de jogos no Brasil, Saulo Camarotti apresenta uma visão peculiar acerca dos eventuais concorrentes. “Como desenvolvedor independente, nós enxergamos os outros desenvolvedores como parceiros. Nós queremos trocar experiências para mostrar como se faz.” Entrevista gravada em 08 de agosto

  • Podcast 449 – Eduardo Viola – Venezuela em transe
    Podcast 449 – Eduardo Viola – Venezuela em transe
    Duration: 28min | 11/08/2017

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Eduardo Viola, cientista político e professor titular da Universidade de Brasília. Na pauta da entrevista, a situação política na Venezuela, país que tem vivido momentos de grave apreensão. Ainda que esse estado de coisas não esteja exclusivamente associado à votação da Assembleia Constituinte em 30 de julho deste ano, foi só a partir dali, por exemplo, que o Mercosul tomou a decisão de suspender a Venezuela do bloco – medida que, para Eduardo Viola, não terá o efeito esperado exatamente por ter sido tomada muito tardiamente. “A situação na Venezuela já está muito degradada”, observa. Ao falar a respeito dos partidos de esquerda brasileiros que hesitam em rever o apoio a Nicolás Maduro, o entrevistado afirma que “a realidade material da Venezuela é um extraordinário antídoto contra as forças anticapitalistas no Brasil.” Entrevista gravada em 08 de agosto de 2017.

  • Podcast 448 – Joaquim Falcão – Como funciona o STF
    Podcast 448 – Joaquim Falcão – Como funciona o STF
    Duration: 25min | 04/08/2017

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Joaquim Falcão, ex-membro do Conselho Nacional de Justiça e diretor da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro. Na entrevista, Falcão fala a respeito do Supremo Tribunal Federal. “A gente quer ver como é que o Supremo funciona realmente”, diz, ao comentar o trabalho de pesquisa que tem conduzido na FGV. Nesse sentido, embora não seja favorável ao uso da expressão ativismo judicial, o entrevistado destaca que o STF tem decidido questões que interferem no cotidiano do cidadão, graças a uma modelagem que só poderá ser revista pelo próprio Supremo. Em outro momento do Podcast, Falcão afirma que “a prática do direito vai mudar muito aqui no Brasil”, realçando as consequências da Operação Lava Jato para o Supremo Tribunal Federal. Entrevista gravada em 01 de agosto de 2017.

  • Podcast 447 – Paulo Costa – A educação financeira como solução para o ensino da matemática
    Podcast 447 – Paulo Costa – A educação financeira como solução para o ensino da matemática
    Duration: 27min | 28/07/2017

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com o economista Paulo Costa, autor do livro “Aprendendo a lidar com dinheiro”, publicado pela editora Bei. Mas, na entrevista, Costa fala não somente a respeito do livro. Isso porque o entrevistado, que é estudante de doutorado na Universidade de Harvard, traz os detalhes da pesquisa acadêmica que desenvolveu e que foi aplicada, de modo experimental, em algumas escolas da rede pública do Rio de Janeiro entre 2012 e 2014. O objetivo era mostrar a relação entre educação financeira e o ensino de matemática. “A população brasileira deveria estar mais por dentro das finanças pessoais, mas isso não acontece”. Ao comentar a experiência da pesquisa nas escolas, Paulo Costa conta como utilizou o dia-a-dia dos alunos para apresentar conceitos mais complexos de matemática e educação financeira. “Com base nesse método, é possível treinar um milhão de habilidades que a escola apresentaria da forma mais chata possível. Com isso, partimos da prática, que o aluno já domina bem,

  • Podcast 446 – Roberto Tolomei – A estratégia da Dealmed e a proposta de desospitalização no Brasil
    Podcast 446 – Roberto Tolomei – A estratégia da Dealmed e a proposta de desospitalização no Brasil
    Duration: 23min | 21/07/2017

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Roberto Tolomei, CEO da Dealmed. Já faz tempo que o debate acerca da sustentabilidade do modelo de saúde no Brasil tem feito parte da discussão pública no país. Nesse sentido, a experiência da Dealmed promete inserir na conversação um fato novo: uma alternativa que possibilite a desospitalização dos pacientes e, ao mesmo tempo, equilíbrio financeiro para planos de saúde, médicos e hospitais. “No Brasil, existe uma cultura ‘hospitalocêntrica’, pois todos acham que devem ir para o hospital, quando, em vários países do mundo, não funciona dessa maneira. É preciso ir para o hospital em situações de emergência e de maior complexidade”, afirma o executivo. Na avaliação de Roberto Tolomei, existe uma camada da população que não tem plano de saúde, mas que quer um atendimento melhor do que o SUS. “A Dealmed pretende colocar à disposição desse público a preços sustentáveis”. Entrevista gravada em 04 de julho de 2017.

  • Podcast 445 – Fabio de Aguiar – Sobre o atual cenário da recuperação judicial no Brasil
    Podcast 445 – Fabio de Aguiar – Sobre o atual cenário da recuperação judicial no Brasil
    Duration: 19min | 14/07/2017

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Fabio de Aguiar, CEO da XInfinity. Num momento em que algumas empresas tentam virar a página de uma das crises mais agudas que a economia brasileira já enfrentou, a recuperação judicial tem representado um instituto importante para que as companhias possam não apenas retomar a sua saúde financeira, mas, também, implementar novas estratégias de gestão. Na entrevista, além de destacar quais são os elementos que uma empresa precisa levar em consideração quando faz uso desse instituto, o executivo fala sobre o atual estado de coisas da recuperação judicial no Brasil. “Nós vivemos hoje um momento de revisão da Lei de recuperação judicial, que é originalmente de 2005. Começa-se a verificar a pouca ou diminuta eficácia desse instituto no cenário brasileiro”. Entrevista gravada em 28 de junho de 2017.

  • Podcast 444 – Fabio Zanini – Da euforia ao fracasso do Brasil grande
    Podcast 444 – Fabio Zanini – Da euforia ao fracasso do Brasil grande
    Duration: 26min | 07/07/2017

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com o jornalista Fabio Zanini, editor de política da Folha de S.Paulo. Na entrevista, Zanini fala a respeito do livro “Euforia e fracasso do Brasil grande”, publicado neste ano pela editora Contexto. Na obra, o autor apresenta um panorama da política externa do governo Lula, que teve como grande agenda mudar a percepção do Brasil ao redor do planeta. Conforme conta Zanini, uma das marcas do então candidato Lula, ainda em 2002, para se diferenciar do governo anterior era exatamente mudar o eixo da política externa. Nesse sentido, entre outros objetivos, o governo Lula pretendia colocar o Brasil como liderança internacional, sobretudo na América do Sul. Em outra passagem da entrevista, Fabio Zanini também comenta a importância da Operação Lava Jato nessa história. “Quando eu comecei a pesquisar para fazer este livro, embora já existisse, a Operação Lava Jato não era remotamente o que é hoje. A Lava Jato ajudou a identificar a carta branca que o governo brasileiro d

  • Podcast 443 – Paulo Mayon - Dos desafios do setor às oportunidades do mercado livre de energia
    Podcast 443 – Paulo Mayon - Dos desafios do setor às oportunidades do mercado livre de energia
    Duration: 24min | 29/06/2017

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Paulo Mayon, sócio-fundador da Compass Energia. Fundada em 2009, a Compass se destaca pela oferta de produtos diferenciados que permitem melhor gestão de risco de um portfólio para o setor elétrico. Agora em 2017, à espera de uma possível reforma desse setor, a empresa também tem se pautado pela identificação de oportunidades para enfrentar os obstáculos de um cenário de recuperação, sobretudo a partir do Preço de Liquidação das Diferenças, ou PLD. Na entrevista, além de destacar os principais desafios do setor elétrico, Paulo Mayon ressalta a importância do avanço do mercado livre de energia para a economia brasileira. “Com mais competição na oferta e com mais gente disposta a tomar risco para oferecer ao consumidor algo mais ajustado à necessidade dele, eu acho que a economia toda vai se beneficiar”. Entrevista gravada em 21 de junho de 2017.

  • Podcast 442 – Allan Paioitti – Sobre o GuardeAqui e o negócio de self-storage
    Podcast 442 – Allan Paioitti – Sobre o GuardeAqui e o negócio de self-storage
    Duration: 28min | 23/06/2017

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Allan Paiotti, CEO do GuardeAqui. Maior empresa de locação de espaços para auto-armazenagem (self-storage) no Brasil, o GuardeAqui se estabeleceu em 2005 e, desde então, tem avançado no segmento do qual é líder, articulando as melhores práticas de fora do país ao mesmo tempo em que se ajusta às condições turbulentas da economia brasileira em 2017. Na entrevista, Paiotti fala sobre as características do negócio de self-storage, que, no Brasil, ainda é uma novidade, a despeito do fato de estar bem desenvolvida no mercado norte-americano há mais de 40 anos. “Nos últimos cinco anos, o GuardeAqui tem feito um processo de expansão acelerada, mas com muita atenção na conceituação e na apresentação do produto”. Ao comentar a respeito do impacto da crise para o GuardeAqui, Allan Paiotti ressalta a resiliência do negócio de self-storage: “O que nós aprendemos é que as pessoas precisam de espaço na alegria e na tristeza”. Entrevista gravada em 21 de junho de 2017.

  • Podcast 441 – Alejandro Padrón – Os resultados do PIB e a importância da agropecuária
    Podcast 441 – Alejandro Padrón – Os resultados do PIB e a importância da agropecuária
    Duration: 16min | 16/06/2017

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com o economista Alejandro Padrón, um dos sócios da 4E Consultoria. Na entrevista, Padrón fala a respeito dos resultados do primeiro trimestre do PIB, que apresentam uma fotografia da economia brasileira em 2017. De acordo com o entrevistado, apesar do aumento da participação do segmento dos serviços, é a agropecuária que tem puxado para cima o desempenho não apenas o Centro-Oeste, como também a região Sul do país. “Os resultados do primeiro trimestre deste ano estão em linha com a distribuição agropecuária do Brasil”, comenta Padrón. Na avaliação do economista, é preciso ressaltar que os segmentos da indústria e de serviços também são movimentados a partir do agronegócio. Entrevista gravada em 14 de junho de 2017.

  • Podcast 440 – Carlos Rittl – Os EUA, o Acordo de Paris e os riscos para a sustentabilidade ambiental
    Podcast 440 – Carlos Rittl – Os EUA, o Acordo de Paris e os riscos para a sustentabilidade ambiental
    Duration: 27min | 09/06/2017

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Carlos Rittl, secretário-executivo do Observatório do Clima. Na entrevista, Rittl fala sobre a recente decisão do presidente norte-americano, Donald Trump, que, cumprindo uma promessa de campanha, decidiu pela retirada dos Estados Unidos do Acordo de Paris. Para o secretário-executivo do Observatório do Clima, a decisão do presidente norte-americano não somente vai de encontro à temática da sustentabilidade, mas, também está na contramão da história. “A substituição de fontes fosseis por energias renováveis não é só uma tendência, mas uma realidade no mundo inteiro”. Para Carlos Rittl, o Brasil, em especial o segmento do agronegócio, tem de ficar atento com os eventuais retrocessos no tocante às conquistas relacionadas à sustentabilidade. Para um mercado exigente como o europeu, por exemplo, não interessa consumir produtos que estejam relacionados com a destruição florestal, comenta Rittl. Entrevista gravada em 09 de junho de 2017.

  • Podcast 439 – Valentim Gentil Filho – O impasse para o tratamento de transtornos mentais no Brasil
    Podcast 439 – Valentim Gentil Filho – O impasse para o tratamento de transtornos mentais no Brasil
    Duration: 33min | 02/06/2017

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Valentim Gentil Filho, médico PhD pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade de Londres e professor titular de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Na entrevista, Valentim Gentil fala a respeito da questão da saúde mental, abordando, ainda, a polêmica em torno da internação compulsória de pessoas em situação de rua na região da Cracolândia em São Paulo. Na avaliação do professor da USP, boa parte desse debate ainda se baseia em uma leitura euromarxista do tratamento de saúde mental. De acordo com essa corrente de pensamento, as doenças mentais podem ser explicadas por questões de natureza sociológica. “Existe hoje uma enorme omissão de socorro, pois o Brasil fechou 85% dos leitos psiquiátricos até então existentes. Assim, o paciente que está na Cracolândia com um surto psicótico não tem para onde ser levado”, diz o especialista. Para Valentim Gentil Filho, é preciso levar em consideração que essa discussão, sobretudo em relaçã

  • Podcast 438 – Diego Escosteguy – A crise política e o fator Lava Jato
    Podcast 438 – Diego Escosteguy – A crise política e o fator Lava Jato
    Duration: 33min | 26/05/2017

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com o jornalista Diego Escosteguy, editor-chefe da revista Época. Há pouco mais de um ano, nós entrevistávamos Diego Escosteguy (em inglês) para falar a respeito do processo de impeachment que acabara de ser aprovado na Câmara dos Deputados. De abril de 2016 a maio de 2017, no entanto, a crise política não deu trégua. E nas últimas semanas, com um cenário cada vez mais tenso, um fator não parece ter sido alterado nesse xadrez político: o peso da Operação Lava-Jato. Recentemente, o conceituado programa norte-americano “60 Minutes” fez uma reportagem a respeito da Lava Jato, dizendo que a Operação era maior até mesmo do que Watergate, o escândalo que fez com que o presidente Richard Nixon renunciasse ao cargo em agosto de 1974. Além de analisar os desdobramentos do impasse político, Diego Escosteguy também destaca o papel do jornalismo político na cobertura da crise: “De um modo geral, a imprensa tem conseguido levar para o seu público a versão mais aproximada dos

  • Podcast 437 – Angela Hirata – A iniciativa da Japan House: da arte para os negócios
    Podcast 437 – Angela Hirata – A iniciativa da Japan House: da arte para os negócios
    Duration: 20min | 19/05/2017

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Angela Hirata, presidente da Japan House, o espaço cultural que tem atraído a atenção de um público maciço desde a sua inauguração no início do mês de maio de 2017. Na entrevista, além de falar sobre das exposições de arte, da biblioteca e da área reservada para a divulgação de aspectos da cultura japonesa contemporânea, Angela Hirata comenta que a Japan House pretende articular investimentos de empresas japonesas para o Brasil e para a América Latina. “A partir da arte, sempre vai existir algo que chame a atenção das pessoas, e junto com isso naturalmente negócios são estabelecidos”. A princípio, a Japan House conta com apoio do governo japonês, mas nos próximos anos, segundo afirma a presidente da instituição, a iniciativa terá de caminhar sozinha.

  • Podcast 436 – Andrew Downie – A história do Doutor Sócrates, para além dos campos de futebol
    Podcast 436 – Andrew Downie – A história do Doutor Sócrates, para além dos campos de futebol
    Duration: 23min | 12/05/2017

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Andrew Downie, jornalista e autor da recém-lançada biografia “Doctor Socrates: Footballer, Philosopher, Legend”. Na entrevista, Downie fala de seu interesse pelo tema, que tem a ver com a admiração pela Seleção Brasileira de 1982, e de seu objetivo ao escrever o livro: mostrar quem foi Sócrates, jogador do Corinthians e da Seleção Brasileira, além das quatro linhas. Com isso, ao resgatar a trajetória do jogador, Downie relata que foi com o decorrer do tempo que Sócrates passou a se engajar com as questões políticas de sua época, como as Diretas Já e a Democracia Corintiana, dois temas com os quais o jogador se tornaria para sempre identificado. Afora isso, o jornalista compara a posição de Sócrates com os jogadores atuais. “Hoje em dia, não existem jogadores de futebol que se posicionam sobre as questões relevantes de sua geração como ele fazia. Para Sócrates, jogar futebol era um ato político”. Entrevista gravada em 03 de maio de 2017.

  • Podcast 435 – Mauro De Marchi – A estratégia da Sodexo: aposta na inovação
    Podcast 435 – Mauro De Marchi – A estratégia da Sodexo: aposta na inovação
    Duration: 17min | 05/05/2017

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Mauro de Marchi, presidente da operação brasileira da Sodexo Serviços. Na entrevista, Marchi fala sobre a importância da inovação para a empresa conquistar novos portfólios em um cenário de recuperação econômica lenta. Para o executivo, trata-se de um movimento que se baseia na necessidade dos clientes da Sodexo, que têm buscado a companhia para aprimorar a sua performance. Nesse sentido, o presidente da Sodexo destaca o investimento em cozinhas inteligentes, que, entre outras vantagens, prometem reduzir o risco de acidentes de trabalho, por exemplo. Sobre a expectativa para desempenho em 2017, Mauro de Marchi reforça o voto de que a empresa pretende faturar 7% a mais neste ano: “Quando definimos esse número, nós entendíamos que era um crescimento ousado, sabendo que 2017 seria um ano difícil, mas, pela fotografia do mês de maio, estamos bem próximos de alcançar essa meta”. Entrevista gravada em 05 de maio de 2017.

  • Podcast 434 – Christian Lohbauer – As eleições na França e o desafio europeu contra o radicalismo
    Podcast 434 – Christian Lohbauer – As eleições na França e o desafio europeu contra o radicalismo
    Duration: 20min | 28/04/2017

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Christian Lohbauer, cientista político e membro do Grupo de Análise e Conjuntura Internacional da USP. Na entrevista, Lohbauer comenta as eleições na França, que, agora no segundo turno, colocam frente a frente os candidatos Emmanoel Macron, do movimento Em Marcha, e Marine Le Pen, do partido Frente Nacional. O entrevistado observa que a França vive um momento de forte instabilidade política em decorrência de uma conjunção de fatores, com destaque para baixa performance econômica dos países europeus de um modo geral. “Existe uma relação direta entre a disponibilidade do trabalho e o crescimento da popularidade de partidos mais radicais”. Outro fator que explica a opção por uma agenda mais radical é o “déficit democrático”, ou: a ideia de que as decisões de Bruxelas, sede do Parlamento Europeu, não estão vinculadas ao dia-a-dia do cidadão comum. Apesar de todos esses componentes, Christian Lohbauer descarta a vitória de Marine Le Pen, mas ressalta que, uma vez

  • Podcast 433 – Daniel Bedoya – A Cabify e as novas soluções para mobilidade urbana
    Podcast 433 – Daniel Bedoya – A Cabify e as novas soluções para mobilidade urbana
    Duration: 22min | 20/04/2017

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Daniel Bedoya, diretor-geral da Cabify no Brasil. Embora não tenha sido a empresa pioneira em apresentar alternativas para mobilidade urbana no Brasil, a Cabify anunciou recentemente o investimento de 200 milhões de dólares no país em 2017. Na avaliação de Daniel Bedoya, o aporte tem a ver com a maneira como a empresa percebe a importância da operação brasileira: “Atualmente, o Brasil está em destaque em relação aos outros países, e o investimento tem a ver com a confiança e o apetite que a empresa tem para com o mercado brasileiro”. Na entrevista, o diretor-geral da Cabify comentou, ainda, o fator da regulação, um dos pontos determinantes para que a empresa pudesse ingressar no país. “Na Cabify, nós sempre trabalhamos acompanhando o modelo regulatório; além disso, no caso do Brasil, nós decidimos ajudar no processo de regulação”. A propósito disso, Daniel Bedoya criticou o projeto federal de regulação tal qual foi aprovado em plenário na Câmara dos Deputados

  • Podcast 432 – Cadão Volpato – O Centro Cultural São Paulo e os desafios da gestão do espaço público
    Podcast 432 – Cadão Volpato – O Centro Cultural São Paulo e os desafios da gestão do espaço público
    Duration: 23min | 13/04/2017

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Cadão Volpato, que atualmente é diretor do Centro Cultural São Paulo (CCSP). Um dos principais equipamentos culturais da capital paulista, o CCSP abriga manifestações artísticas de diversas áreas, dando lugar ao trabalho de músicos, escritores, cineastas e dramaturgos, sem mencionar o amplo acervo de livros, discos e até mesmo de gibis que a biblioteca pública possui. Na entrevista, Volpato fala dos desafios à frente do Centro Cultural São Paulo, ressaltando a importância da criatividade para enfrentar o cenário dinâmico de um orçamento público mais enxuto. “Tudo o que tenho feito aqui é pensado em termos modestos no tocante ao dinheiro, mas é sempre pensado com arrojo. Eu não vou pensar pequeno porque tenho verbas pequenas; eu penso grande.”. Ao enfatizar o compromisso com a manutenção do CCSP como espaço cultural relevante, Cadão Volpato afirma que não é possível abrir mão da qualidade: “Não dá para baixar o nível. É preciso subir o nível, pois é assim que

  • Podcast 431 – Paulo Silveira – Sobre a Caelum e a aprendizagem baseada em projetos
    Podcast 431 – Paulo Silveira – Sobre a Caelum e a aprendizagem baseada em projetos
    Duration: 22min | 07/04/2017

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Paulo Silveira, fundador e diretor da Caelum. Com a proposta de oferecer cursos voltados para a área de desenvolvimento e tecnologia, a Caelum é a empresa de educação que tem amplo reconhecimento junto aos desenvolvedores, além de ser uma colaboradora atuante no mercado de tecnologia da informação. Em relação aos cursos, oferecidos na modalidade presencial e online, a Caelum se destaca por se pautar por uma metodologia ativa baseada na resolução de problemas, buscando dar conta, nesse sentido, tanto das necessidades do mercado de trabalho quanto da curiosidade dos alunos. Na entrevista, Paulo Silveira fala, entre outros pontos, das origens da Caelum e de como a empresa se posiciona para estar atenta às últimas tendências do mercado: “De fato, uma das principais barreiras para o ensino presencial é tentar se adaptar para essa quantidade enorme de novidades que aparecem por aí. É justamente nesse quesito que o ensino online tem suas vantagens para a empresa que

  • Podcast 430 – Thomaz Srougi – O Dr. Consulta e um novo modelo de gestão para a área da saúde
    Podcast 430 – Thomaz Srougi – O Dr. Consulta e um novo modelo de gestão para a área da saúde
    Duration: 18min | 31/03/2017

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Thomaz Srougi, fundador e CEO do Dr Consulta. Fundada em 2011, a rede de centros médicos Dr Consulta possibilita atendimento e exames para as famílias que não têm acesso adequado ao sistema de saúde. Na entrevista, Srougi fala a a respeito da trajetória da empresa, que iniciou suas atividades na comunidade de Heliópolis, na capital paulista, e desde então sempre concentrou suas operações em resolver problemas de saúde. “Logo no início, nós tivemos que aprender a ser resolutivo num custo muito baixo senão o modelo não ‘voava’”, diz Srougi. Nesse sentido, o executivo entende que, do ponto de vista tecnológico, o Dr Consulta possui soluções que poderiam ser úteis para o setor público, tanto para aprimorar os atendimentos (com a redução de filas) quanto com a transparência de dados e de informações. Entrevista gravada em 30 de março de 2017.

  • Podcast 429 – Jorge Takla – As artes cênicas e a preferência pela qualidade
    Podcast 429 – Jorge Takla – As artes cênicas e a preferência pela qualidade
    Duration: 24min | 24/03/2017

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Jorge Takla, um dos principais nomes das artes cênicas no Brasil. Na entrevista, Takla fala a respeito de sua trajetória profissional, que começou quando morava na França, onde estudou artes dramáticas, passando pelo trabalho como ator, nos Estados Unidos, até consolidar sua carreira como diretor e produtor no Brasil. “Eu não me achava um bom ator; acho que a minha vocação era a arte cênica em geral”, comenta Takla. O entrevistado destaca, ainda, as dificuldades enfrentadas para produzir teatro no Brasil, além de ressaltar que o seu trabalho é pautado pela busca incessante da excelência tanto na concepção como na realização dos espetáculos – segundo ele, o público tampouco abre mão desse quesito. Jorge Takla ainda acrescenta: “Se o texto não me estimula ou não me emociona, não adianta que não vai sair bom. A minha preferência é a qualidade”.

  • Podcast 428 – Steven Huot – Sobre a Blizzard e a experiência interativa dos games
    Podcast 428 – Steven Huot – Sobre a Blizzard e a experiência interativa dos games
    Duration: 26min | 17/03/2017

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Steven Huot diretor-geral da Blizzard para a América Latina. Com sede na Califórnia, a Blizzard é uma das principais empresas de desenvolvimento de software para entretenimento do disputado mercado internacional de games. No Brasil, entre os destaques da Blizzard estão o World of Warcraft e o Overwatch, jogos que fazem a cabeça e conquistam a atenção do gamers brasileiros. Na entrevista, o executivo fala a respeito da importância do mercado brasileiro para a Blizzard – segundo ele, o público brasileiro é o mais conectado da América Latina. Afora isso, Steven Huot destaca o quanto a experiência dos jogos tem feito com que brasileiros de todas as idades estejam engajados de uma forma, até certo ponto, inédita. “Em comparação ao hábito de assistir TV, por exemplo, a experiência dos games é muito mais interativa”, afirma o executivo. O Podcast foi gravado via Skype e está em inglês.

  • Podcast 427 – Marcos Fernandes – “As empresas precisam ter políticas reais e efetivas de compliance”
    Podcast 427 – Marcos Fernandes – “As empresas precisam ter políticas reais e efetivas de compliance”
    Duration: 24min | 10/03/2017

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Marcos Fernandes Gonçalves, professor da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. Na entrevista, Fernandes fala a respeito da Declaração de Brasília Sobre a Cooperação Internacional Contra a Corrupção, acordo que prevê a formação de equipes de investigação que trabalhem em conjunto com o objetivo de desmantelar esquemas de corrupção internacional. Além de analisar os pilares que sustentam essa iniciativa, o entrevistado comenta a importância das políticas de compliance como estratégia de controle da corrupção, pensando no “day after” da Operação Lava Jato. “As empresas precisam ter políticas de compliance não só como estratégia de sobrevivência, mas também como oportunidade para agregar valor à sua marca”. Marcos Fernandes Gonçalves é autor, entre outros, do livro “Ética e Economia” (Ed. Campus Elsevier) e um estudioso do tema corrupção e políticas públicas.

  • Podcast 426 – Roberto Ribeiro da Cruz – A estratégia da Pixeon: tecnologia para a área da saúde
    Podcast 426 – Roberto Ribeiro da Cruz – A estratégia da Pixeon: tecnologia para a área da saúde
    Duration: 17min | 03/03/2017

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Roberto Ribeiro da Cruz, CEO da Pixeon, uma das maiores empresas nacionais de tecnologia para saúde. Além de falar dos produtos oferecidos pela companhia, o executivo destaca como o investimento em software para a área da saúde tornou-se um dos principais ativos para laboratórios e hospitais, públicos e privados, no sentido de aprimorar o cuidado junto aos pacientes. “Conseguimos não só ajudar na otimização dos resultados, mas, também, notamos que a qualidade do atendimento melhora muito”. No ano de 2016, a Pixeon se consolidou no mercado nacional com a aquisição de uma empresa concorrente no país e agora avança para o mercado latino-americano começando com o investimento na Argentina. “A nossa expectativa para os próximos dois anos é estabelecer essa presença em outros países da região”.

  • Podcast 425 – Lucas Ferraz – Uma análise da (nova) conjuntura do comércio internacional
    Podcast 425 – Lucas Ferraz – Uma análise da (nova) conjuntura do comércio internacional
    Duration: 21min | 24/02/2017

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com o economista Lucas Ferraz, coordenador do Centro de Estudos de Comércio Global e Investimento da Fundação Getúlio Vargas. O início de 2017 tem sido marcado por um rearranjo de forças na conjuntura internacional, em especial para os países que participam do concerto da globalização. Na entrevista, Lucas Ferraz destaca, entre outros pontos, como o Mercosul tenta se viabilizar nesse novo contexto, buscando uma inserção na lógica do comércio global com um acordo com a União Europeia. Além disso, o entrevistado analisa as consequências para o Brasil caso uma agenda protecionista seja levada adiante pelos Estados Unidos. “Numa eventual guerra comercial entre Estados Unidos e China, nós conseguimos algum espaço no mercado americano e algum espaço no mercado chinês”. Entrevista gravada em 23 de fevereiro de 2017.

  • 424 – Luís Ricardo Martins – A previdência privada pode ser uma solução para o problema econômico
    424 – Luís Ricardo Martins – A previdência privada pode ser uma solução para o problema econômico
    Duration: 25min | 17/02/2017

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Luís Ricardo Martins, presidente da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp). Na entrevista, Martins ressalta a necessidade da reforma da previdência, um dos principais temas em discussão atualmente no Congresso Nacional, além de destacar os pontos mais importantes da previdência complementar. Nas palavras do presidente da Abrapp: “O regime geral não proverá todas as necessidades do trabalhador. Assim, a previdência privada pode ser uma solução para o problema previdenciário e também ser uma solução para o problema econômico brasileiro”. Eleito em dezembro de 2016 para a presidência da Abrapp, Luís Ricardo Martins fala, ainda, do desafio de reunir o apoio de diferentes segmentos da entidade, como fundos de empresas privadas, estatais, pequenas e grandes fundações. “Nas ideias macro, nós acreditamos que aquilo que nós estamos defendendo vai atender o segmento como um todo”. Entrevista gravada em 13 de fevereiro de 2017.

  • Podcast 423 – Arnaldo Kochen – A Place2Work e a solução dos escritórios compartilhados
    Podcast 423 – Arnaldo Kochen – A Place2Work e a solução dos escritórios compartilhados
    Duration: 15min | 10/02/2017

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Arnaldo Kochen, diretor da Place2Work. Na entrevista, Kochen fala de como o conceito de coworking abriu a oportunidade para a iniciativa da empresa, que é a de oferecer escritórios compartilhados para os mais variados perfis de clientes, tanto para grandes companhias como para empreendedores individuais. No ano de 2016, apesar do momento econômico do país, o negócio dos escritórios compartilhados cresceu. Nas palavras de Kochen há uma justificativa para isso: “Esse período de instabilidade está nos favorecendo por várias razões, seja porque as pessoas estão precisando de uma estrutura mais flexível, seja porque as empresas estão diminuindo custos”. Questionado se não teme ver o mercado saturado a médio e longo prazo com o aumento da disponibilidade desse tipo de produto, Arnaldo Kochen não esboçou preocupação. “Acho que vai demorar muito, porque, justamente por estarmos no início, é um negócio pouco conhecido no Brasil, além do fato de oferecermos uma solução

  • Podcast 422 – Bob Wolfenson – “O retrato obedece à natureza dos encontros”
    Podcast 422 – Bob Wolfenson – “O retrato obedece à natureza dos encontros”
    Duration: 20min | 03/02/2017

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Bob Wolfenson, um dos principais fotógrafos brasileiros em atividade. Mesmo com vasta experiência nos mais diferentes gêneros da fotografia, Bob Wolfenson fala, na entrevista, como incorporou os elementos das novas tecnologias na concepção do seu trabalho. “A exposição Nósoutros só é possível graças à tecnologia digital, que entrou definitivamente na minha vida há dez anos”, explica o fotógrafo. Wolfenson comenta, ainda, as influências para a sua atuação, além de esboçar uma análise das características de sua trajetória autoral: “Quanto mais o fluxo da sua personalidade puder aparecer, mais original você vai ser. De alguma forma, a minha personalidade perpassa todas as facetas do meu trabalho, principalmente no retrato, gênero em que eu sou bem reconhecível”. Além da exposição na Galeria Milan ("Nósoutros") em São Paulo, Bob Wolfenson é um dos curadores da mostra “Otto Stupakoff: beleza e inquietude”, no Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro.

  • Podcast 421 - Raul Juste Lores - A paisagem paulistana e o relicário da arquitetura
    Podcast 421 - Raul Juste Lores - A paisagem paulistana e o relicário da arquitetura
    Duration: 29min | 27/01/2017

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com o jornalista Raul Juste Lores, repórter-especial da “Folha de S.Paulo”. Na entrevista, gravada na semana em que São Paulo completou 463 anos, Raul fala a respeito da arquitetura paulistana, com ênfase nos prédios mais relevantes do ponto de vista estético e funcional. O jornalista comenta como a sua relação com a arquitetura começou ainda na infância: “eu nasci em Santos na época em que o negócio da verticalização estava no auge, coincidindo com os anos dourados da arquitetura brasileira em termos de qualidade, inovação e contato com o mundo”, recorda o entrevistado. Além de explicar a preferência pela estética modernista, Raul Juste Lores indica os prédios que mais se destacam na paisagem urbana de São Paulo – dentre os quais, o Edifício Paquita e o Edifício Lausanne, ambos situados na região do bairro de Higienópolis; o Edifício Copan, a Galeria Metrópole e o Edifício Itália, situados na região da Praça da República; e o Conjunto Nacional, localizado na Av

  • Podcast 420 - Gabriel Braga - A Quinto Andar e a nova dinâmica do mercado imobiliário
    Podcast 420 - Gabriel Braga - A Quinto Andar e a nova dinâmica do mercado imobiliário
    Duration: 23min | 20/01/2017

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Gabriel Braga, CEO e co-fundador da Quinto Andar, startup que tem o objetivo de simplificar a locação de apartamentos residenciais. Operando na região metropolitana de São Paulo, a Quinto Andar já foi chamada de “uber do aluguel”, exatamente porque faz uso da tecnologia para eliminar burocracia e também porque facilita o contato entre inquilinos e proprietários. Na entrevista, Gabriel Braga não apenas resgata a trajetória da startup como também fala a respeito de como a Quinto Andar buscou se estabelecer num segmento pouco celebrado do setor: “Nós buscamos desenhar a melhor solução para esse que sempre foi um negócio à parte do mercado imobiliário”. Entrevista gravada em 06 de janeiro de 2017.

  • 419 – Luiz Davidovich – A Academia Brasileira de Ciências e o desenvolvimento da educação científica
    419 – Luiz Davidovich – A Academia Brasileira de Ciências e o desenvolvimento da educação científica
    Duration: 27min | 13/01/2017

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Luiz Davidovich, presidente da Academia Brasileira de Ciências, instituição que, em 2016, completou 100 anos de existência. Para além de estimular o desenvolvimento da ciência no Brasil, a Academia tem como objetivo oferecer subsídios para a formulação de políticas públicas no país. Na entrevista, Davidovich fala a respeito das ações da instituição e também demonstra preocupação no tocante aos resultados dos alunos brasileiros no ensino de ciências. De acordo com os dados mais recentes do Programa Nacional de Avaliação de Estudantes, da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, o Brasil ocupa atualmente a 63ª posição nessa área – num total de 70 nações avaliadas. Para Luiz Davidovich, “não há milagre. O que pode haver é uma política pública sustentável”. Entrevista gravada em 21 de dezembro de 2016.

  • Podcast 418 – Emerson Moreira – O Grupo LTM e a recompensa dos programas de fidelidade
    Podcast 418 – Emerson Moreira – O Grupo LTM e a recompensa dos programas de fidelidade
    Duration: 22min | 06/01/2017

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com o Emerson Moreira, CEO da LTM (Loyalty & Trade Management). Fundada em 2007, a LTM é a maior empresa de gestão de programas de fidelidade no Brasil. Entre os clientes do Grupo LTM estão a Cielo, a Shell e o Grupo Pão de Açúcar. Na entrevista, além de falar a respeito do funcionamento dos programas de fidelidade B2B, o executivo comenta a recente procura das empresas pelas soluções da LTM com o objetivo de manter a participação no mercado. “Os programas de fidelidade dos últimos 18 meses estão mais focados em defender as posições de share do mercado do que aumentar o volume da operação. Como se trata de um mercado anticíclico, se a indústria cresce, nota-se o desenvolvimento de programas para ganhar escala; e o que nós temos visto é a busca para ser mais efetivo do que a concorrência”. Entrevista gravada em 8 de dezembro de 2016.

  • Podcast 417 – João Maurício Galindo – Sobre a Orquestra Jazz Sinfônica: entre o popular e o erudito
    Podcast 417 – João Maurício Galindo – Sobre a Orquestra Jazz Sinfônica: entre o popular e o erudito
    Duration: 22min | 29/12/2016

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com o João Maurício Galindo, diretor-artístico e regente titular da Orquestra Jazz Sinfônica. Criada no final dos anos 1980, a Jazz Sinfônica possui um formato bastante singular: a um só tempo, traz a orquestra nos moldes eruditos e uma big band de jazz. Ao longo desses anos de existência, a Jazz Sinfônica não somente buscou oferecer um repertório diversificado a partir de arranjos orquestrais contemporâneos, como também se notabilizou por dar espaço para o trabalho de novos compositores. Na entrevista, além de falar a respeito das características da orquestra, João Maurício Galindo destaca a importância da cultura num momento de crise: “A cultura simplesmente existe, e as pessoas vão se expressar. Ocorre que essas manifestações nem sempre são positivas. Quem acha que a cultura é supérflua e vai acontecer de qualquer maneira talvez esteja se omitindo de um dos processos humanísticos mais fortes que o ser humano tem”. Entrevista gravada em 21 de novembro de 2016.

  • Podcast 416 – Carlos Maranhão – A vida e as ideias de Roberto Civita
    Podcast 416 – Carlos Maranhão – A vida e as ideias de Roberto Civita
    Duration: 24min | 23/12/2016

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com o jornalista Carlos Maranhão, autor da biografia de Roberto Civita (1936-2013). Em “Roberto Civita: o dono da banca – a vida e as ideias do editor da Veja e da Abril”, Carlos Maranhão reconstitui a trajetória pessoal e profissional de um dos publishers mais importantes do Brasil no século XX e começo do século XXI. Na entrevista, o autor fala como surgiu o projeto do livro e destaca, também, o que motivava Roberto Civita a ser um empresário da comunicação: “Os grandes empresários de comunicação acreditam ter uma missão. De um lado, melhorar o país, melhorar o mundo e defender determinadas bandeiras. De outro, exercer o poder, ser respeitado e ainda influenciar pessoas. E o Roberto Civita, talvez numa visão entre idealista e ingênua, acreditava que através da revista “Veja” melhoraria o Brasil e o mundo”, diz o entrevistado. Nesse sentido, Carlos Maranhão observa que talvez uma das grandes frustrações de Roberto Civita tenha sido não conseguir passar adiante e

  • Podcast 415 – Fabrício Mitre – Mitre Realty e a estratégia de nichos para o mercado imobiliário
    Podcast 415 – Fabrício Mitre – Mitre Realty e a estratégia de nichos para o mercado imobiliário
    Duration: 22min | 16/12/2016

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Fabrício Mitre, CEO da Mitre Realty. Com mais de 50 anos de experiência no setor imobiliário, a construtora e incorporadora Mitre Realty tem investido em empreendimentos voltados majoritariamente para o consumidor da classe média. Assim, o executivo reconhece que o mercado conta com oferta elevada de imóveis, mas entende, também, que os bons produtos continuam sendo absorvidos. Fabrício Mitre afirma que é necessário adotar uma operação muito boa para evitar contratempos em relação ao ambiente regulatório. O entrevistado destaca, também, os empreendimentos direcionados aos estudantes num formato que remete ao student housing dos Estados Unidos. “Fechamos uma parceria com a Redstone Residential. Nós fomos buscar expertise fora do Brasil para trazer para cá um ativo de classe mundial nesse tipo de nicho”. Entrevista gravada em 15 de dezembro de 2016.

  • Deborah Vieitas – A agenda da Amcham-Brasil e a militância por um melhor ambiente de negócios
    Deborah Vieitas – A agenda da Amcham-Brasil e a militância por um melhor ambiente de negócios
    Duration: 21min | 09/12/2016

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Deborah Vieitas, CEO da Amcham-Brasil. Fundada há quase cem anos, a Amcham-Brasil se transformou ao longo desse tempo na maior câmara de comércio americana entre as 104 existentes em diversos países. Na entrevista, a executiva fala a respeito das ações da entidade que, entre outras iniciativas, busca aprimorar o ambiente de negócios no Brasil. Sobre a dinâmica das relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos, Deborah Vieitas afirma que o projeto da Amcham é de longo prazo: “Há dois temas bastante relevantes na relação: comércio e investimentos, e nós não podemos esquecer que os Estados Unidos ocupam o segundo lugar entre os parceiros comerciais do Brasil”. Deborah Vieitas é a CEO da Amcham-Brasil desde outubro de 2015. Entrevista gravada em 5 de dezembro de 2016.

  • Podcast 413 – Christopher Garman – Como os sistemas políticos reagem a períodos de instabilidade
    Podcast 413 – Christopher Garman – Como os sistemas políticos reagem a períodos de instabilidade
    Duration: 16min | 02/12/2016

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Christopher Garman, diretor-executivo da Eurasia Group, consultoria de risco político. De acordo com Garman, uma das perguntas que a Eurasia Group faz é: “como os sistemas políticos reagem a períodos de dificuldades econômicas e políticas?”. Nesse sentido, falando especificamente do Brasil, o entrevistado acredita que o presidente Michel Temer fez um diagnóstico correto no tocante à necessidade das reformas, tendo em vista que o governo precisa da confiança do mercado financeiro e dos empresários. Christopher Garman, no entanto, observa que uma das questões que está em aberto para o futuro próximo é: até que ponto o governo Michel Temer será engolido pela Operação Lava Jato? Para diretor-executivo da Eurasia, esse risco é baixo, em parte porque existem boas relações entre Congresso e governo. “A sensação no Congresso hoje é: se o governo Temer afunda, todo o barco pode afundar”. Entrevista gravada em 29 de novembro de 2016.

  • Podcast 412 - Rodrigo DallAcqua - Uma análise das 10 medidas contra a corrupção
    Podcast 412 - Rodrigo Dall'Acqua - Uma análise das 10 medidas contra a corrupção
    Duration: 20min | 25/11/2016

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Rodrigo Dall’Acqua, advogado e sócio da Oliveira Lima, Hungria, Dall’Acqua e Furrier advogados. Na semana em que o debate a respeito das dez medidas contra a corrupção alcançou temperatura máxima junto à opinião pública nacional, Rodrigo Dall’Acqua fala sobre as consequências legais do pacote contra a corrupção junto ao ordenamento jurídico brasileiro. Para o entrevistado, não restam dúvidas de que, tal como foram pensadas, as dez medidas aumentariam o poder do Estado ao mesmo tempo em que diminuiriam a capacidade do cidadão para combater abusos policiais ou mesmo do Estado em geral. De acordo com o advogado, o sucesso da Operação Lava Jato é prova de que o Estado brasileiro tem total poder para combater a corrupção sem ferir o direito de defesa do cidadão. Rodrigo Dall’Acqua completa: “O Estado tem de criar uma atmosfera em que a corrupção não seja mais propícia, reduzindo burocracia e dando mais transparência ao processo licitatório, por exemplo”. Rodrigo D

  • Podcast 411 – Anna Penido – Sobre a reforma do Ensino Médio
    Podcast 411 – Anna Penido – Sobre a reforma do Ensino Médio
    Duration: 24min | 18/11/2016

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Anna Penido, diretora executiva do Instituto Inspirare. Na entrevista, Penido fala a respeito da reforma da Ensino Médio, proposta a partir de Medida Provisória em setembro deste ano pelo governo federal. Na avaliação da entrevistada, a reforma ataca um ponto nevrálgico da educação brasileira, que é o currículo do Ensino Médio. “Repensar o currículo para que ele prepare o jovem contemporâneo para os desafios da vida adulta é fundamental”, analisa. Anna Penido entende, ainda, que o engajamento da sociedade é pré-requisito para que as mudanças necessárias da educação aconteçam de acordo com as expectativas. “Muitas vezes a gente pensa que a educação é responsabilidade de uns, mas a verdade é que a educação precisa da contribuição de todos”. Entrevista gravada em 16 de novembro de 2016.

  • Podcast 410- Cristina Pecequilo – As consequências da vitória de Trump para a política internacional
    Podcast 410- Cristina Pecequilo – As consequências da vitória de Trump para a política internacional
    Duration: 21min | 11/11/2016

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Cristina Pecequilo, cientista política e professora de Relações Internacionais da Unifesp. Mais do que falar sobre a eleição da última terça-feira (8/11), o Podcast se concentra no que está por acontecer. Afinal, quais são as consequências da chegada de Donald Trump à Casa Branca para a política comercial dos Estados Unidos? Como será o relacionamento dos EUA com Rússia e China? Qual será a agenda de Trump em relação às mudanças climáticas? Além de responder essas questões, a entrevistada observa que Trump, mesmo sendo uma figura de fora do círculo político tradicional, deverá estabelecer um diálogo junto ao Congresso. “Se quiser, o partido republicano pode, sim, prejudicar o governo Trump, uma vez que a legenda tem o controle do Senado e da Câmara dos Representantes”. Especialista na análise da política externa dos Estados Unidos, Cristina Pecequilo é autora dos livros “Os Estados Unidos e o século XXI” e “A política externa dos Estados Unidos”, entre outros

  • Podcast 409 – William Eid Júnior – Os fatores que explicam a extensão da crise
    Podcast 409 – William Eid Júnior – Os fatores que explicam a extensão da crise
    Duration: 20min | 04/11/2016

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com William Eid Júnior, professor titular em finanças da Fundação Getúlio Vargas. Na entrevista, William Eid faz uma análise do atual cenário econômico do país. Muito embora haja um clima de retomada da confiança por parte de consumidores e empresários, instituições financeiras e até mesmo uma recente pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria indicam que a volta do crescimento acontecerá somente ao longo de 2017. Para o entrevistado, a comparação com outros momentos de turbulência da economia brasileira mostra que “essa crise deve durar um pouco mais do que as outras”. Entre outros motivos, William Eid destaca o componente político como um dos fatores que explicam a extensão da crise. William Eid Júnior é coordenador Centro de Estudos em Finanças da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Entrevista gravada em 28 de outubro de 2016.

  • Podcast 408 – Karen Worcman – Os 25 anos do Museu da Pessoa
    Podcast 408 – Karen Worcman – Os 25 anos do Museu da Pessoa
    Duration: 25min | 28/10/2016

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Karen Worcman, diretora-presidente do Museu da Pessoa. Em 2016, o Museu da Pessoa completa 25 anos de história e, na entrevista, Karen Worcman resgata as origens e os objetivos iniciais da instituição. “O museu tem uma missão, que é transformar a história de vida de toda e qualquer pessoa em informação que contribua para melhor compreensão e conexão entre as pessoas da sociedade”, explica Karen. Atuando de forma pioneira com o conceito de museu virtual, o trabalho da instituição também se estabeleceu a partir da recuperação da história de organizações, comunidades e empresas ao longo desses 25 anos. Experiência reconhecida no Brasil e no exterior, o Museu da Pessoa tem uma visão de futuro. “Que as pessoas, cada vez mais, se apropriem da proposta do Museu da Pessoa e criem suas próprias comunidades de memória”, comenta Karen Worcman. Entrevista gravada em 13 de outubro de 2016.

  • Podcast 407 – Fernando Parrillo – O diagnóstico do modelo de saúde da Prevent Senior
    Podcast 407 – Fernando Parrillo – O diagnóstico do modelo de saúde da Prevent Senior
    Duration: 21min | 21/10/2016

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Fernando Parrillo, CEO da Prevent Senior. Fundada há quase duas décadas, a Prevent Senior se estabeleceu como um modelo inovador no segmento de saúde. No período em que uma parcela significativa das companhias brasileiras tem tido dificuldades para manter o desempenho dentro das previsões, o lucro da operadora em 2015 apresentou alta de 76% em relação ao ano de 2014. Na entrevista, Parrillo fala sobre a estratégia da Prevent Senior, que, já faz algum tempo, se especializou em clientes a partir dos 49 anos. “É um público que realmente precisa de serviços de saúde, e nós sempre tivemos a vocação para esse atendimento”, comenta Parrilo. De acordo com o executivo, a sociedade brasileira, aos poucos, tem se conscientizado da necessidade de se adequar a essa nova conjuntura de envelhecimento da população. “Não é só o investimento em saúde, mas, também, em outras áreas porque essa parcela da população também faz parte da sociedade”.

  • Podcast 406 – André Inserra – Sobre a performance antifrágil da Atlas Schindler
    Podcast 406 – André Inserra – Sobre a performance antifrágil da Atlas Schindler
    Duration: 19min | 14/10/2016

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com André Inserra, CEO da Atlas Schindler nas Américas. Na entrevista, o executivo fala a respeito da trajetória recente da empresa, destacando período que vai de 2013 a 2016. Ao longo desse tempo, a empresa viu a economia brasileira entrar em recessão, contrastando a bonança vivida pelo mercado imobiliário anos antes. Inserra observa que, a despeito dessa fase de desafios, a performance da empresa se manteve em alta, em especial porque a companhia estabeleceu uma estratégia fundamentada em três linhas de negócio: venda de novos produtos, manutenção e modernização de equipamentos. Para André Inserra, os próximos passos da Atlas Schindler estão em linha com a retomada do clima de confiança no país. “Nós decidimos investir porque nosso compromisso com o Brasil é muito mais de longo prazo”, ressalta o CEO. Entrevista gravada em 13 de outubro de 2016.

  • Podcast 405 – Ana Paula Vescovi – O ajuste fiscal e o debate sobre as finanças estaduais
    Podcast 405 – Ana Paula Vescovi – O ajuste fiscal e o debate sobre as finanças estaduais
    Duration: 21min | 07/10/2016

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Ana Paula Vescovi, Secretária do Tesouro Nacional. Um dos pontos mais decisivos na discussão do ajuste fiscal envolve a questão da dívida dos Estados. Na entrevista, Ana Paula fala não somente a respeito da origem da crise estrutural que os Estados atravessam, mas, também, da estratégia que o Governo Federal e a Secretaria do Tesouro Nacional têm estabelecido para tentar de debelar esse momento de turbulência. Na avaliação da entrevistada, a crise da dívida dos Estados vem se acumulando ao longo dos últimos anos em função dos desequilíbrios previdenciários. “Entre 2009 e 2014, houve, sim, um processo de reajustes salariais muito acentuado nos governos estaduais”. Para reagir a essa situação, Ana Paula Vescovi defende medidas transparentes em relação às contas públicas com o objetivo de retomar uma agenda de crescimento econômico sustentado. “Não adianta criar uma contabilidade criativa; nós precisamos enfrentar os problemas que, sabemos bem, são estruturais n

  • Podcast 404 – Carlos Gustavo Teixeira – As eleições norte-americanas e a ascensão de Donald Trump
    Podcast 404 – Carlos Gustavo Teixeira – As eleições norte-americanas e a ascensão de Donald Trump
    Duration: 20min | 30/09/2016

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Carlos Gustavo Teixeira, pesquisador e professor de Relações Internacionais na PUC e na FAAP. Na entrevista, Carlos Teixeira fala a respeito das eleições norte-americanas, destacando o protagonismo que Donald Trump tem alcançado ao longo da campanha para a Casa Branca. A surpresa, ressalta o entrevistado, se deve ao fato de que o processo eleitoral dos Estados Unidos foi pensado pelos “Pais Fundadores” para evitar que candidatos como Donald Trump chegassem ao poder. Ao buscar as razões que explicam a ascensão de Trump, Teixeira aponta para um sentimento antiglobalização, numa escalada retórica que pode ser comparada à decisão que marcou a saída do Reino Unido da União Europeia. “A teoria política clássica nos diz que, se você quer ganhar uma eleição majoritária, é preciso caminhar para o centro. Só que agora as pessoas estão se afastando do centro e indo para os extremos”. Carlos Gustavo Teixeira é autor do livro “Brazil, the United States and the South Ameri

  • Podcast 403 – Cristiano Felicíssimo – Sobre a Seal Telecom e a estratégia da inovação
    Podcast 403 – Cristiano Felicíssimo – Sobre a Seal Telecom e a estratégia da inovação
    Duration: 28min | 23/09/2016

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Cristiano Felicíssimo, diretor da Seal Telecom, empresa que oferece soluções de segurança, áudio e vídeo e comunicação unificada. Na entrevista, Cristiano fala a respeito da estratégia da Seal Telecom, justificando a atuação junto a empresas tão distintas: “Num momento de restrição econômica, sempre há um setor que cresce mais enquanto outro cresce menos, e a Seal Telecom consegue se encaixar em todos esses segmentos”. Ao comentar as características do mercado, o entrevistado destaca que, apesar dos avanços, as empresas ainda são reticentes em realizar investimentos de ponta. “O mercado brasileiro tem grande dificuldade de encontrar boas tecnologias que geram ótimos projetos porque os clientes olham primeiro para o bolso”.

  • Podcast 402 - Nelson Kunze - A revista Concerto e o desafio da formação de público de música erudita
    Podcast 402 - Nelson Kunze - A revista Concerto e o desafio da formação de público de música erudita
    Duration: 25min | 16/09/2016

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Nelson Kunze, editor da revista Concerto, o principal guia de música erudita do país. Na entrevista, Nelson fala a respeito dos desafios para manter uma revista especializada em música de concerto, ressaltando a importância de uma publicação voltada para esse tema, que, na grande imprensa, tem perdido espaço nos últimos tempos. “De um modo geral, outras vertentes artísticas também se ressentem disso”, reconhece. O editor parece otimista, no entanto, em relação ao trabalho de formação de público que vem sendo desempenhado pela revista Concerto: “Sem dúvida, a grande missão da revista Concerto é formar público, trazendo novas pessoas para o universo da música clássica”.

  • Podcast 401 - Daniel Falcão - Uma análise sobre a decisão do impeachment de Dilma Rousseff
    Podcast 401 - Daniel Falcão - Uma análise sobre a decisão do impeachment de Dilma Rousseff
    Duration: 21min | 09/09/2016

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Daniel Falcão, doutor em direito pela Universidade de São Paulo. Na entrevista, Daniel analisa, de modo bastante detalhado, os argumentos utilizados para o fatiamento do voto do impeachment de Dilma Rousseff à luz da Constituição Federal. “A Constituição é muito clara: há duas penas, porém as penas são conjuntas. Ou seja, perda do mandato com inabilitação para o exercício de função pública por oito anos”. O entrevistado fala, também, a respeito do ativismo judicial no Brasil, com destaque para a atuação do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral: “Que, às vezes, o STF e o TSE ultrapassam as suas competências eu não tenho a menor dúvida e acho que eles também não têm a menor dúvida disso”. Daniel Falcão é professor na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e do Instituto Brasiliense de Direito Público. Entrevista gravada em 8 de setembro de 2016.

  • Podcast 400 – José Augusto Guilhon – Os novos rumos da política externa brasileira
    Podcast 400 – José Augusto Guilhon – Os novos rumos da política externa brasileira
    Duration: 22min | 02/09/2016

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com José Augusto Guilhon, professor-titular de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo. Na entrevista, Guilhon comenta os novos movimentos da política externa brasileira, que, desde o mês de maio de 2016, está sob o comando do ministro José Serra. De acordo com o entrevistado, ainda é prematuro falar de nova estratégia do Ministério das Relações Exteriores, mas já está claro que existe uma mudança de direção da agenda brasileira em relação ao cenário internacional. Ao analisar o legado da administração do PT nos últimos 13 anos, José Augusto Guilhon destaca que a expectativa de que o Brasil poderia exercer algum tipo de liderança no âmbito global nesse período não se confirmou. Entrevista gravada em 25 de agosto de 2016.

  • Podcast 399 – Ricardo Sennes – As consequências do Brexit para a política internacional
    Podcast 399 – Ricardo Sennes – As consequências do Brexit para a política internacional
    Duration: 22min | 26/08/2016

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com o cientista político Ricardo Sennes, coordenador do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional da USP. Na entrevista, Sennes fala a respeito das consequências da decisão do Brexit para a política internacional. De acordo com o entrevistado, os fatores que motivaram a saída do Reino Unido da União Europeia estão relacionados ao modelo econômico e ao sistema político, elementos que podem abrir uma janela de oportunidade daqui para frente: “A rapidez do processo de tomada de decisão no Reino Unido é um fator que os atores econômicos do mundo deveriam levar em consideração. Além disso, é um país que é bastante aberto a negócios e acordos internacionais”. Ao mesmo tempo, Ricardo Sennes observa que o centro de gravidade da União Europeia tende a mudar. “O eixo da União Europeia se torna menos agressivo em termos de abertura comercial”. Entrevista gravada em 25 de agosto de 2016.

  • Podcast 398 – Ivaldo Bertazzo – Da coreografia para a reeducação do movimento
    Podcast 398 – Ivaldo Bertazzo – Da coreografia para a reeducação do movimento
    Duration: 21min | 19/08/2016

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com o coreógrafo Ivaldo Bertazzo. Na entrevista, Bertazzo fala a respeito do seu início como bailarino e, depois, como coreógrafo, quando decidiu ser professor. “Eu me sentia mais realizado como coreógrafo do que quando estava no palco”, conta o entrevistado. Ele destaca, ainda, a relação existente entre a reeducação do movimento e a expressão artística, um dos aspectos que desenvolveu no programa Dança Comunidade. Além de já ter se envolvido diretamente com trabalho social com jovens da periferia, Ivaldo Bertazzo também é responsável por ter criado mais de 30 espetáculos de dança. Entrevista gravada em 12 de agosto de 2016.

  • Podcast 396 – Jorge da Cunha Lima – O poeta e a política
    Podcast 396 – Jorge da Cunha Lima – O poeta e a política
    Duration: 20min | 12/08/2016

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com o escritor Jorge da Cunha Lima. Na entrevista, Cunha Lima fala não somente a respeito de sua formação como escritor – destacando, assim, suas principais influências literárias: “De tudo o que ficou para mim: Drummond, Jorge de Lima, Murilo Mendes, João Cabral e Fernando Pessoa” –, como também abre espaço para recuperar os principais momentos de sua vivência como homem público, ressaltando o movimento das “Diretas Já” e a geração política da qual André Franco Montoro foi o principal expoente. “A maior figura política que eu conheci, e que era absolutamente fiel ao espírito democrático, foi o governador André Franco Montoro”. Jorge da Cunha Lima foi presidente da TV Cultura e é autor dos livros “O Jovem K” e “Véspera de Aquarius” Entrevista gravada em 22 de julho de 2016.

  • Podcast 396 - Roberto Guerra - A hora e a vez da Inteligência de Negócios
    Podcast 396 - Roberto Guerra - A hora e a vez da Inteligência de Negócios
    Duration: 16min | 04/08/2016

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Roberto Guerra, diretor geral da Inteligência de Negócios, empresa que atua no Brasil desde 2004 e que possui filiais em Porto Alegre, Recife, Salvador e Brasília. Na entrevista, Guerra fala do mercado atendido pela companhia, assim como dos projetos relacionados a business intelligence e recuperação de dados desenvolvidos pela empresa. No ano passado, mesmo com um cenário econômico instável, a Inteligência de Negócios alcançou um faturamento de 39 milhões de reais. E, para 2016, a estratégia da empresa promete ser mais agressiva. "Nós estamos num ano de instabilidade e não podemos errar. Temos, portanto, de ter informações para tomar a decisão mais correta".

  • Podcast 395 – Aloísio Araújo – “Nós precisamos de pesquisadores que pensem os problemas brasileiros”
    Podcast 395 – Aloísio Araújo – “Nós precisamos de pesquisadores que pensem os problemas brasileiros”
    Duration: 22min | 29/07/2016

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com o economista Aloísio Araújo, professor da Fundação Getúlio Vargas. Na entrevista, Araújo resgata o início de sua trajetória como pesquisador, numa época em que os estudos de economia ainda eram escassos no país. Para o entrevistado, a pesquisa acadêmica pode oferecer contribuições que são pertinentes nos períodos de impasse, como foi o caso da crise econômica de 2008. Nesse sentido, Araújo afirma que, embora a formação de economistas no país tenha melhorado, é preciso que os pesquisadores pensem os problemas brasileiros utilizando os instrumentais internacionais. Aloísio Araújo comentou, ainda, a importância do investimento na aprendizagem infantil: “agora com a crise que estamos vivendo nós não podemos recuar com os investimentos em educação. Se nós tivermos problemas de instabilidade macroeconômica, é possível corrigir; agora, se não tiver educação, não há como recuperar um adulto de 20 anos”.

  • Podcast 394 – Roberto Muylaert – Sobre a transição da mídia tradicional para o ambiente digital
    Podcast 394 – Roberto Muylaert – Sobre a transição da mídia tradicional para o ambiente digital
    Duration: 23min | 22/07/2016

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com o jornalista e escritor Roberto Muylaert. Na entrevista, Muylaert fala sobre como os tradicionais grupos de mídia no Brasil têm enfrentado o desafio da transição para o ambiente digital. Num momento em que a circulação de jornais e revistas impressos têm caído aceleradamente, a migração para a internet parece ser um caminho sem volta. O entrevistado salienta, no entanto, que boa parte do conteúdo noticioso que hoje é “canibalizado” na internet ainda é produzido pelos veículos tradicionais. Presidente da Fundação Padre Anchieta (que dirige a TV Cultura) entre 1986 e 1995, Roberto Muylaert apontou qual é a fórmula para que a TV pública funcione. “Conseguir não ter influência política, o que é bastante difícil, e ter uma vontade muito grande de servir ao telespectador”. Roberto Muylaert foi presidente da Aner (Associação Nacional de Editores de Revista). Entrevista gravada em 19 de julho de 2016.

  • Podcast 393 – Zoara Failla – Um retrato da leitura no Brasil
    Podcast 393 – Zoara Failla – Um retrato da leitura no Brasil
    Duration: 24min | 15/07/2016

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Zoara Failla, coordenadora do Instituto Pró-Livro. Ao longo dos últimos anos, a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil tem apresentado um diagnóstico que serve de referência para pesquisadores, estudantes e também para o mercado editorial sobre a relação entre a população brasileira e a experiência da leitura. A fotografia mais recente, divulgada em maio de 2016, mostra que o ato de ler é visto muito mais como uma obrigação antes de ser uma atividade de lazer. De acordo com Zoara Failla, é possível destacar outros pontos a partir da pesquisa: “Houve uma pequena melhora no indicador, mas, ao mesmo tempo, nós precisamos verificar o que as pessoas estão lendo e o que compõe esse percentual a mais”. Na avaliação da coordenadora do Instituto Pró-Livro, para além da atuação da escola, as famílias têm um papel igualmente decisivo no tocante à formação de novos leitores. “O despertar do interesse da leitura dentro de casa é fundamental”.

  • Podcast 392 – Rodrigo Bressan – A neurociência e os desafios da aprendizagem
    Podcast 392 – Rodrigo Bressan – A neurociência e os desafios da aprendizagem
    Duration: 20min | 08/07/2016

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Rodrigo Bressan, professor da Unifesp e co-autor do livro "Desafios da Aprendizagem", lançado neste ano pela editora Papirus. Na entrevista, Bressan fala da proposta do livro e destaca a relevância do tema abordado tanto para os pais e alunos como também para os professores, que, a partir de agora, precisam estabelecer modelos de ensino que estejam de acordo com as descobertas mais recentes da neurociência. Além disso, o entrevistado comenta o impacto das novas tecnologias junto à educação. "Nós precisamos desenvolver essa nova linguagem para que possamos conversar com nossos filhos e valorizar o diferencial que eles apresentam". Rodrigo Bressan é PhD pelo King's College de Londres, psiquiatra e neurocientista. Entrevista gravada em 24 de junho de 2016.

  • Podcast 391 – Marin Alsop – “A música tem o poder de mudar vidas”
    Podcast 391 – Marin Alsop – “A música tem o poder de mudar vidas”
    Duration: 19min | 01/07/2016

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Marin Alsop, regente e diretora musical da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). Na entrevista, Marin fala de sua trajetória como musicista e ouvinte de música clássica desde a sua primeira infância. “Os meus pais foram músicos profissionais, então, por causa deles, eu comecei primeiro com piano e depois com violino e já aos sete anos eu tocava em uma orquestra”. A entrevistada comenta, ainda, os desafios que têm à frente da Osesp, além de comparar essa experiência com a de liderar a Orquestra Sinfônica de Baltimore, para a qual também exerce a função de diretora musical desde 2007. De acordo com Marin Alsop, “a música pode ensinar as habilidades que precisamos neste século XXI: a ideia de ouvir, de respeitar uns aos outros e de trabalhar com intensidade”. (Podcast em inglês). Entrevista gravada em 24 de junho de 2016.

  • Podcast 390 – Hilton Mendes – A estratégia da Lenovo e o mercado de tecnologia
    Podcast 390 – Hilton Mendes – A estratégia da Lenovo e o mercado de tecnologia
    Duration: 22min | 24/06/2016

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Hilton Mendes, diretor executivo da Lenovo, empresa líder no fornecimento de tecnologia nos segmentos comercial, corporativo e de consumo. Na entrevista, Mendes destaca as características do portfólio de produtos da empresa, que contempla tanto computadores pessoais como também proporciona soluções de armazenamento de dados. O executivo comenta, ainda, os aspectos relacionados ao mercado brasileiro, indicando qual a estratégia que a Lenovo tem adotado para tentar manter o preço dos produtos num patamar competitivo para o contexto nacional. Nesse sentido, Hilton Mendes ressalta: “No fim do ano passado, duas grandes mudanças no mercado impactaram o preço final dos produtos: o fim da MP do Bem e a escalada do dólar”. Entrevista gravada em 15 de junho de 2016.

  • Podcast 389 – Ricardo Ohtake – O Instituto Tomie Ohtake e a arte contemporânea
    Podcast 389 – Ricardo Ohtake – O Instituto Tomie Ohtake e a arte contemporânea
    Duration: 26min | 17/06/2016

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com o arquiteto Ricardo Ohtake, diretor do Instituto Tomie Ohtake. Na entrevista, Ricardo Ohtake fala da origem do espaço cultural, que há 15 anos se estabeleceu como centro cultural e espaço de exposições para a arte contemporânea. Nesse sentido, o arquiteto destaca não só do compromisso do instituto com as manifestações culturais da atualidade (“é preciso mirar para frente”, diz Ohtake), como também assinala a importância de se fazer compreender pelo público que frequenta as mostras tanto de artistas já consagrados quanto de nomes ainda não tão reconhecidos fora do contexto das artes visuais. Ricardo Ohtake dirige o Instituto Tomie Ohtake desde 2001 e foi Secretário de Estado da Cultura de São Paulo; também dirigiu o Centro Cultural São Paulo e o Museu da Imagem e do Som. Entrevista gravada em 10 de junho de 2016.

  • Podcast 388 – Otto Nogami – Sobre o PIB e o resgate da autoestima dos agentes econômicos
    Podcast 388 – Otto Nogami – Sobre o PIB e o resgate da autoestima dos agentes econômicos
    Duration: 21min | 10/06/2016

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com o economista Otto Nogami, professor do Insper. O entrevistado fala a respeito dos números do Produto Interno Bruto que foram recém-divulgados pelo IBGE. Nogami explica por qual motivo a queda de 0,3% no primeiro semestre foi recebida como uma surpresa positiva pelo mercado “Na verdade, a expectativa era de um quadro recessivo muito mais grave”. O economista comenta, no entanto, que as ações do governo na esfera econômica, mesmo que funcionem, demorarão certo tempo para surtir efeito na economia real. Ainda no que diz respeito às ações da administração Michel Temer, Otto Nogami entende que é necessário resgatar a autoestima dos agentes econômicos, que, por sua vez, podem se preparar para a retomada do crescimento. Entrevista gravada em 2 de junho de 2016.

  • Podcast 387 – Fernando Schüler – Por uma nova política cultural
    Podcast 387 – Fernando Schüler – Por uma nova política cultural
    Duration: 25min | 03/06/2016

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com o cientista político Fernando Schüler, que é professor do Insper e curador do Fronteiras do Pensamento. Na entrevista, Schüler discute a importância do Ministério da Cultura para o desenvolvimento do setor no país. Nas últimas semanas, a pasta chegou a ser extinta, mas logo em seguida, depois de algum desgaste político, o presidente Michel Temer decidiu recriar o ministério. O entrevistado afirma que o papel simbólico do Ministério da Cultura não pode ser desconsiderado. “Boa parte do que vale na alta gestão cultural tem a ver com um certo simbolismo, seja para buscar recursos no plano internacional, seja para negociar com fundações internacionais, que também contam com recursos para investir no Brasil, para além do fato de poder negociar com o Congresso e com a sociedade.” Schüler assinala, ainda, que a política cultural brasileira pode ser aprimorada, a partir da atuação do Minc, buscando, por exemplo, a descentralização da gestão no país. “O governo pode i

  • Podcast 386 – Laura Castagnini – A experiência do Hilton Barra e a cultura da hospitalidade
    Podcast 386 – Laura Castagnini – A experiência do Hilton Barra e a cultura da hospitalidade
    Duration: 27min | 27/05/2016

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Laura Castagnini, diretora-geral do Hilton Barra. Localizado na Barra da Tijuca, o Hilton Barra é o primeiro empreendimento da bandeira Hilton Hotels & Resorts no Rio de Janeiro. Na entrevista, Laura Castagnini fala dos desafios e das oportunidades que o hotel tem à frente. Nesse sentido, ao mesmo tempo em que busca se estabelecer em um contexto competitivo como o do Rio de Janeiro, onde a rede de hotéis já é bastante significativa, o Hilton Barra tem como objetivo sedimentar um nova tradição no tocante à oferta de serviços, consolidando, assim, uma nova cultura da hospitalidade no Rio de Janeiro. A diretora-geral do Hilton Barra, aliás, espera que o legado das Olimpíadas 2016 seja muito positivo, especialmente porque existe a chance do Rio de Janeiro se reposicionar “com bons produtos hoteleiros, com uma melhor estrutura de turismo e com melhor serviço”. Entrevista gravada em 25 de maio de 2016.

  • Podcast 385 – André Portela – Sobre as reformas necessárias para a retomada do crescimento
    Podcast 385 – André Portela – Sobre as reformas necessárias para a retomada do crescimento
    Duration: 23min | 20/05/2016

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com André Portela, professor da Escola da Economia da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo. Na entrevista, Portela fala sobre os desafios que a administração Michel Temer tem pela frente para buscar a retomada do crescimento econômico. Ao comentar a relevância da reforma da previdência, por exemplo, o economista afirma: “Existem medidas no curto prazo para reduzir gastos imediatamente. No entanto, o mais importante são as reformas estruturais, pois estas permitem a solvência do sistema ao longo do tempo”. Acerca dos programas sociais, André Portela entende que é possível aprimorar a sua organização: “Se nós redesenharmos esses programas, teremos a oportunidade de mantê-los mesmo nesse período de ajuste”. André Portela é PhD em Economia pela Universidade de Cornell e atua majoritariamente com os temas mercado de trabalho, previdência social e avaliação de políticas públicas. Entrevista gravada em 17 de maio de 2016.

  • Podcast 384 – Satoshi Fukuura – A estratégia da Siscom para o mercado de recuperação de crédito
    Podcast 384 – Satoshi Fukuura – A estratégia da Siscom para o mercado de recuperação de crédito
    Duration: 20min | 13/05/2016

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Satoshi Fukuura, CEO da Siscom, um dos principais players de recuperação de crédito no Brasil. Na entrevista, o executivo fala a respeito da história da empresa, que, por sua vez, se confunde com o avanço do mercado de crédito no país. “Há 20 anos, a recuperação de crédito tinha uma característica muito jurídica. Era preciso ingressar com uma ação no judiciário para reaver esse crédito”, explica Fukuura. Agora, o cenário mudou, exigindo adequação tanto em relação aos canais de atendimento disponíveis, como também na dinâmica de relacionamento com os tomadores de crédito. Além disso, em um contexto econômico de crise, Satoshi Fukuura afirma que a educação financeira passa a ter um papel decisivo: “Todas as pessoas envolvidas desde a concessão ou mesmo nós que trabalhamos nessa fase de recuperação de crédito precisamos trabalhar com educação financeira”. Entrevista gravada em 9 de maio de 2016.

  • Podcast 383 – Ricardo Henriques – “Os estudantes querem boas aulas para isso, é preciso boa gestão”
    Podcast 383 – Ricardo Henriques – “Os estudantes querem boas aulas; para isso, é preciso boa gestão”
    Duration: 22min | 06/05/2016

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Ricardo Henriques, superintendente do Instituto Unibanco. Na entrevista, o executivo fala sobre um dos problemas mais perversos da educação brasileira: o gargalo do ensino médio. De acordo com levantamento conduzido pelo instituto, a partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios, no Brasil, ainda existem mais de um milhão de jovens na faixa etária dos 15 aos 17 anos que não concluíram o ensino médio e estão fora da escola. Ricardo Henriques observa que esse impasse está relacionado ao currículo, muito amplo e pouco atraente aos jovens. A propósito, ao comentar a expectativa dos estudantes em relação ao ensino, Ricardo Henriques é categórico: “Há uma certa alegoria de que na juventude os alunos não querem estudar; no entanto, todas as pesquisas que já conduzimos mostram que o aluno quer, sim, ter boas aulas”. Para enfrentar o desafio da evasão, o superintendente do Instituto Unibanco afirma que a boa gestão, sobretudo no setor público, po

  • Podcast 382 – Carlos Pereira – As relações entre executivo e legislativo e a nova coalizão nacional
    Podcast 382 – Carlos Pereira – As relações entre executivo e legislativo e a nova coalizão nacional
    Duration: 23min | 29/04/2016

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Carlos Pereira, cientista político e professor da Escola de Administração Pública e Empresas da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro. Na entrevista, Pereira projeta a relação entre Legislativo e Executivo pós-votação do impeachment. Em um cenário partidário tão fragmentado, haverá espaço para uma coalizão? O entrevistado observa que um ambiente favorável à governabilidade só será estabelecido na medida em que houver o entendimento de que é urgente uma agenda mais ampla, algo próximo a um governo de salvação nacional. De acordo com o cientista político, em uma eventual administração Michel Temer, a discussão a respeito do combate à corrupção seguirá relevante. “Eu consigo identificar uma crença dominante na sociedade brasileira de intolerância à corrupção”. Entrevista gravada em 20 de abril de 2016.

  • Podcast Especial 04-2016 – Diego Escosteguy – Understanding Brazil’s political crisis
    Podcast Especial 04-2016 – Diego Escosteguy – Understanding Brazil’s political crisis
    Duration: 33min | 22/04/2016

    In this special podcast, our guest is Diego Escosteguy, a Brazilian journalist based in São Paulo and Época’s magazine editor-in-chief. Escosteguy talks about Brazil’s political crisis and how the media coverage in the United States and in Europe are actually amplifying a narrative spin of the impeachment process. He explains the importance of the Fiscal Responsibility Law, established in 2000, to understand the fiscal crimes and the charges against President Dilma Rousseff. “This is not a manufactured crisis, this is not a manufactured impeachment, it’s a very long, a very hard, and a very tumultuous consequence of two years of investigations”, says the journalist.

  • Podcast 381 – Manoel Ferreira – Uma análise sobre o processo de impeachment
    Podcast 381 – Manoel Ferreira – Uma análise sobre o processo de impeachment
    Duration: 19min | 22/04/2016

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Manoel Gonçalves Ferreira Filho, jurista e professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Na entrevista, Ferreira analisa o processo de impeachment que ora está em curso, explicando, assim, por que o processo em questão não pode ser caracterizado como golpe. “O impeachment não pode ser qualificado como golpe porque se trata de uma medida que está prevista na Constituição”. De acordo com o entrevistado, os fatos que estão narrados na denúncia comprovam a ocorrência de crimes de responsabilidade. O professor entende ainda que, do ponto de vista ético, a Advocacia Geral da União não deveria defender a presidente da República. “Como diz o termo, a Advocacia deveria defender a União, e não defender os interesses de quem está eventualmente na presidência da República”. Para Manoel Ferreira, trata-se de uma distinção importante, mas que não tem sido levada em conta. Entrevista gravada em 19 de abril de 2016.

  • Podcast 380 – Isay Weinfeld – O arquiteto que não gosta de se repetir
    Podcast 380 – Isay Weinfeld – O arquiteto que não gosta de se repetir
    Duration: 18min | 15/04/2016

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Isay Weinfeld, um dos principais nomes da arquitetura brasileira contemporânea, e com trabalhos que se destacam no Brasil (como a loja da livraria da Vila, no bairro dos Jardins, em São Paulo) e no exterior (como o Square Nine Hotel, em Belgrado). Na entrevista, Isay retoma sua trajetória, salientando que o interesse pelas artes plásticas e pelo cinema foi preponderante para que ele chegasse à arquitetura. “Eu senti que a arte era o meu caminho", conta. Embora seu trabalho seja apontado como multidisciplinar pela crítica especializada, o entrevistado entende que sua atuação é unidisciplinar: “Está tudo muito relacionado e, na realidade, eu faço uma coisa só, que ora pode sair como um filme, ora pode sair como um texto, ora como uma obra de arquitetura”. Ao falar especificamente sobre seu processo criativo, o arquiteto revela que não gosta de se repetir: “Eu sou muito curioso e gosto de aprender. Em qualquer profissão, é muito importante o fato de não querer s

  • Podcast 379 – Paolo Zanotto – Os desafios no combate ao zika vírus
    Podcast 379 – Paolo Zanotto – Os desafios no combate ao zika vírus
    Duration: 19min | 08/04/2016

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Paolo Zanotto, virologista e professor do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. Na entrevista, Zanotto comenta o impacto e a gravidade do zika vírus, que, desde o fim de 2015, tem provocado grande preocupação a partir do surto de microcefalia no Nordeste do país. De acordo com o pesquisador, atualmente, já é possível compreender mais a respeito do ciclo do zika vírus. O entrevistado observa, também, que será necessário compreender que a microcefalia trouxe uma nova dinâmica para a sociedade brasileira. “Existe toda uma questão de reorganização social para acolher essas pessoas; há um custo social a ser enfrentado a depender da escala do problema no futuro”, afirma o professor. Paolo Zanotto alerta, ainda, para o papel que deve ser desempenhado pelos administradores públicos nesse momento tão delicado. “Os recursos públicos têm uma finalidade maior, que é servir ao povo brasileiro, e não servir a políti

  • Podcast 378 – Maurício Vargas – O Reclame Aqui e o negócio da reputação das empresas
    Podcast 378 – Maurício Vargas – O Reclame Aqui e o negócio da reputação das empresas
    Duration: 20min | 01/04/2016

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Maurício Vargas, fundador e presidente do site Reclame Aqui. No ar há 15 anos, o Reclame Aqui tem se consolidado como um dos principais mediadores entre consumidores e empresas de todo o país. E a história do Reclame Aqui tem a ver com a própria experiência de Maurício Vargas, que, não tendo sido atendido adequadamente por uma companhia aérea, teve a ideia de lançar essa iniciativa. Atualmente, o site é acessado não apenas por clientes interessados em tornar pública sua insatisfação. “As pessoas entram no Reclame Aqui para pesquisar a reputação da empresa ou do serviço”, explica Maurício Vargas.

  • Podcast 377 – Belmiro Gomes – Sobre o crescimento e a expansão da rede de atacado Assaí
    Podcast 377 – Belmiro Gomes – Sobre o crescimento e a expansão da rede de atacado Assaí
    Duration: 16min | 24/03/2016

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Belmiro Gomes, presidente da rede de atacado Assaí. Na entrevista, Belmiro fala a respeito do alto desempenho do Assaí. Se, no passado, o negócio não era percebido como robusto quando comparado aos hiper e supermercados, atualmente, a rede de atacado tem sido considerada uma das joias da coroa do Grupo Pão de Açúcar em virtude dos resultados que vem alcançando nos últimos anos. “O crescimento do Assaí decorre de uma série de fatores, como a expansão orgânica, a ampliação de presença e de investimentos que o Grupo Pão de Açúcar vem fazendo na bandeira e da movimentação do consumidor final, que vê no modelo de negócios de atacado uma oportunidade de fazer compras e economizar”, explica Belmiro Gomes. Para 2016, o executivo afirma que o desafio é a manutenção da taxa de crescimento e do ritmo de expansão. Entrevista gravada 18 de março de 2016.

  • Podcast 376 – Priscila Cruz – A educação como estratégia de desenvolvimento para o Brasil
    Podcast 376 – Priscila Cruz – A educação como estratégia de desenvolvimento para o Brasil
    Duration: 24min | 18/03/2016

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos Pela Educação. Na entrevista, Priscila fala sobre a Base Nacional Comum, a iniciativa que visa estabelecer um currículo único para os estudantes brasileiros. De acordo com a entrevistada, essa proposta, que conta com a participação da sociedade para aperfeiçoar seu conteúdo, é uma das medidas que podem efetivamente aprimorar a qualidade do ensino no país. Priscila Cruz comenta, ainda, a respeito do papel do professor nesse processo de melhoria: “Não existe nenhum sistema educacional que vai ter qualidade superior à qualidade dos seus professores”. A respeito do impacto do tema educação na agenda pública do país, Priscila defende uma mudança de mentalidade: “nós precisamos criar um ciclo virtuoso em que a educação é a estratégia central de desenvolvimento deste país”. Entrevista gravada em 17 de março de 2016.

  • Podcast 375 – Kim Kataguiri – Os protestos e a crise política
    Podcast 375 – Kim Kataguiri – Os protestos e a crise política
    Duration: 17min | 11/03/2016

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Kim Kataguiri, coordenador do Movimento Brasil Livre. Na entrevista, Kataguiri falou a respeito das manifestações do dia 13 de março, mais um capítulo dos protestos contra o governo federal. O entrevistado salientou a importância das outras ações promovidas pelo MBL, destacando a marcha para Brasília, em meados do ano passado. “Foi um momento fundador do Movimento Brasil Livre e deu a prerrogativa moral para que a gente pressionasse a oposição a defender o pedido de impeachment”, diz Kataguiri. Sobre os protestos de domingo, o coordenador do MBL acredita que a população brasileira tem consciência de que não há mudança possível sem o impeachment. Entrevista gravada 10 de março de 2016.

  • Podcast 374 – Pedro Ferreira e Renato Fragelli – A destruição não-criativa da produção brasileira
    Podcast 374 – Pedro Ferreira e Renato Fragelli – A destruição não-criativa da produção brasileira
    Duration: 29min | 04/03/2016

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com os economistas Pedro Ferreira e Renato Fragelli, professores de Pós-Graduação em economia da Fundação Getúlio Vargas. Na entrevista, Ferreira e Fragelli falam a respeito do atual estado de coisas da economia brasileira, um cenário que talvez possa ser melhor descrito pela ideia de “destruição não-criativa”, uma das consequências da nova matriz econômica implementada pelo governo. Para os entrevistados, o processo de destruição não-criativa consiste na eliminação do capital humano e da capacidade instalada sem colocar nada no lugar. Os economistas citam o exemplo da indústria naval: “Houve investimento com subsídios e suporte do governo em estaleiros espalhados pelo Brasil; houve treinamento em mão de obra, mas, com a crise atual, é muito pouco provável que esse investimento consiga sobreviver sem o suporte público”. Sobre o futuro, Pedro Ferreira e Renato Fragelli não se mostram otimistas quanto à retomada do crescimento no curto prazo: “Eu não acredito que

  • Podcast 373 – Nina Lualdi – O “quebra-cabeças” da inovação da Cisco
    Podcast 373 – Nina Lualdi – O “quebra-cabeças” da inovação da Cisco
    Duration: 27min | 26/02/2016

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Nina Lualdi, diretora sênior de Iniciativas Transformacionais e Inovação da Cisco na América Latina. Na entrevista, Nina falou a respeito do conceito do Centro de Inovação da Cisco localizado no Rio de Janeiro. Como explica a entrevistada, a estratégia da empresa enfatiza a colaboração, além de promover novos negócios e de fortalecer o empreendedorismo. Entre as iniciativas mencionadas por Nina Lualdi, vale a pena destacar a parceria que a Cisco tem desenvolvido junto às universidades no Brasil. “Existe muita pesquisa sendo feita; a dificuldade é que pouca dessa pesquisa é aplicável no mundo dos negócios”. Entrevista gravada em 2 de fevereiro de 2016.

  • Podcast 372 – Ivan Silva – A internet das coisas e o aumento da produtividade
    Podcast 372 – Ivan Silva – A internet das coisas e o aumento da produtividade
    Duration: 18min | 19/02/2016

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com Ivan Silva, diretor da Software AG, empresa alemã com 40 anos de atuação no mercado de inovação e presente em 70 países. Na entrevista, Ivan Silva fala sobre o importante papel que a Internet das Coisas pode desempenhar no aumento da produtividade e na economia de recursos da indústria. De acordo com o entrevistado, embora seja frequentemente tratado como um tema para o futuro, trata-se de uma discussão contemporânea, haja vista o que tem acontecido no segmento da indústria na América do Norte e na Europa. A discussão em torno da internet das coisas foi tema central da edição de 2016 do Fórum Econômico Mundial. De acordo com os analistas ouvidos pelo evento, existe a preocupação do Brasil ficar defasado nesta que tem sido chamada de “Quarta Revolução Industrial”. Para Ivan Silva, da Software AG, o Brasil pode aproveitar dessa transformação para aprimorar o desempenho da sua logística.

  • Podcast 371 – Ari Schapiro – Novas promessas para 2016
    Podcast 371 – Ari Schapiro – Novas promessas para 2016
    Duration: 19min | 12/02/2016

    No Podcast Rio Bravo desta semana, conversamos com o rabino Ari Schapiro. Num país onde o calendário extraoficial marca o início do ano para depois do fim do carnaval, nosso entrevistado coloca em perspectiva os limites das nossas ambições e nossas vaidades para 2016. Nesse sentido, o rabino Ari Schapiro fala como este ano pode ser um recomeço, tomando como base outros valores e princípios para além das expectativas materiais. “É preciso buscar também objetivos mais importantes na vida. Não vai acontecer sozinho. Mas quem realmente se importa consegue”. Entrevista gravada em 2 de fevereiro de 2016.

page 1 from 2

Informações: